5/11/2013 - Indaiatuba - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba
O guarda municipal de 1ª Classe Claudio Donizete Rossetti, 54, com incentivo da direção organizou uma horta comunitária e cuida dela diariamente há um ano. Verduras, legumes e hortaliças são servidos no almoço e jantar dos guardas e doados. Todo o cultivo é procedido sem a utilização de agrotóxico.
Os oito canteiros comportam 450 mudas e a colheita acontece duas vezes ao dia. São utilizados substratos e adubo natural. O espaço já produziu cheiro verde, almeirão, rúcula, espinafre e pimenta-do-reino. Atualmente a horta está produzindo alface americana e crespa.
Rossetti é também voluntário no programa social da Secretaria de Defesa e Cidadania, “Educando para a Vida”. Ele formou as hortas comunitárias do projeto e utilizou sua experiência para ensinar as crianças a proceder o cultivo de forma adequada. No “Educando”, toda produção é doada às famílias das crianças e jovens que frequentam as atividades.
Na corporação há 21 anos, ele também é responsável pela manutenção e jardinagem de toda a Sede. Antes, prestou 20 anos de serviço no Corpo de Bombeiros. Durante todo esse tempo presenciou desastres e cenas inesquecíveis. “Era um trabalho árduo, em que lidávamos com a morte diariamente. Cheguei a presenciar acidentes trágicos com pessoas decapitadas em acidentes de carro”, conta Rossetti.
Devido à intensidade psicológica das experiências, o guarda passa atualmente por um processo de readaptação. Para colaborar com a corporação, durante esse período, decidiu cuidar da horta, da jardinagem e da manutenção da Sede da GM.
“Eu já trabalhei na roça e procurei trazer minha experiência para auxiliar a nossa equipe. É uma forma de me manter ativo, além de ser uma atividade muito gratificante”, comenta ele.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.