17/9/2013 - Indaiatuba - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba
Durante todo o mês de setembro, os grupos da Terceira Idade ligados ao Funssol (Fundo Social de Solidariedade) de Indaiatuba receberão orientações de dentistas do Departamento Odontológico da Secretaria Municipal de Saúde. As visitas são agendadas de acordo com o dia de reunião dos grupos e faz parte das atividades mensais promovidas pelo Funssol.
O objetivo é abordar temas como prevenção ao câncer bucal, pneumonia aspirativa e também passar orientações para que os avós possam ajudar a ensinar os netos a forma de escovação correta e os cuidados necessários para a prevenção de cáries. Para as palestras, a equipe do Departamento de Odontologia montou um material bastante ilustrativo, com fotos e vídeos sobre os temas.
Os dentistas já passaram pelos grupos Alegria de Viver (Sesi); Viver a Esperança (Sol-Sol); Raio de Sol (Parque Residencial Indaiá); Caminhando com Jesus (Jardim Oliveira Camargo); Amigos Para Sempre (XVI de Janeiro); Vivência (Clube da GM) e Vivendo e Aprendendo (Sanfli).
Nesta semana, entre os dias 9 e 11, a equipe atenderá os grupos Nova Vida (Centro Comunitário Castelo Branco); Irmãos Solidários (XII de Junho) e Melhor Idade Independente (Comunidade Independente).
Na próxima semana, entre nos dias 23 e 24, os dentistas estarão nos grupos Idade Dourada (Clube dos Aposentados); Aparecida Galvão (Vale do Sol) e Amor e Esperança (Igreja Candelária).
Orientações
Os participantes dos grupos estão aprendendo com a equipe do Departamento de Odontologia da Secretaria de Saúde que a boa higiene oral é uma maneira simples e barata para reduzir o risco de pneumonia em idosos. Pesquisas mostram que existe uma ligação entre as bactérias orais e a pneumonia aspirativa, que é de grande incidência, morbidade e mortalidade entre os idosos.
De acordo com a equipe, medidas como escovar os dentes no mínimo duas vezes por dia, o uso de fio dental, a limpeza da dentadura com produtos adequados, enxágue com agentes antibacterianos e visitas regulares ao dentista, são importantes para manter a saúde bucal. A boa saúde bucal é essencial em qualquer idade, mas na terceira idade, com o declínio orgânico agravado pelas doenças crônicas, ela é primordial para evitar complicações de saúde e também para melhorar a autoestima da pessoa.
Sobre o câncer bucal, o exame pode ser feito pela própria pessoa, consiste na avaliação da boca em busca de feridas, caroços, manchas e demais alterações que possam existir. Qualquer alteração encontrada deve ser avaliada por um dentista. Entre os principais fatores de risco para aparecimento do câncer bucal estão a falta de higienização bucal, a má alimentação, o tabagismo, o consumo abusivo de álcool e a exposição solar sem uso de protetores.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.