Domingo, 24 de Novembro de 2024

Super DOGUS - Completo

Mais lidas da semana

8/4/2013 - Indaiatuba - SP

Aikido ensina às crianças a autodefesa sem força bruta e trabalha a disciplina




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba

O aikido, arte marcial milenar de origem japonesa, é mais uma novidade entre as modalidades do Pria (Programa de Recreação, Iniciação e Aperfeiçoamento) da Secretaria Municipal de Esportes, com aulas gratuitas para crianças de 06 a 17 anos nos núcleos esportivos Instituto Deco 20 (terças e quintas) e Quadra 23 (quartas e sextas). Ainda há vagas e os interessados podem entrar em contato diretamente com o professor Fábio Pio no local escolhido nos dias e horários do curso, ministrado pela manhã em turmas às 08h15 às 09h05, 09h20 às 10h10 e 10h25 às 11h15, e à tarde às 14h15 às 15h05, 15h20 às 16h10 e 16h25 às 17h15. Informações (19) 3825-6270. 

Criado após a Segunda Guerra Mundial no Japão pelo mestre Morihei Ueshiba, o aikido pressupõe a autodefesa sem o uso da força bruta e sem machucar o oponente, utilizando exercícios circulares com técnicas de imobilização ou projeção, permitindo ao lutador se defender usando a energia empregada pelo próprio agressor. “O principal objetivo desta arte é a defesa e saúde proporcionada por sua prática, mas é uma modalidade que também trabalha a disciplina, o autoconhecimento, o respeito às pessoas, a humildade, a responsabilidade e a preservação da vida e integridade humana”, destaca o professor Fábio Pio. “Por ser uma arte que prega a não violência e utiliza técnicas sutis e refinadas, muitos não acreditam em sua eficácia, mas o aikido conquistou muitos adeptos justamente por permitir a defesa sem machucar ou lesionar o agressor, sendo ensinada em várias forças militares e policiais do mundo, estimulando seus participantes a serem disciplinados e educados seguindo o espírito dos samurais e dos cavalheiros”, diz. 

De acordo com Pio, não existe nenhum pré-requisito para iniciar no aikido. “Pessoas de qualquer idade, tamanho e força estão aptas para a arte, inclusive aquelas com algumas necessidades especiais. Como foi concebido para não usar força bruta, não exige habilidades físicas atléticas. Inclusive no Japão grande número de praticantes excedem os 80 anos de idade. Na Europa muitas mulheres são adeptas por sua eficácia. As crianças e jovens se beneficiam muito com a prática, ela exige grande poder de observação e concentração, além de todas as vantagens de se manter uma atividade física regular”, destaca o professor. “O aikido fortalece primeiro internamente e depois fisicamente, quem entende isso segue esta filosofia a vida inteira”. 

No Brasil o aikido é uma arte marcial em crescente expansão, com mestres de renome internacional como o sensei Wagner Bull 6º Dan, presidente da Confederação Brasileira de Aikido. A palavra aikido é formada pelos caracteres japoneses ai (harmonia), ki (princípio criativo universal) e do (caminho). Juntos, significam o caminho para a harmonia entre a energia de cada um e a força do universo. As competições da modalidade foram banidas, pois o objetivo é o aperfeiçoamento do espírito e do caráter.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Indaiatuba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.