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21/1/2015 - Indaiatuba - SP

Atendimento do Procon Indaiatuba registra expansão em 2014




 

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba

 

O Procon Indaiatuba, vinculado à Secretaria Municipal de Negócios Jurídicos, registrou 10.465 atendimentos realizados em 2014, consolidando a tendência de crescimento apontada nos últimos dois anos, com total de 9.461 em 2013 e 7.482 em 2012, na busca do consumidor por fazer valer seus direitos e obter informações. O montante inclui 1.250 audiências realizadas - sendo 934 com acordo – e 1.486 acordos amigáveis através de cartas preliminares, além de 2.426 consultas por telefone. As empresas de telefonia permanecem na liderança do ranking das mais reclamadas, com a Telefônica Brasil novamente em 1º lugar, com 291 queixas, sendo 203 atendidas, 9 não atendidas e 79 em andamento. O 2º lugar também repete a lista de 2013, com a Claro recebendo 172 reclamações, sendo 112 atendidas, 10 não atendidas e 50 em andamento. Companhias de serviços financeiros e TV por assinatura também foram objeto de insatisfação dos clientes no período, com o Banco Bradesco em 3º lugar, com 119 reclamações, sendo 97 atendidas, 8 não atendidas e 14 em andamento, e a Sky em 4º lugar, com 106 reclamações, sendo 66 atendidas, 4 não atendidas e 36 em andamento. De acordo com o Procon, o principal motivo das reclamações é a falha na prestação dos serviços contratados. Ao longo do ano, o órgão efetuou ainda 38 visitas em atos fiscalizatórios mediante denúncia e ministrou 18 palestras de orientação em escolas, empresas e abertas ao público em geral.

O Procon Indaiatuba atende de segunda a sexta das 08h às 17h, pessoalmente na avenida Francisco de Paula Leite, 2.263, no Jardim Kyoto, ou por telefone no (19) 3834-7601. É o principal órgão de defesa do consumidor e está ligado à Secretaria Estadual de Justiça. Em Indaiatuba, existe desde 1989 vinculado à Secretaria Municipal de Negócios Jurídicos e o seu maior objetivo é resolver problemas no relacionamento entre empresas e clientes, sempre de maneira amigável. Quando a reclamação é feita, o Procon notifica a empresa e pede os devidos esclarecimentos. Não ocorrendo o acordo, o órgão orienta o consumidor a entrar com processo judicial no Juizado Especial de Pequenas Causas.

Ranking das empresas mais reclamadas no Procon Indaiatuba em 2014

1º lugar – Telefonica Brasil S/A – 291 reclamações (203 atendidas, 9 não atendidas e 79 em andamento)

2º lugar – Claro S/A – 172 reclamações (112 atendidas, 10 não atendidas e 50 em andamento)

3º lugar – Banco Bradesco – 119 reclamações (97 atendidas, 8 não atendidas e 14 em andamento)

4º lugar – Sky S/A – 106 reclamações (66 atendidas, 4 não atendidas e 36 em andamento)

5º lugar – Banco Itaú – 85 reclamações (58 atendidas, 8 não atendidas e 19 em andamento)

6º lugar – Net Serv. Telecom. – 84 reclamações (67 atendidas, 2 não atendidas e 15 em andamento)

7º lugar – Banco Daycoval – 66 reclamações (64 atendidas, 1 não atendida e 1 em andamento)

8º lugar – Tim Celular S/A – 57 reclamações (32 atendidas, 1 não atendida e 24 em andamento)

9º lugar – Banco Santander – 52 reclamações (37 atendidas, 5 não atendidas e 10 em andamento)

10º lugar – Banco Panamericano – 51 reclamações (44 atendidas, 1 não atendida e 6 em andamento)

11º lugar – BV Financeira – 50 reclamações (46 atendidas, 3 não atendidas e 1 em andamento)

12º lugar – Caixa Econômica Federal – 48 reclamações (26 atendidas, 4 não atendidas e 18 em andamento)



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