Sexta-Feira, 22 de Novembro de 2024

Super DOGUS - Completo

Mais lidas da semana

7/11/2016 - Indaiatuba - SP

Escola municipal bosque do saber não será fechada e mantém as atividades ambientais




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba

A Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria de Educação, informa que a Escola Municipal Ambiental Bosque do Saber passará por mudanças de atendimento para 2017, mas não terá as atividades encerradas. A escola tem a proposta de ser um centro metadisciplinar, com uma área verde de aproximadamente 11 mil metros quadrados para o desenvolvimento das atividades de apoio e pesquisas referentes ao estudo do meio, onde no decorrer do ano são desenvolvidas atividades e cursos para capacitar professores e alunos sobre o estudo multidisciplinar do meio ambiente.

Durante este ano o local recebeu 9.710 alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental da Rede Municipal. Além do atendimento para Educação Ambiental, atualmente 56 alunos estudam na Escola Municipal Ambiental Bosque do Saber, sendo 28 alunos da Etapa I (4 anos) e 28 alunos da Etapa II (5 anos). Para 2017, por uma questão de demanda, não será necessário utilizar a sala da Escola Municipal Ambiental Bosque do Saber para alunos ingressantes da Etapa I.

Sendo assim, com essa alteração será ampliado o atendimento de visitantes, podendo abranger escolas da Rede Privada, Escolas Estaduais e de outros municípios. Os alunos que hoje frequentam a Etapa I e que em 2017 frequentarão a Etapa II, permanecerão na Escola e não terá necessidade de transferências. “Nos últimos dois anos, período que ficou ativa a Etapa I, não foram atendidas as demandas externas, nosso objetivo é retornar esse atendimento dando a oportunidade de mais alunos terem as experiências e estudos ambientais tudo gratuitamente, pois faz parte do plano municipal de educação ambiental”, explica a gestora do Bosque do Saber, Lucelaine Dias. Com a ampliação do atendimento a previsão é que passe cerca 14 mil alunos nas dependências do Bosque do Saber em 2017.

Todos os anos a Secretaria Municipal de Educação realizam os procedimentos de Matrícula Antecipada/Chamada Escolar, com vistas ao pleno atendimento à demanda de alunos. Neste sentido, os alunos que hoje frequentam o Maternal II e em 2017 frequentarão a Etapa I, serão matriculados na escola mais próxima da sua residência.

O Bosque do Saber dispõe de um prédio de dois pavimentos, com sala de suporte para eventos, auditório para 196 pessoas, ecobiblioteca, sala de oficinas ecopedagógicas, salas de direção e secretaria, copa-cozinha, despensa e sanitários masculino, feminino e para deficientes.

 

A área externa possui um quiosque do Projeto Ecoleitura e outro do Projeto Ecojogos, galpão e viveiro para mudas, galpão de reciclagem de papel artesanal, quiosque do Projeto Jardim das Borboletas, área de alimentação, parquinho, pérgola do Projeto Jardim dos Beija-flores, galpão de compostagem, pomar orgânico, horta orgânica, além de uma trilha de cerca de 500 metros para que os visitantes possam caminhar na mata nativa.

 

O Projeto Vivência e Integração com o Meio Ambiente oportuniza aos professores e alunos realizarem atividades práticas de estudos do meio e de sua preservação efetiva e eficiente, interagindo e participando das atividades propostas e de ações coletivas voltadas para o conhecimento, as quais contribuirão para a formação e a conscientização da necessidade de mudança de paradigmas em relação ao meio em que está inserido. 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Indaiatuba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.