12/9/2013 - Indaiatuba - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba
A partir desta quinta-feira (12), cerca de 6.000 alunos, de 172 turmas de 26 escolas municipais começam a receber as “Oficinas de Prevenção à Violência”. Elas são ministradas nos períodos da manhã e da tarde para estudantes do 1º ao 5º ano da Rede Municipal de Educação. Os recursos foram obtidos pelas secretarias municipais de Defesa e Cidadania e da Educação por meio do convênio nº 763212/2011 com a Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública) do Ministério da Justiça.
Nas escolas regulares, alunos dos 4ºs e 5ºs anos estudam das 7h às 12h e das 13h às 18h. Já nas escolas de período integral, crianças do 1º ao 5º ano são atendidos nos horários das 7h às 12h e das 13h às 16h. Serão oferecidas três oficinas: Defesa Civil na Escola; Educação para o Trânsito; Valores e Princípios.
A Associação Integração para Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social, empresa da cidade de Ribeirão Pires, venceu a licitação pública para ministrar as aulas. Elas acontecem de 12 de setembro a 14 de novembro com seis horas/aula cada oficina.
Temas
Dentro do tema “Defesa Civil na Escola”, o objetivo é capacitar professores e alunos para percepção de riscos e medidas necessárias. Dentro do conteúdo estão assuntos como prevenção a incêndios no ambiente escolar e domiciliar; evacuação de edificações em situação de riscos; redução das vulnerabilidades aos desastres e acidentes de infância e redução das vulnerabilidades no trajeto casa-escola-casa.
Na “Educação para o Trânsito”, o objetivo é sensibilizar para os riscos, com ensinamentos sobre equipamentos de segurança nos automóveis e motocicletas; direção defensiva; pedestre consciente e a segurança no transporte coletivo. Será discutido ainda sobre a utilização de bicicletas sob seus aspectos de brinquedo e de meio de transporte.
A oficina de “Valores e Princípios” procura resgatar a valorização do ser humano e a importância das virtudes. Também tem como objetivo fortalecer os vínculos afetivos no âmbito educacional para desenvolver uma cultura de cooperação entre alunos e professores. Além disso, vai trabalhar a identidade do aluno fazendo com que ele se reconheça como um ser social em direitos e deveres, tornando-o capaz de conviver harmonicamente com as diferenças e limites.
Entre os conteúdos trabalhados estão a vida em sociedade, o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), as diferenças e o bullying.
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