Sábado, 23 de Novembro de 2024

Super DOGUS - Completo

Mais lidas da semana

7/5/2014 - Indaiatuba - SP

Evento do dia 1º de maio na Sanfli reuniu 60 pessoas da comunidade




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba

Cerca de 60 pessoas participaram do evento promovido pela Secretaria Municipal de Saúde de Indaiatuba e Conselho Municipal de Saúde no dia 1º de maio, das 14h às 17h, na sede da Sanfli (Sociedade Amigos do Núcleo Faria Lima. Durante o evento foram passadas informações sobre a reconstrução da nova Unidade Básica de Saúde do bairro, orientações sobre SUS; apresentação do Programa Viver, que visa Prevenção e Combate as Drogas da Prefeitura de Indaiatuba. Estavam presentes os conselheiros de saúde, o secretário de Saúde, José Roberto Stefani; o secretário de Desenvolvimento, Renato Stochi, o vereador Hélio Ribeiro e o presidente do CMS, Luiz Carlos Medeiros de Paula.

O presidente da Sanfli, José de Lima agradeceu aos presentes e destacou a participação das autoridades municipais que sempre dão retorno para população sobre todos os assuntos e no caso da Cecap, informações e importantes sobre a reconstrução da Unidade Básica de Saúde.

Stefani agradeceu o convite em nome do prefeito Reinaldo Nogueira (PMDB) e esclareceu as dúvidas sobre a obra e prazos. Também foi apresentado um relatório com fotos da construção. “A UBS tinha 425 metros e a nova passará ter 800 metros de área construída, e 100 metros de recepção. Foi feito um planejamento e concluímos que reformar o prédio não iria resolver o problema. Decidimos concluir a obra do João Pioli e passar o atendimento provisório dos pacientes da Cecap para a Unidade do Pioli. Demolimos o prédio e imediatamente começamos a construção. Sabemos que a mudança de casa traz desconforto, mas eu dou a boa notícia que devemos entregar novamente a Unidade nova antes do natal de 2014”.

Stochi agradeceu o convite da direção da Sanfli, exibiu o vídeo aos participantes e depois explicou o que é o Programa Viver. O secretário falou que programa multidisciplinar é ao mesmo tempo simples, inovador e de grande eficácia, que organiza as iniciativas existentes na comunidade. As ações deixam de ser isoladas.

Para toda essa coordenação foi criada a Central de Risco, composta por funcionários qualificados e um software de última geração. Assim que recebe a indicação de uma pessoa vulnerável, ela envia uma equipe treinada do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) para referenciar e acolher a família.

O Programa Viver foi estruturado sobre cinco premissas básicas: proteger crianças e adolescentes que não estão envolvidos com as drogas; recuperar os iniciantes, que devem ser reintegrados à vida produtiva e saudável; trabalhar a drogatização considerando a necessidade de recuperar dependentes químicos como missão da sociedade; combater com ações permanentes e enérgicas o traficante e o fornecedor de entorpecentes e participar. O sucesso do programa está diretamente vinculado à participação de toda a sociedade.

A Central de Risco já pode ser acionada pelo número 3875-6600. O horário de funcionamento é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

O presidente do CMS, Luiz Carlos Medeiros de Paula agradeceu a iniciativa da coordenação da Sanfli, por intermédio do presidente José de Lima que já foi membro atuante do CMS.

Luiz fez uma apresentação sobre a criação do SUS pela Constituição de 1988 e destacou que os principais direitos dos usuários do SUS são: ter acesso ao conjunto de ações e serviços necessários para a promoção, proteção e recuperação da saúde. Ter acesso gratuito aos medicamentos necessários para tratar e restabelecer a saúde. Ter acesso a atendimento ambulatorial, realização de exames, internação hospitalar e demais procedimentos necessários para manutenção da saúde em tempo razoável. Ser atendido com dignidade, respeito, atenção, de forma personalizada e com continuidade, em locais e condições adequadas”.

Durante a tarde permaneceu no local, uma equipe da Secretaria de Saúde e ministrou vacina contra a Influenza aos participantes dos grupos prioritários.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Indaiatuba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.