25/8/2015 - Indaiatuba - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba
A Secretaria Municipal de Cultura realizou no último domingo, dia 23, no Centro de Convenções Aydil Bonachella, durante o Seminário Vertentes da Paz, a premiação dos artistas participantes do 1º Salão de Artes Visuais de Indaiatuba, parte da programação do festival Agosto das Artes. O júri composto por Marcos Rizolli, Seiji Hiraide e Delfin avaliou os inscritos com base nos critérios de excelência técnica, caráter de inovação, qualidade, metalinguagem, expressão artística e caráter autoral, conferindo medalhas de ouro, prata e bronze, além de menção honrosa, nas categorias desenho, escultura, experimental, fotografia, instalação e pintura. No total, foram agraciados sete artistas e um coletivo, autores de 10 obras. O artista Walter Caldeira recebeu medalha de ouro pelo conjunto da obra. Na ocasião, também foi entregue o Prêmio Cidade de Indaiatuba ao artista indaiatubano Moacir Torres por sua relevância e contribuição às artes. Todos os prêmios foram entregues pela secretária municipal de Cultura Erika Hayashi Kikuti. Confira abaixo a relação dos contemplados:
Categoria Desenho
Reticências I, II e III – Livar – medalha de ouro
Mãe Terra – Hugo White King – medalha de prata
Categoria Escultura
O que me consome? – Elisa Faccin Toledo – menção honrosa
Categoria Experimental
Amarula Show – Lufero – medalha de ouro
Categoria Fotografia
O piano e as beatas – Rafael Ré – medalha de ouro
Alegria – Rafael Ré – medalha de prata
Retrato de minha mãe – Rafael Ré – medalha de bronze
Categoria Instalação
Vale quanto pesa – Coletivo Áscua – medalha de ouro
Categoria Pintura
Conjunto da obra – Walter Caldeira – medalha de ouro
Flores em fundo escuro – Darcy – medalha de prata
Thuray – Elisa Faccin Toledo – medalha de bronze
Sobre os jurados
Marcos Rizolli - Docente-Pesquisador no Programa de Pós-graduação em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Mackenzie; Pós-Doutor (2012) em Artes pela UNESP; Líder dos núcleos de Estudos Visuais e Estudos sobre Curadoria do CNPq; Pesquisador-Visitante em universidades de Portugal e Itália; Curador Independente em 70 Exposições, Salões de Arte e Eventos Culturais no Brasil e no Exterior; Membro da Associação Nacional de Pesquisadores de Artes Plásticas – ANPAP; da Associação Brasileira de Criatividade e Inovação – CRIABRASILIS; da Associação Paulista de Críticos de Arte – APCA e da Associação Profissional de Artistas Plásticos de São Paulo – APAP.
Seiji Hiraide - Professor de Fotografia na Puc-Campinas (1979), onde é professor de Fotografia na Faculdade de Publicidade e Propaganda; vários prêmios e participou de inúmeras comissões julgadores em concursos nacionais de Fotografia, principalmente pela Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos da Comunicação; apresentação de trabalhos sobre fotografia e história oral em congressos internacionais.
Delfin - Publicitário e jornalista, atua como editor-chefe na Terra Zero, publisher na Revista Machado (revista online brasileira de cultura e informação) e proprietário e diretor de Criação no Studio DelRey (desenvolvimento de produtos editoriais, edição de livros, jornais e revistas e design gráfico para publicações). Atuou nas editoras Terceiro Nome, Mojo Books e Aleph; trabalhou como infografista, ilustrador e colunista na RAC - Rede Anhanguera de Comunicação; foi finalista do 53º Prêmio Jabuti, na categoria Capa de Livro, em 2011, e vencedor do 3º Prêmio Getty de Melhor Capa de Livro, categoria Educacional. Foi selecionado para a exposição internacional DoeDeMee - 100 bookstofightilliteracy.
Sobre o Salão de Artes Visuais
O Salão de Artes Visuais integra o festival Agosto das Artes da Secretaria Municipal de Cultura e tem como objetivo valorizar os artistas locais, abrindo espaço para exposição de suas obras e acesso do público. Em sua primeira edição em 2015 abriu inscrições nas categorias Pintura, Escultura, Gravura, Instalação, Fotografia, Desenho, Vídeo-arte e Experimental. Além de ficar em exposição, as obras selecionadas concorrem a premiação de medalha de ouro, medalha de prata e medalha de bronze por categoria. Também pode ser concedido, a critério da comissão julgadora, o Grande Prêmio Troféu Indaiá para a obra mais significativa, e o Prêmio Cidade de Indaiatuba, conferido ao artista local por sua relevância e contribuição às artes.
Legenda: o artista Moacir Torres recebendo o Prêmio Cidade de Indaiatuba
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.