12/8/2013 - Indaiatuba - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba
A prática regular do caratê pode desenvolver as habilidades motoras, cognitivas e afetivo-sociais das crianças, promovendo ainda o desenvolvimento total do ser humano com sua base filosófica e disciplina, incentivando ainda princípios éticos e o repúdio à violência. Todos estes benefícios estão ao alcance dos pequenos e jovens de 06 a 17 anos, de forma gratuita, no Pria, projeto de esporte educacional da Secretaria Municipal de Esportes, com vagas disponíveis nos núcleos esportivos da Academia Municipal (quartas e sextas pela manhã e à tarde) e Parque Corolla (terças e quintas à tarde). No próximo dia 17, sábado, das 08h às 17h, as inscrições estarão abertas, basta comparecer no núcleo de escolha munido de RG ou certidão de nascimento e comprovante de endereço. Informações (19) 3825-6270.
“Considerado uma arte marcial e um esporte de combate individual, com um fundamento filosófico milenar, o caratê é estruturado a partir do conhecimento que emerge de certa ordem disciplinar e uma doutrina que determina seus princípios e sua moral”, explica o professor Assis de Melo. “Assim, sua origem é compreendida a partir das técnicas de defesa sem o uso de armas e tem como base a filosofia de Buda”, completa. Herança das lutas chinesas, estima-se que o caratê tenha surgido na ilha de Okinawana, na época pertencente à China, entre 1370 e 1390. O intercâmbio comercial e cultural entre a China e as ilhas vizinhas possibilitou a introdução das técnicas. Ao final da dinastia Ming, Okinawa passou ao domínio japonês que, para evitar a reação do povo nativo, proibiu o uso de armas. “Sob pressão militar, a população obteve nos utensílios de uso cotidiano e no próprio corpo meios de defesa”, conta o professor.
Assis explica que qualquer pessoa pode praticar caratê, não sendo necessárias habilidades especiais. “Basta ter boa vontade de conhecer e se iniciar nesta arte. É importante citar que o caratê não é uma modalidade de luta violenta, como alguns pensam, pelo contrário, ensina a controlar a força e usá-la positivamente”, aponta o professor. Assis destaca que grandes atletas que começaram no Pria fizeram história no esporte brasileiro, como Andréia Fernanda da Silva e Maria Carolina de Oliveira, que integraram a seleção brasileira e conseguiram títulos inéditos para o país. “Temos também Levi Felix Pereira e José Nunes de Moraes Neto, que defenderam o Brasil em competições. Levi inclusive conseguiu a primeira medalha de ouro de esportes individuais de Indaiatuba em 2003”, relata o professor, ele mesmo já tendo obtido várias medalhas ao representar Indaiatuba nos Jogos Regionais e nos Jogos Abertos em sua carreira. “Em nível nacional, é também um dos esportes em que mais obtemos vitórias nas grandes competições, com destaque para atletas como Douglas Brose, campeão mundial por três vezes”, enumera.
Independente da prática do alto rendimento para competição, Assis ressalta os benefícios universais do caratê. “É uma ótima escola para crianças, adolescentes e até mesmo pessoas da terceira idade, pois tem grande variedade de movimentos que trazem condicionamento e é excelente para o lazer. Para os iniciantes, os movimentos são realizados usando os membros superiores e inferiores e é necessário o controle da força, mas todos podem executar. Com o passar do tempo e o ganho de habilidade e domínio do gesto esportivo, aumenta-se o grau de dificuldade, mas mesmo assim com treinamento estes movimentos são realizados com êxito. Convido a todos a comparecerem em nossas aulas e conhecer de perto esta modalidade”, finaliza.
Serviço
Academia Municipal - Rua Jacob Lyra, 140 – Parque das Nações
Parque Corolla - Rua Serafim Gilberto Candello, s/n – Jardim Morada do Sol
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.