8/1/2013 - Indaiatuba - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba
Os funcionários da Secretaria da Família e do Bem Estar Social de Indaiatuba entre assessor, diretores, coordenadores e as gerentes sociais das cinco unidades dos Cras [Centro de Referencia da Assistência Social] e Creas [Centro de Referencia Especializada em Assistência Social] e jovens do Projovem realizaram no final de dezembro apresentação dos trabalhos de conclusão do Projeto Ambientação através da “TBP (Toyota Business Practices” - Toyota do Brasil), realizado entre março a dezembro/2012. O curso oferecido foi gratuitamente pela Toyota para apontar as soluções sustentáveis para diversas questões apresentadas no cotidiano e focados na sustentabilidade. Um dos principais resultados do curso foi à elaboração do fluxograma das atividades dos Centros de Referência de Assistência Social [CRAS].
O Secretário da Família e do Bem Estar Social Luiz Henrique Furaln explicou que os trabalhos apresentados durante a conclusão do curso. “Esta experiência possibilitou aos nossos profissionais esclarecer os problemas, estratificar o problema, estabelecer metas, analise a causa, definir as contramedidas e implementar, monitorar os resultados e processos, padronizar os processos bem sucedidos e objetivo final”.
Foram apresentados sete temas: Gerenciamento de Dados; Gestão dos Cras; “O papel da Família no Desenvolvimento da Pessoa com Deficiência” [Projeto Gente Eficiente]; Avaliação da Estatística para Gerenciar Planejamento das Ações do Centro de Referencia Especializado em Assistência Social [Creas]; Resíduos do Cras I- Jardim Oliveira Camargo [Coletivo Projovem], Energia Elétrica do Cras III- Parque Corolla [Coletivo Projovem] e Energia do Cras V – Jardim Morada do Sol [Projovem]. Foram responsáveis pela elaboração dos trabalhos: a Diretora do Departamento de Proteção Social Básica, Ana Paula Macerem, Assessora Edna Aparecida Canesin, Gerentes Sociais dos Cras I, II, IV, III e IV, Ana Márcia Penteia Bolarem, Rita de Cássia L. Meschiári, Marli Camargo de Andrade, Luciene Aparecida Peternela e Psicóloga Cras III, Mônica T. Soliani.
Furlan explicou que um dos trabalhos apresentados do “Gerenciamento de Dados” que o principal objetivo do fluxograma é a padronização dos métodos e os procedimentos das tarefas, facilitando a leitura e o entendimento dos técnicos em relação à sua rotina de atendimentos à população usuária dos Centros de Referência de Assistência Social [Cras].
“A criação do fluxograma foi fundamental para a simplificação e racionalização do trabalho, pois permite a compreensão e posterior otimização dos processos desenvolvidos. Possibilita ainda a comparação com o processo real, sendo um elemento chave no aperfeiçoamento do mesmo, facilita a comunicação entre os CRAS e determina como melhorar a atividade desenvolvida”.
A arte final já foi impressa em seis vias, um está fixada na recepção da Secretaria Municipal da Família e do Bem Estar Social e as demais nas recepções dos Cras I, II, III, IV e V.
Também outro destaque foi o trabalho realizado tema Energia Eletrica realizado pela equipes do Cras III e IV, visa a redução de 5% no consumo de energia, com medidas simples como desligar o monitor e computadores no horário de almoço.
O trabalho do Cras I do Jardim Oliveira Camargo foi a implementar gerenciamentos de residuos. Criação de procedimentos, controle sobre a coleta seletiva.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.