Sábado, 23 de Novembro de 2024

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

20/6/2013 - Indaiatuba - SP

Fundação Pró-Memória cria exposição virtual




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba

A Fundação Pró-Memória de Indaiatuba inicia na próxima semana uma série de exposições virtuais. O material será disponibilizado no www.facebook.com/FundacaoProMemoriaDeIndaiatuba e no site da http://www.promemoria.indaiatuba.sp.gov.br/. “É mais uma maneira de divulgar o acervo da Fundação e dessa forma facilitar o acesso da população a história de Indaiatuba. As exposições contemplarão o nosso museu o arquivo público”, comenta o superintendente do Pró-Memória, Carlos Gustavo Nóbrega de Jesus. “Conhecendo o nosso passado podemos projetar o nosso futuro”, acredita. “Atender a comunidade a partir do viés histórico-cultural, buscando divulgar e praticar a preservação do patrimônio histórico e a memória da cidade de Indaiatuba e da região, essa é a nossa missão”, afirma.
 
A primeira exposição virtual, que deverá ser colocada no ar na terça-feira (25), terá como tema as Fazendas. “Escolhemos material que mostra as fazendas da cidade e a sua importância para o município”, informa. “Estamos preparando um texto introdutório explicando o tema e contando um pouco da história da cidade”, completa.
 
HEMEROTECA
 
Ainda dentro da proposta de chegar ao público por meio das ferramentas virtuais, a Fundação Pró-Memória lançou em maio o catálogo digital da sua hemeroteca na página eletrônica na internet. Um link disponibilizado no site www.promemoria.indaiatuba.sp.gov.br facilita a consulta de edições de mais de cem veículos de comunicação, entre jornais, revistas e outros periódicos que compõem a hemeroteca do arquivo.
 
Através do catálogo é possível obter informações sobre o estado de conservação do periódico, os exemplares disponíveis, a periodicidade e a descrição do conteúdo. Entre eles há exemplares que trazem notícias de importantes fatos da história contemporânea do Brasil, como a edição datada de 04 de outubro de 1930 do jornal ‘A Federação’, de Porto Alegre (RS), que se refere à revolução de 1930, que culminou na posse de Getúlio Vargas como presidente da república. O jornal campineiro ‘A Defesa’ de 24 de agosto de 1954 traz a notícia do suicídio do então presidente. É possível encontrar ainda muitos periódicos indaiatubanos, como exemplares do ‘A Gazeta de Indaiatuba’, que circulou na década de 1950 e em 1957 teve o nome alterado para ‘Tribuna de Indaiá’, um dos principais veículos de comunicação da atualidade no município.
 
“A disponibilização do catálogo objetiva facilitar a pesquisa e democratizar o acesso à informação, possibilitando ao usuário condições de acessar o conteúdo da hemeroteca, direcionando seu trabalho para a pesquisa in loco. Quando concluirmos o processo de digitalização, a partir do guia o usuário terá acesso também ao conteúdo do veículo pela internet. É um grande avanço para o arquivo público do município”, certificou o superintendente da Fundação Pró-Memória, Carlos Gustavo Nóbrega de Jesus.
 
A criação dos catálogos eletrônicos faz parte de um projeto de democratização e ampliação do acesso à informação iniciado pela Fundação Pró-Memória de Indaiatuba este ano. Em abril foram retomadas ainda as visitas guiadas ao Arquivo Público Municipal, que podem ser agendadas inclusive no período noturno.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Indaiatuba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.