5/11/2014 - Indaiatuba - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba
As equipes de lutas esportivas de Indaiatuba seguem intenso treinamento preparatório em busca de pódios para o município na 78ª edição dos Jogos Abertos Horácio Baby Barioni, de 17 a 29 de novembro, em Bauru. Com apoio da Secretaria Municipal de Esportes, a cidade estará representada por 28 atletas nas modalidades capoeira, karatê e, pela primeira vez, taekwondo, classificados pelos resultados obtidos nos Jogos Regionais. “O taekwondo sem dúvida foi a nossa grande surpresa para este ano”, destaca o secretário municipal de Esportes Humberto Panzetti. “As equipes foram formadas em 2014 para uma primeira participação nos Regionais e já conseguiram uma terceira colocação e a vaga para os Abertos, tanto no feminino como no masculino, então temos boas expectativas para esta edição. Em complemento, nossa equipe de capoeira já é tradicional na região e no karatê, onde tivemos uma reestruturação no grupo já com excelentes resultados nos Regionais, as perspectivas são as melhores, embora tenhamos que reconhecer que o nível será altíssimo”, diz. No total, a delegação indaiatubana contará com mais de 200 participantes, sendo 168 competidores, comissão técnica e pessoal de suporte. Além das lutas, Indaiatuba disputará o atletismo (masculino), ciclismo (feminino e masculino), natação (feminino e masculino), handebol (masculino), futsal (masculino), xadrez (feminino) e ginástica artística (masculino).
Karatê
Coordenados pelo treinador Levi Felix Pereira e pela auxiliar técnica Iara Souza, 17 lutadores defenderão Indaiatuba nos Jogos Abertos de Bauru. No feminino, estão Marceli Barros (kata individual e kata equipe), Kelley Merenciano da Silva (kata equipe), Eluana Rontani (kata equipe e shiai absoluto), Audrey Fais (shiai até 53Kg), Fabiane Bilche (shiai até 60Kg) e Maria Jocélia Ribeiro (shiai acima de 60Kg). Já no masculino, estão Oerbson Wesley (kata individual e kata equipe), William de Souza (kata equipe), Denis Moraes (kata equipe), Lucas dos Santos (shiai até 60Kg), Adriano dos Santos (shiai até 65Kg), Patrick de Oliveira (shiai até 70Kg), José Neto (shiai até 75Kg), Denis de Moraes (shiai até 80Kg), Márcio Ribeiro (shiai acima de 80Kg), Marciel Brandão (shiai absoluto) e Rafael Bezerra (shiai equipe juntamente com demais atletas shiai individual).
“Temos grandes expectativas, pois após o desempenho nos Jogos Regionais, a equipe está mais confiante”, ressalta Pereira. “Muitos dos atletas que integram nosso grupo já são medalhistas em Jogos Abertos e aqueles que estão indo pela primeira vez estão com muita garra. Os concorrentes são todos atletas de ponta e muito fortes, porém estamos preparados para enfrentá-los de igual para igual, com um trabalho forte ao participar de competições estaduais e nacionais, conquistando medalhas em campeonatos paulistas e brasileiros. A Iara, que também está conosco na supervisão, é ex-integrante da seleção brasileira e um dos grandes nomes do karatê no Brasil e no mundo, agregando muito de sua experiência ao grupo”, explica o treinador.
Pereira lembra ainda que todos na equipe iniciaram no Esporte Cidadão e são, assim, pratas da casa. “Inclusive eu, como técnico, também comecei no projeto. Os lutadores treinaram forte para conseguir bons resultados para a cidade, muitos são campeões brasileiros, mais o mais importante é que focamos sempre na união, os atletas costumam dizer que não somos uma equipe, e sim uma família que se formou através dos anos, e isso também nos diferencia ao buscar nossas metas”, conclui.
Taekwondo
“É uma equipe jovem, que participa pela primeira vez de um campeonato desse nível técnico, então nosso objetivo é obter o máximo de experiência possível, visando futuras competições tão importantes quanto esta”. Assim o treinador André Davanço, que coordena a modalidade ao lado de Thaísa Lima, define a missão do grupo que brigará por Indaiatuba no taekwondo. O grupo surpreendeu ao estrear nos Jogos Regionais este ano já com o terceiro lugar no ranking geral feminino e no masculino, garantindo quatro medalhas individuais e a vaga para os Abertos. “Estamos mantendo treinos regulares desde o início do ano, fazendo intercâmbio com os melhores atletas e treinadores como o mestre Rodney Saraiva e o mestre Cleo Alves, sabemos que vamos enfrentar os melhores atletas do Brasil, mas vamos nos empenhar”, completa.
Competem no taekwondo por Indaiatuba no feminino categoria adulto Jennifer Reis (até 49Kg), Sara de Almeida (até 57Kg), Kátia Diniz (até 67Kg), Thátia Lima (acima de 80Kg), e no masculino categoria adulto Naor Neto (até 58Kg), Paulo Jorge Valverde (até 68Kg), Daniel Carbonez (até 80Kg) e Anderson Fidelis (acima de 80Kg).
Capoeira
Alcançando o terceiro lugar no ranking geral dos Jogos Regionais, a equipe de capoeira de Indaiatuba também assegurou sua vaga nos Jogos Abertos. Para o treinador Claudinei Garcia, embora o município participe com apenas três atletas na modalidade, há grandes chances de voltar a subir no pódio. “O Edivandro Borges Simões, que concorre na categoria peso leve, já foi seis vezes campeão nos Jogos Regionais e nos Jogos Abertos, então é um atleta com ampla experiência nestas competições, com ótimas chances de bom desempenho”, descreve Garcia. “Outra integrante com muita experiência é a Natália Rodrigues Silva, que está se recuperando ainda de uma série de lesões no joelho, mas tem trabalhado fortemente para lutar pelo ouro. Já o Paulo Henrique, na categoria meio pesado, vai aos jogos pela primeira vez, o objetivo é ganhar experiência e proporcionar desenvolvimento para futuras conquistas, mas também buscará pelo menos o bronze”, finaliza o treinador.
Em 2013 Indaiatuba obteve sua melhor classificação histórica no ranking geral de medalhas dos Jogos Abertos do Interior, garantindo o 3º lugar na 77ª edição do evento. Com a conquista de vários pódios e redução significativa de tempos, a natação se destacou, garantindo o primeiro lugar tanto no ranking geral da categoria feminina como na masculina, contribuindo com 51 do total de 58 medalhas obtidas, composto por 35 de ouro, 13 de prata e 10 de bronze. No ranking geral por pontos, o município ficou em 17º lugar na segunda divisão, que teve cerca de 180 cidades competindo, se posicionando a frente de tradicionais líderes na competição. Seguindo as diretrizes da Secretaria Municipal de Esportes de valorizar a ‘prata da casa’, mais uma vez Indaiatuba competiu apenas com atletas que já treinam no município.
Confira a programação das modalidades em que Indaiatuba competirá:
Atletismo – 19 a 22 de novembro
Capoeira – 27 e 28 de novembro
Ciclismo – 19 a 24 de novembro
Futsal – 23 a 29 de novembro
Ginástica artística – 23 a 28 de novembro
Handebol – 19 a 25 de novembro
Karatê – 19 e 20 de novembro
Natação – 23 a 26 de novembro
Taekwondo – 25 e 26 de novembro
Xadrez – 24 a 29 de novembro
Informações e resultados dos 78ºJogos Abertos Horácio Baby Barioni podem ser acompanhados no site oficial http://www.jogosabertosbauru2014.com.br
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.