Sábado, 23 de Novembro de 2024

Super DOGUS - Completo

Mais lidas da semana

15/5/2014 - Indaiatuba - SP

Indaiatuba recebe técnicos do Ministério da Educação para processo de implantação do curso de medicina




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba

Três técnicos da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior, do Ministério da Educação estiveram em Indaiatuba entre nos dias 8 e 9 de maio. O objetivo foi cumprir mais uma etapa do processo para implantação do curso de medicina em Indaiatuba. A visita serviu para avaliar a estrutura de saúde existente na cidade, como hospitais, Unidades Básicas de Saúde e Pronto Atendimento, além da faculdade candidata a sediar o curso. No primeiro dia de trabalho, a equipe foi recepcionada pelo secretário de Saúde, José Roberto Stefani e sua equipe técnica e pelo presidente do Conselho Municipal de Saúde, Luiz Carlos Medeiros de Paula e conselheiros municipais.

O secretário de Saúde entregou aos técnicos uma cópia do Planejamento Estratégico da Saúde (gestão 209-2013) e fez uma apresentação e destacou que a equipe em 2009, realizou o estudo e todos os levantamentos do SUS em Indaiatuba, avaliação e adequação do município na RMC, Pacto de Saúde. ?Fizemos um planejamento simples com toda descrição da rede com os pontos fortes e fracos, critérios, diretrizes com metas e ações. Com a gestão analisada e na época percebemos que o nosso problema estava na atenção básica?.

José Roberto destacou as fontes dos recursos aplicados no município com construção e ampliações de Unidades principalmente de Atenção Básica. ?Criamos as Unidades do Jardim Califórnia, Corolla e João Pioli, fizemos um novo Pronto Socorro do Haoc, implantamos a UPA do Jardim Morada do Sol e no andar superior funciona o Centro de Especialidades da Mulher e da Criança. A ampliação do jardim Brasil, ampliação do Aldrovandi com recursos metropolitanos, construção de Itaici com verba federal e verba do Renova SUS para a construção da UBS Itamaracá. Aumento principalmente das equipes de medicina da família?.

Durante a apresentação, o secretário foi questionado em vários momentos se o município era gestor pleno em Vigilância Sanitária, atendimento de média e alta complexidade, números de leitos, UTI, UTI neo natal assistência farmacêutica e o perfil econômico de Indaiatuba.

A representante do Ministério da Educação, Alzira Jorge, parabenizou o município pelo planejamento, destacou que o diagnóstico do território é fundamental. Ela declarou que encontrou um município organizado e bem cuidado e a pergunta foi direta para o presidente do CMS, Luiz Medeiros como é relacionamento do Conselho com a Secretaria de Saúde.

Luiz Medeiros ressaltou que há nove meses atua como presidente e o seu papel não é ser oposição e sim o controle social. ?O CMS tem 11 comissões e discutimos e avaliamos todos os setores da Saúde, realizamos as reuniões plenárias exclusivas para deliberações da prestação de contas da Saúde e também as audiências públicas. Trabalhamos de manhã, tarde, noite, final de semana e até em feriados e o nosso objetivo é exclusivamente em prol da população e do SUS?.

Após a conversa os técnicos acompanhados pelos representantes de Indaiatuba iniciaram a visita pela rede de Saúde. No primeiro dia os técnicos conheceram a UPA, UBS Parque Corolla, UBS do Jardim Oliveira Camargo e Hospital Augusto de Oliveira Camargo (Haoc)e Hospital de Jaguariúna. No segundo dia, os técnicos visitaram a UBS IX (Central), Hospital Dia (Especialidades) e permaneceram na sede da Secretaria de Saúde avaliando todos os documentos, projetos, plantas, produção e convênios.

Esteve em Indaiatuba, Joe Luiz V. G. Novo (Ginecologista); Alzira O. Jorge (Médica Sanitarista); Ângela Regina M. Weinmann (Pediatra) e o observador do Ministério da Saúde, o representante do Conselho Nacional de Saúde, José Naum Mesquita.

Na visita do Hospital Augusto de Oliveira Camargo, a equipe foi recepcionada pelo médico e diretor técnico do Haoc, José Carlos Ribeiro da Motta; o secretário de Saúde, José Roberto Stefani; o médico de Família, Tiago Gomes da Silva, e parte da sua equipe de Gestão a enfermeira e a coordenadora da Atenção Básica, Fátima Maia e o dentista Eric Garcia; representantes da Faculdade Max Planck, Elisandra Vilella, Ana Claudia Almeida e o Diretor Acadêmico professor José Carlos Pacheco Coimbra.

Após esta avaliação in loco pela equipe do MEC, será divulgado ainda neste semestre o resultado final da pré-seleção de municípios.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Indaiatuba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.