12/1/2015 - Indaiatuba - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba
A Prefeitura de Indaiatuba, por meio do Programa Viver, realizou na terça-feira (6) uma capacitação com a Miss Indaiatuba, Ester Coutinho. Ministrado pela diretora do Viver, Kelly Pazini, a ação teve o objetivo de apresentar as etapas de trabalho e metodologias para a integração das ações de combate ao uso de drogas.
Em dezembro a organização do concurso Miss Indaiatuba, Loggar Entretenimento, firmou parceria com a Prefeitura para envolver as candidatas, a atual e a futura Miss com as causas sociais do município. A capacitação foi a primeira ação dessa parceria. “Nosso objetivo é transformar a Miss Indaiatuba em uma multiplicadora do Programa Viver, pois nada melhor que o próprio jovem para influenciar outros jovens. Durante a capacitação foi passado o que é o Viver, como funciona a Central de Risco e como abordar pessoas em risco ou usuário de drogas entre outros tópicos. Como a Ester estuda psicologia ficou fácil de passar o conteúdo, além dela se mostrar muito interessada no assunto e nas causas sociais do município”, comenta Kelly.
A próxima ação em conjunto será na segunda-feira (19), às 14h, com a visita da Miss à Central de Risco e ao Caps AD III.
PROGRAMA VIVER
O programa multidisciplinar é ao mesmo tempo simples, inovador e de grande eficácia, que organiza as iniciativas existentes na comunidade. As ações deixam de ser isoladas. Para toda essa coordenação foi criada a Central de Risco, composta por funcionários qualificados e um software de última geração. Assim que recebe a indicação de uma pessoa vulnerável, ela envia uma equipe treinada do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) para referenciar e acolher a família.
Com todos os dados em mãos, os profissionais traçam um Plano de Atendimento específico levando em conta o local da residência e projetos existentes no banco de dados. Essa pessoa é convidada a participar desse Plano. Mensalmente ela é acompanhada para avaliação, revisão e alterações no programa, até seu desligamento ou necessidade de outras intervenções.
O Programa Viver foi estruturado sobre cinco premissas básicas: proteger crianças e adolescentes que não estão envolvidos com as drogas; recuperar os iniciantes, que devem ser reintegrados à vida produtiva e saudável; trabalhar a drogatização considerando a necessidade de recuperar dependentes químicos como missão da sociedade; combater com ações permanentes e enérgicas o traficante e o fornecedor de entorpecentes. O sucesso do programa está diretamente vinculado à participação de toda a sociedade.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.