14/8/2015 - Indaiatuba - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba
A Secretaria de Saúde de Indaiatuba realizará a campanha de vacinação contra a poliomielite, que começa neste sábado (15) e vai até o dia 31. Até o fim de agosto, a meta é imunizar 12.457 crianças de crianças com idade entre 6 meses e 5 anos incompletos. A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença provocada por vírus que afeta o sistema nervoso e pode levar à paralisia irreversível. No sábado, a Saúde atenderá em todas as 15 Unidades de Saúde e polos de Programa Saúde da Família (PSF) das 8h às 17h. Também haverá apenas a vacina de gotinha no Rotary Club (Casa da Amizade na Avenida Itororó das 8h às 17h). Durante a semana, as Unidades atenderão dentro do horário das salas de vacina. A campanha de 2015, com o lema “você é o protetor do seu filho”.
A diretora da Vigilância em Saúde Rita de Cássia Jiampaulo Ferraz Vaz explicou que as crianças forem se vacinar contra pólio poderão receber outras vacinas para atualizar suas cadernetas de vacinação, entre elas a vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba e é destinada a crianças com idade entre 1 e 5 anos incompletos.
Este foi o tema da reunião realizada na terça-feira, dia 11, no Auditório da Prefeitura pela Vigilância Epidemiológica com as enfermeiras e técnicas de salas de vacina para explicar a dinâmica da campanha contra a Poliomielite de 2015 e também todas as orientações técnicas.
A técnica de enfermagem e responsável pelo programa de imunização da Saúde, Renata Marciano explicou que a vacina em gotinhas não vale para as duas primeiras doses, aplicadas aos 2 e 4 meses de vida. “Nestes casos, é usada a Vacina Inativada da Poliomielite (VIP), que é injetável. Ela não integra o foco da campanha, mas pode ser aplicada durante esse período. Além das vacinas injetáveis aos 2 e 4 meses de idade, as doses orais devem ser administradas aos 6 meses, 15 meses e 4 anos de vida da criança. Essas etapas entram na "vacinação de rotina", que não depende das campanhas anuais de vacinação. Mesmo que a criança esteja com a vacina em dia, é necessário que os pais e responsáveis levem seus filhos para tomar a gotinha contra a Poliomielite”.
Renata ressaltou que as crianças que, mesmo na faixa etária da campanha, nunca foram vacinadas também não devem receber as gotinhas antes da dose injetável. Para que essa informação seja verificada, a Saúde solicita aos pais levem as cadernetas de vacinação a Unidade de Saúde. “Quando uma criança com calendário não iniciado comparece às Unidades o cronograma é adotado normalmente. Ou seja, ela vai receber a primeira vacina injetável naquele dia, a segunda dali a dois meses, e aí vai cumprindo calendário”, explica.
Atualmente, o Brasil está livre da doença, mas a vacinação é fundamental para manter o vírus fora do país. O último caso no país foi registrado há 26 anos.
Entre 2013 e 2014, nove países registraram casos da doença: Afeganistão, Nigéria, Paquistão, Somália, Guiné Equatorial, Iraque, Camarões, Síria e Etiópia.
Indaiatuba tem 1.488 crianças menores de seis meses, 2.975 crianças de seis meses a 1 ano, 2.659 de dois anos, 2.657 de 3 anos e 2.678 de 4 anos, onze meses e 29 dias.
Unidades de Saúde que realizarão a Campanha contra Poliomielite
1-Hospital Dia - Avenida Visconde de Indaiatuba, 199, Parque Boa Esperança;
2- UBS II- Cecap - Praça Vital barnabé, S/Nº;
3- UBS IV- (Morada do Sol) Rua Hélio Pistoni, S/Nº, Jardim Morada do Sol;
4- UBS V (Itaici) - à Rua Joaquim Pedroso Alvarenga, nº 5, ao lado do pátio da antiga Estação de Trem de Itaici;
5- UBS VII- (Antigo Ambulatório da Mulher) – Rua Jose de Campos, 709, Jardim Morada do Sol
6- UBS IX (Central) - Praça Scyllas Leite Sampaio (Rua São Carlos, 585), Vila Teler;
7- UBS X (Jardim Califórnia) - Rua Basílio Martins, S/Nº Jardim Califórnia;
8- UBS XI (João Pioli) - Avenida Manoel Ruz Peres, S/Nº, S/Nº, Jardim João Pioli;
9- PSF Parque Indaiá - Rua Cristiano Selleguin, 33, Parque Residencial Indaiá;
10- PSF Jardim Oliveira Camargo, Rua Yorico Gonçalves, S/Nº, Jardim Oliveira Camargo;
11- PSF Carlos Aldrovandi, Rua Ângelo Berteli Neto, 1.000, Jardim Aldrovandi;
12- PSF Parque Corolla, Rua Nelson Nazário, 80, Jardim Morada do Sol;
13- PSF Jardim Brasil, Rua Lourenço Martins do Amaral, 241, Jardim Brasil;
14- PSF Jardim do Sol, Rua Domingos Casagrande, 107, Jardim Mercedes;
15- PSF Itamaracá, Rua Romário Capossoli, 86, Jardim Itamaracá;
16- Rotary Clube- Casa da Amizade- Avenida Itororó (apenas poliomielite para crianças de seis meses a quatro anos, 11 meses e 29 dias-( das 8h ás 17h)
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.