28/8/2013 - Indaiatuba - SP

Prefeitura inicia a Elaboração do Plano de Educação com evento no Ciaei

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba

A Prefeitura de Indaiatuba por meio da Secretaria de Educação realizou na noite de terça-feira (27) no Ciaei (Centro Integrado de Apoio a Educação de Indaiatuba) a abertura oficial de Elaboração do Plano Municipal de Educação e constituição das Câmaras temáticas. O evento teve objetivo de apresentar o que é o Plano de Educação e convidar a população para a participação na elaboração o qual irá nortear as diretrizes e metas educacionais de Indaiatuba por 10 anos.
 
Na ocasião esteve presente o prefeito em exercício de Indaiatuba, dr. Antônio Carlos Pinheiro (PTB); a secretária da pasta, Rita de Cássia Trasferetti; os vereadores da Câmara de Indaiatuba; Antônio Sposito Júnior (o Toco da Croissant); Massao Kanesaki e Maurício Baroni. Também compareceu a comissão de elaboração do Plano, formada por: Deize Clotilde Barnané; Neuci Lobo Costa; Evani Perez e Maria Helena Costa da Silva.
 
Iniciando o evento a secretária de Educação, cumprimentou a mesa de autoridades e todos os presentes, ressaltando a importância do Plano. “É com muita alegria que recebemos a todos sabemos da importância da educação para o desenvolvimento da sociedade. O segredo do sucesso na elaboração do plano educacional de Indaiatuba é a participação de diversos setores. Quero agradecer ao professor Ismael que irá prestar assessoria na elaboração e agradecer também a Comissão que iniciou o trabalho em 2012 até chegar aqui. Hoje também vamos constituir as Câmaras Temáticas e convidar a cada um para se estabelecer em um tema e contribuir para a formação do Plano que passará por votação na Câmara dos vereadores e a partir daí irá estabelecer a educação para os próximos 10 anos”, explica Rita.
 
Na sequência falou o vereador Massao Kanesaki. “Mais uma vez estou participando do evento da educação e venho para apoiar o plano que irá tornar a educação mais forte em Indaiatuba, visto que a nossa estrutura já é um motivo de orgulho”. Em continuidade a abertura do evento, Deize Barnabé, falou em nome da Comissão. “Desde o ano passado estamos nos reunindo, vendo as diretrizes e acompanhando os planos pelo Brasil. Essa é uma data importante, esperamos que o plano municipal tenha a participação de todos interessados”, ressalta
 
O prefeito em exercício dr. Pinheiro também fez uso da palavra. “A preocupação do prefeito Reinaldo Nogueira (PMDB) é de acompanhar o trabalho da educação e proporcionar qualidade. Não tenho dúvida que hoje é a arrancada em busca da excelência da educação de Indaiatuba e isso depende da participação de todos envolvidos na educação. Recebemos diversos elogios referentes a educação e queremos dar um passo avante e vamos alcançar a excelência”, completa dr. Pinheiro.
 
Dando início a palestra o professor Ismael Bravo que é Doutor e Mestre pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), ressaltou “Queria agradecer a presença de todos que se colocaram à disposição para participar da elaboração deste Plano. Acompanho a história da educação de Indaiatuba e só tenho agradecer pelo desafio profissional de construir todo esse trabalho. Queria que todas as prefeituras tivessem uma estrutura como essa. A gestão participativa é muito importante, pois todos nós temos um papel de educador”, salienta. Ao final da palestra foram formadas as Câmaras Temáticas.
 
O plano será elaborado por meio de nove Câmaras Temáticas, sendo: Educação Infantil; Ensino Fundamental; EJA (Educação para Jovens e Adultos); Educação Especial; Educação Profissional; Tecnologia Educacional; Formação e valorização dos trabalhadores da Educação; Financiamento e Gestão da Educação e Qualidade da Educação – Avaliação. Após a formação do plano o mesmo passará por aprovação dos vereadores da Câmara Municipal de Indaiatuba o qual, se aprovado, irá virar Lei Municipal.
 
Ismael Bravo
 
De Promissão (SP), três filhos, casado, filho de motorista de caminhão e costureira. Na lida pela educação doutor e mestre pela Unicamp. Professor Pesquisador e Diretor Presidente do Instituto de Pesquisa e Extensão em Educação IPqEx. Assessor da FAPESP. Avaliador Institucional do INEP/MEC. Consultor Avaliador /Especialista do CEE/SP. Pesquisador Convidado do LAGE - Laboratório de Gestão Educacional - FE/UNICAMP. Diretor da Campos & Bravo Soluções Organizacionais. Assessor e consultor em políticas de educação e sistemas educativos no setor público e privado, tendo atuado em organização transnacional classe mundial em gestão. Prêmio Instituto Unibanco de Gestão Escolar - 1º colocado. LIVROS PUBLICADOS: Gestão Educacional no Contexto Municipal. Editora Alínea, 2011. Gestão de Qualidade em Tempos de Mudanças. 3ª ed. Revisada, Editora Alínea, 2010. Gestão Educacional no Contexto da Territorialização. Campinas (SP): Alínea e São Paulo (SP): Fapesp, 2007. Coautor. In: Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável Volume 1: Construção da Proposta Pedagógica. Embrapa e Editora Globo, 2004. Coautor. In: Descentralização, Municipalização e Políticas Educativas. Editora Alínea, 2001. Alunos de Bom-Senso. Produção independente. Cidadãos de Bom-Senso. Produção independente.