Sábado, 23 de Novembro de 2024

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

5/2/2014 - Indaiatuba - SP

CCO do Saae utiliza tecnologia de ponta na gestão eficiente de recursos hídricos




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba

Na mesma quinta-feira (6/2), o prefeito Reinaldo Nogueira (PMDB) e o superintendente do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgotos) engenheiro Nilson Gaspar, também inauguram, oficialmente, o CCO (Centro de Controle de Operações) instalado na Estação de Tratamento de Água (ETA I), na Vila Avaí.

 
“Hoje, o CCO é o coração do Saae”, exemplifica o superintendente da autarquia, engenheiro Nilson Gaspar. “É o emprego de tecnologia de ponta a serviço da eficiência na gestão dos recursos hídricos”, complementa. “Com essas inaugurações, e com o conjunto de obras e serviços que está realizando, o Saae comprova, mais uma vez, que é o melhor serviço de saneamento do Brasil”, avalia o prefeito Reinaldo Nogueira.
 
COMO FUNCIONA
 
O CCO é um sistema de controle integrado de monitoramento, simulação e tomada de decisão sobre o funcionamento de 45 reservatórios e 13 pontos de macromedição distribuídos pela cidade. Mostra, em tempo real, a situação de cada uma dessas unidades. Todas as comunicações são feitas via radiofrequência, e partem da ETA I, dotada de uma antena direcional.
 
A centralização de todas as comunicações se dá no microcomputador do CCO e são visualizadas em 4 monitores. Os níveis, vazões e parâmetros são lidos em tempo real e repassados pelo computador do CCO a cada estação remota, permitindo atuar sobre os parâmetros à distância, simular as demandas de água, otimizar os sistemas de bombeamento e os estudos de controle de perdas.
 
Permiti ainda verificar as possíveis intervenções operacionais e avaliar o impacto destas intervenções na rede de abastecimento como um todo, elevando a eficiência e a qualidade dos serviços prestados pelo Saae à população de Indaiatuba.
 
Os setores de CCO e Atendimento do Saae promovem em conjunto um trabalho unificado onde as Ordens de Serviço geradas são gerenciadas e distribuídas seguindo uma logística específica, agilizando e otimizando os serviços prestados.
 
As informações recebidas pelo Serviço 0800 (77 22 195 – 24 horas de Plantão, 7 dias na semana) são cruzadas com os dados do sistema de distribuição, gerando indicadores de desempenho.
 
O CCO trabalha ainda com um sistema de cadastramento de registros, onde um banco de dados é alimentado com as informações coletadas, tendo como finalidade a consulta dessas informações para casos onde são necessárias execuções de manobras da rede de distribuição, visando minimizar os impactos causados por vazamentos de rede e outros problemas pertinentes à rede de abastecimento de água tratada.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Indaiatuba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.