9/5/2014 - Indaiatuba - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba
O número cada vez maior de servidores públicos de Indaiatuba habilitados a se comunicar em Libras (Língua Brasileira de Sinais) está ampliando o acesso de pessoas com deficiência auditiva aos serviços municipais. Oferecido gratuitamente a funcionários e integrantes da comunidade, o Curso de Libras é desenvolvido pela Prefeitura através do Centro de Referência em Atenção à Pessoa Com Deficiência, vinculado à Secretaria Municipal da Família e Bem Estar Social. Mais de 300 pessoas já foram certificadas e hoje atuam em diversas áreas da Administração Municipal como as secretarias de Saúde, Educação e Negócios Jurídicos, entre outras, além de autarquias como o Saae e o Seprev. Somente em 2013, mais 50 participantes se formaram. O curso é composto pelos módulos básico, avançado e treinamento, com carga horária total de 120 horas e encontros uma vez por semana na sede do Centro de Referência, localizado na Rua da Caixa d´Água, 162, no Jardim Santa Cruz. Ainda existem vagas e outras informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3875-2816.
“Esta é uma iniciativa que promove a verdadeira inclusão social destas pessoas”, destaca a coordenadora do Centro de Referência Alzira Ribeiro da Silva. “Com atendimento capacitado, é possível exercer plenamente a sua cidadania e garantir seus direitos, independente de qualquer limitação. Tivemos inclusive um exemplo prático, esta semana, no Procon de Indaiatuba. O coordenador do órgão Wilson José dos Santos, que se formou no curso de libras, teve êxito em atender um casal que apresentava deficiência auditiva e estava tendo muita dificuldade em resolver um problema complicado com o banco, que não contava com nenhum funcionário habilitado nesta linguagem. Com a interface do Procon, tudo foi rapidamente resolvido. É isso que nos motiva, esse é o nosso objetivo”, diz.
“Acho que ainda tenho muito treinamento pela frente, mas é gratificante já poder oferecer todos os recursos do Procon também para este público”, aponta Wilson José dos Santos. “Tanto no esclarecimento de dúvidas como em audiências, podemos fazer esta ponte de comunicação entre o consumidor com deficiência auditiva e os fornecedores, contribuindo para a solução, como acontece com todos os usuários que nos procuram. A acessibilidade e a inclusão social são prioridades do prefeito Reinaldo Nogueira, que se concretizam em ações como esta”, finaliza.
Outra atividade do Centro de Referência ligada a libras é o coral “Som do Silêncio”, composto por alunos do curso e também por jovens do projeto Gente Eficiente. Os ensaios acontecem uma vez por mês e o grupo também realiza apresentações, como a que ocorreu na última Virada Inclusiva em Indaiatuba, em dezembro passado. Além de promover o contato das pessoas com deficiência auditiva com a música, a iniciativa também ajuda a difundir o conhecimento da linguagem e colabora para a integração.
Sobre Libras
Libras (Língua Brasileira de Sinais), de acordo com a lei nº 10.436 de 24 de abril de 2002, é reconhecida como a segunda língua oficial do Brasil, regulamentada pelo decreto nº 5.626 de 22 de dezembro de 2005. Não é universal, cada país tem a sua, e não é baseada em gestos ou mímicas, trata-se de uma língua natural, com léxico (todo o conjunto de palavras que as pessoas de uma determinada língua têm à sua disposição para expressar-se, oralmente ou por escrito) e gramática próprios. Assim, aprender Libras proporciona os mesmos desafios e benefícios que o aprendizado de qualquer outro idioma. Fonte: www.libras.com.br
Legenda: o coordenador do Procon Wilson José dos Santos, segundo da esquerda para direita, com consumidores com deficiência auditiva que receberam atendimento em libras e resolveram questões
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.