15/4/2013 - Indaiatuba - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba
Iniciado em janeiro de 2013, o Programa de Educação Ambiental “Rio Jundiaí Limpo”, até sexta-feira (12), já realizou 25 palestras para cerca de 430 professores, em 10 Emebs (Escola Municipal de Educação Básica) da Rede Municipal de Educação.
O Programa é uma parceria entre o Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgotos) e a Secretaria Municipal de Educação. O término está previsto para o final de junho, atendendo mais 17 Emebs, num total de mais 34 palestras, alcançando a maioria dos professores municipais.
As palestras são realizadas das 12h às 13h e das 18h às 19h, no horário de trabalho pedagógico dos professores. Na ocasião é distribuída uma cartilha e projetado um vídeo de 21 minutos de duração, que faz um diagnóstico da situação do Rio Jundiaí, desde sua nascente em Mairiporã, até sua foz, no município de Salto.
No material do Programa de Educação Ambiental a problemática da coleta e do tratamento de esgoto é aprofundada, com destaque para o que está sendo feito para despoluir o Rio Jundiaí, as principais formas de poluição, e o que fazer para evitá-las.
Em janeiro, cinco grupos com um total de 135 professores, visitaram a Estação de Tratamento de Esgoto Mário Araldo Candello, no Distrito Industrial Vitória Rossi Martini. Após assistirem o vídeo e conhecerem as instalações, os professores realizaram uma visita de reconhecimento do Rio Jundiaí, no Bairro Pimenta.
Durante as palestras, inúmeras sugestões estão sendo colhidas na área ambiental.
Os atuais parceiros, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, estão viabilizando a produção de uma peça de teatro infantil, que aborde o mesmo conteúdo do Programa de Educação Ambiental, para que através de uma linguagem lúdica e de mais fácil compreensão pelos alunos do Ensino Fundamental de Nível I, o mesmo tipo de conscientização seja feito.
“Percebemos que além do grande interesse que o Programa tem despertado nos professores, sensibilizar as crianças é muito importante”, avalia o superintendente do Saae, engenheiro agrônomo Nilson Alcides Gaspar. “Em várias escolas, professores e diretores têm manifestado o interesse em promover o mesmo tipo de palestra para os pais dos alunos, o que nos deixa ainda mais motivados”, complementa o superintendente.
Informações sobre o Programa de Educação Ambiental “Rio Jundiaí Limpo”, pelo e-mail comunicacao@saae.sp.gov.br
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.