Domingo, 24 de Novembro de 2024

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

29/11/2012 - Indaiatuba - SP

Horta terapêutica do CAPS AD é contemplada com recurso do Ministério da Saúde




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba

O projeto ‘Horta Terapêutica’ do Caps AD (Centro de Atenção Psicossocial em Álcool e Drogas), vinculado à Secretaria de Saúde de Indaiatuba, será contemplado pelo Ministério da Saúde com um recurso no valor de R$ 15 mil por meio da 3ª Chamada de Seleção de Projetos de Reabilitação Psicossocial: Trabalho, Cultura e Inclusão Social na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). A lista de projetos aprovados foi divulgada nesta semana.

Do total de 392 trabalhos inscritos, 198 foram selecionados pela comissão de seleção, que considerou aspectos como: atuação em consonância com as diretrizes das Leis 10.216 ou 9.867 (dispõe sobre a proteção e direito das pessoas portadoras de transtornos mentais e sobre a criação de cooperativas sociais visando à integração dos cidadãos, respectivamente); contemplação como beneficiários do projeto pessoas com história de internação de longa permanência; Rede de Atenção Psicossocial com pontos diversificados de atenção em seu território; estratégias para sustentabilidade do projeto; entre outros.

Segundo a coordenadora do Caps AD, Eliana da Rocha Paliarin Quilici, o recurso proveniente do Ministério da Saúde será investido na construção de uma estufa para o cultivo das mudas, na implantação de sistema de irrigação e também no início do trabalho de jardinagem. “Os pacientes que atuam na horta terapêutica, são, em sua maioria, pessoas que recebiam atendimento no Caps, mas tinham recaídas freqüentes. Com o início da atividade na horta, esses mesmos pacientes hoje estão abstinentes. É um projeto que está apresentando resultados muito positivos na recuperação dos dependentes químicos”, salientou. Na horta terapêutica são cultivados organicamente hortaliças como alface, couve, rúcula e temperos, todos comercializados ao custo de R$ 1,00.

Melhorias

A mudança do espaço físico do Caps AD para o novo endereço, ocorrida em julho, propiciou o desenvolvimento de mais atividades voltadas para a recuperação dos assistidos, como, prática esportiva em espaço adequado, oficina de mosaico, grupo de reflexão, sala de TV e refeitório.

O local, que conta com uma área total de 684,72m², está recebendo adaptações necessárias para que seja transformado em Caps AD III – 24 horas. O novo serviço funcionará diariamente (inclusive nos finais de semana e feriados) fazendo o acolhimento de novos pacientes e atendendo dependentes químicos em tratamento e seus familiares, e permitirá inclusive, a permanência de um mesmo paciente no acolhimento noturno no período de até 14 dias. Recentemente foram implantados os oito leitos para internação, sendo cinco masculinos e três femininos.

O Caps AD funciona na Avenida Presidente Vargas, 890, Cidade Nova (antiga Casa do Caminho). Mais informações pelo telefone: (19) 3816-7878.

 

 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Indaiatuba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.