22/11/2012 - Indaiatuba - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba
Tem início nesta quinta-feira (22) a campanha “Fique Sabendo”, que visa estimular a realização da testagem de HIV, reduzindo o número de diagnósticos tardios e suas consequências à infecção pelo vírus da Aids. Durante a ação, que acontecerá até o dia primeiro de dezembro, dia mundial de luta contra a Aids, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Programas de Saúde da Família (PSF) de Indaiatuba estarão fazendo a coleta para a realização do exame das 8h às 14h. Também serão ofertados exames de sífilis e hepatite B e C. A campanha é promovida anualmente pelo Ministério da Saúde, em parceria com estados, municípios e sociedade civil.
Visando ampliar a adesão ao movimento o Programa Municipal DST/HIV/Aids, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, programou ainda locais e horários diferenciados para a coleta dos exames. Excepcionalmente neste sábado (24) a UBS 7 (Ambulatório de Saúde da Mulher) e o Hospital Dia “Renato Riggio Júnior” estarão atendendo os interessados em fazer a testagem das 8h às 12h.
Na próxima quarta-feira (28) a UBS 4 (Jardim Morada do Sol), o PSF do Parque Corolla, o PSF do Jardim Oliveira Camargo e o PSF do Jardim Carlos Aldrovandi terão o horário de atendimento estendido até às 18h exclusivamente para a realização do teste de HIV. Neste mesmo dias os exames também poderão ser feitos na sede da Ciesp, em Indaiatuba, situada às Rua Francisco Lanzi Tancler, 361, Distrito Industrial, das 11h às 16h30.
Em todos os pontos onde a campanha estará acontecendo os profissionais da Secretaria de Saúde também estarão realizando aconselhamento e orientações com relação às doenças sexualmente transmissíveis. Para a realização do exame é coletada uma amostra de sangue, não havendo a necessidade de estar em jejum. O resultado é liberado aproximadamente 10 dias após a data da coleta, sendo garantido ao usuário o sigilo total dos resultados e todas as orientações fornecidas pelo serviço de saúde.
No ano passado 548 aderiram à campanha Fique Sabendo se submetendo aos exames ofertados para saber sua condição. Em 2011 o município registrou 48 pessoas portadoras do vírus da Aids, sendo 17 soropositivos e 31 com a doença já manifestada. De janeiro a outubro deste ano foi notificado o mesmo número de casos da doença (26 com Aids e 22 com HIV). A incidência é maior entre pessoas do sexo masculino. Somente em 2012 foram notificados 30 novos casos de HIV/Aids em homens e 18 em mulheres.
Para a enfermeira e coordenadora do Programa Municipal DST/HIV/Aids e do Ambulatório de Doenças Infecto Contagiosas do Hospital Dia, Maria Elidia de Andrade Picarelli, a campanha é um forte estímulo para que a população faça o exame, que é rápido, gratuito e garante a detecção precoce de doenças sexualmente transmissíveis, determinante para o início do tratamento e garantia de qualidade de vida do portador.
Vale ressaltar que durante todo o ano qualquer pessoa pode realizar a testagem gratuitamente. Basta se dirigir a uma Unidade de Saúde mais próxima ou ao Programa Municipal DST/HIV/Aids, que funciona no Hospital Dia e solicitar os exames. Mais informações pelo telefone: (19) 3825-6440.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2025, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.