23/10/2014 - Indaiatuba - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba
A Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria da Família e do Bem Estar Social, em parceria com a Secretaria de Educação, levou na tarde de segunda-feira (13) cerca de 100 pessoas envolvidas no projeto Cras Jovem, para a apresentação do Projeto Ambientação na empresa Toyota do Brasil. Os jovens dos Cras I, II, III e IV trabalharam o tema ‘Resíduos’ com meta de redução de entre 30 e 50%, dependendo do ponto de ocorrência. O objetivo do projeto foi desenvolver ações que promovessem a sustentabilidade dentro dos Cras e a multiplicação destas ações para a comunidade em geral com práticas de cidadania.
Participaram da bancada de jurados o secretário da pasta, Luiz Henrique Furlan e a assessora da Secretaria da Família, Edna Canesin. Da Toyota participaram o diretor Industrial, Takanori Suzuki; o gerente geral de Administração e Controle de Produção, Ademir Rogério Canal; o chefe de Departamento Corporate Affairs, Thiago Yoshiaki Lopes Sugahara e o Chefe de Departamento de Custos, Carlos Eduardo Ziliotti.
De acordo com Furlan este trabalho com os jovens do Cras agrega conhecimento e disciplina. “É bom ver os jovens engajados em um projeto importante como esse, o qual traz mais conhecimento e disciplina para acompanhar os resultados e alcançar as metas estabelecidas. Além do ganho pessoal, estes jovens promoveram na comunidade uma transformação no ponto de vista ambiental, levando práticas sustentáveis para dentro do Cras e dos lares”, comenta o secretário da Família e do Bem Estar Social.
O gerente geral de Administração e Controle de Produção, Ademir Rogério Canal, explica o objetivo de envolver os Cras no Ambientação. “Iniciamos o Ambientação em 2008 com as Escolas Municipais e há três anos trabalhamos com os Cras. Essa é uma oportunidade de mostras as ferramentas de gestão que utilizamos na planta e fazer com que os jovens, nesse momento de escolha, engajem com base em um futuro melhor. Temos como ganho, ver uma sociedade crescendo com responsabilidade e noções ambientais, assim contribuindo para melhorar o meio em vivem, seja na própria casa, na comunidade ou no mercado de trabalho”, salienta Canal.
Os Jovens trabalharam o tema ‘Resíduos’ onde estudaram a fim de compreender o descarte dentro do Cras e buscaram soluções ambientais para o destino racional dos mesmos, diminuindo o consumo e otimizando os recursos. As soluções encontradas foram implementadas nos Cras e seus resultados foram demonstrados pela metodologia TBP (Toyota Business Practices). As reduções alcançadas foram apresentadas por grupos e ficou da seguinte maneira:
CRAS I : Redução de 50% do consumo do copo plástico
CRAS II: Redução de 60% do consumo do copo plástico
CRAS III: Redução de 61,8% do consumo do copo plástico
CRAS IV: Redução de 96% de descarte do lixo orgânico
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.