25/3/2013 - Indaiatuba - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba
A Prefeitura de Indaiatuba por meio do Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador), vinculado à Secretaria de Saúde está elaborando um projeto para a implantação do Relatório de Atendimento ao Acidentado do Trabalho (Raat) em todas as unidades de pronto atendimento do município. O documento é utilizado para notificar o atendimento a qualquer trabalhador acidentado, independentemente da existência ou natureza do vínculo empregatício. O objetivo é ampliar a notificação dos casos de acidente de trabalho no município, uma vez o preenchimento da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) se restringe aos trabalhadores pertencentes ao mercado formal da economia (com registro em carteira de trabalho regulamentado pela Consolidação das Leis do Trabalho) com fins securitários.
A coordenadora da unidade, Caroline Ribeiro de Souza Almeida, afirma que o Raat abrange todos os trabalhadores, inclusive aqueles que atuam na economia informal. “Nosso intuito é sistematizar a informação para que possamos identificar os tipos de acidentes e doenças mais recorrentes para desenvolvermos ações específicas com foco na prevenção”, disse. O novo sistema deverá ser implantado inicialmente no Mini Hospital, mas depois deverá abranger outras unidades de pronto atendimento do município. O Cerest está desenvolvendo o material didático para posteriormente promover uma capacitação para os profissionais da rede.
Aliado à implantação do Raat, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador está iniciando um trabalho junto às unidades de pronto atendimento visando ampliar a notificação dos acidentes de trabalho ocorridos no município. “Independente do local de abertura da CAT, que pode ser feita pela própria empresa, na unidade de saúde onde o trabalhador foi atendido ou no Cerest, a notificação dos acidentes de trabalho são essenciais para termos números reais dos casos registrados na região e para que possamos desenvolver ações direcionadas”, ressaltou.
Em 2012 foram abertas 582 Comunicações de Acidente de Trabalho pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, sendo 368 decorrentes de acidentes típicos de trabalho, 130 de trajeto e 84 doenças relacionadas à atividade profissional. Estes acidentes geraram 51 inspeções realizadas em empresas durante o ano (ação desenvolvida pelo serviço sempre que são notificados acidentes graves). Segundo Almeida, na maioria dos casos os profissionais do Cerest são bem recebidos pelas empresas e providenciam as adaptações orientadas que garantirão maior segurança nos diversos ambientes de trabalho.
O Cerest/Regional de Indaiatuba atua na prevenção de doenças e acidentes de trabalho, estando habilitado para atender pacientes de Indaiatuba e mais três municípios: Monte Mor, Vinhedo e Santa Bárbara d’Oeste. O centro conta com uma equipe multidisciplinar composta por dois médicos, um fonoaudiólogo, um terapeuta ocupacional, um psicólogo, um assistente social, um enfermeiro, um técnico em segurança do trabalho e profissionais da área administrativa. O Cerest está situado à Av. Presidente Vargas, 457, Vila Vitória II. O telefone para contato é o (19) 3835-7265 ou (19) 3894-4959.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.