29/11/2012 - Indaiatuba - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba
Indaiatuba oficializou nesta quarta (28) sua adesão ao Programa São Paulo Amigo do Idoso, iniciativa do Governo do Estado de São Paulo voltada à proteção, educação, saúde e participação da população acima de 60 anos. A assinatura do convênio aconteceu durante evento no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, e contou com a presença do deputado estadual Rogério Nogueira (PDT), do vice-prefeito dr. Antonio Carlos Pinheiro (PTB), que representou o prefeito Reinaldo Nogueira (PMDB), e do governador Geraldo Alckmin, além de um grupo de representantes da terceira idade de Indaiatuba. O primeiro projeto será a implantação de um Centro Dia do Idoso na cidade, com terreno e recursos humanos cedidos pela Prefeitura e estrutura e equipamentos custeados por investimentos do Estado no valor de R$ 500 mil, provenientes da Secretaria de Desenvolvimento Social. O público alvo são idosos semi dependentes, que apresentam limitações para o desenvolvimento das atividades da vida diária e que, devido às suas carências familiares e funcionais, não podem ser assistidos durante o dia em seus próprios domicílios, recebendo atenção durante o período diurno e retornando para suas casas ao final do dia.
O programa prevê ainda o fornecimento de selos de certificação, em três níveis, aos municípios que atenderem a determinados critérios e ações obrigatórias. Após assinar o termo de adesão, o município deve implementar, no prazo de um ano, sete ações consideradas obrigatórias para a obtenção do selo inicial, muitas delas inclusive já adotadas por Indaiatuba, como a criação de um Conselho Municipal do Idoso, ações de promoção de saúde, cobertura vacinal e acessibilidade ao transporte público.
“A adesão de Indaiatuba ao programa vem complementar o esforço do prefeito Reinaldo Nogueira e do deputado Rogério Nogueira em trazer cada vez mais benefícios à população idosa do município”, destacou o vice-prefeito Dr. Antonio Pinheiro. “Esta cerimônia no Palácio dos Bandeirantes é muito significativa, uma vez que concretiza a aspiração dos gestores e das pessoas de terceira idade, tornando realidade ações que irão de fato proporcionar melhor qualidade de vida”, completou.
Sobre o Programa São Paulo Amigo do Idoso
O Programa São Paulo Amigo do Idoso baseia-se no conceito de “Envelhecimento Ativo” da Organização Mundial de Saúde (OMS): independência, participação, assistência, autorrealização e dignidade. Para o Governo do Estado de São Paulo, promover um envelhecimento ativo significa oferecer à população com mais de 60 anos a oportunidade de conviver em sociedade, o direito de demonstrar suas opiniões, tomar decisões políticas, circular pela cidade, consumir arte e cultura, se relacionar, e ter saúde física e mental.
O projeto se realiza intersecretarias e se baseia em quatro pilares de atuação:
1) Proteção - Ações e Projetos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social. Construção de equipamentos municipais como os Centros Dia do Idoso e Centros de Convivência do Idoso
2) Educação - Ações e Projetos da Secretaria de Estado de Educação. Centros de ensino e pesquisa para formulação de Recursos Humanos especializados; Cursos de graduação e pós-graduação em Gerontologia, na USP Leste e na Faculdade de Medicina da USP; Universidade Aberta à Terceira Idade e Inclusão Digital.
3) Saúde - Ações e Projetos da Secretaria de Estado da Saúde. Centros de Referência do Idoso- CRI; Laboratório Centro Dia do Idoso USP Leste- LCDI; Hospitais de Cuidados Continuados.
4) Participação - Ações e Projetos das Secretarias de Estado de Turismo e de Esporte, Lazer e Juventude. Melhor Viagem SP. Carteirinha Melhor Idade Ativa.
Para envolver os diversos setores da sociedade, o Programa criou o Selo Amigo do Idoso, uma certificação que será oferecida a municípios, órgãos estaduais da Administração Direta e Indireta, e entidades públicas e da sociedade civil que desenvolvam ações dentro dos quatro pilares do envelhecimento ativo. No âmbito estadual, a iniciativa também contará com a união dos esforços de diversas Secretarias e Órgãos Estatais, formando a Comissão Intersecretarial do Programa. Juntamente com o Conselho Estadual do Idoso, essa comissão potencializará as ações já em curso, implementará novas ações, acompanhará seus resultados e certificará instituições com o Selo Amigo do Idoso.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.