Sábado, 23 de Novembro de 2024

Super DOGUS - Completo

Mais lidas da semana

16/5/2014 - Indaiatuba - SP

Indaiatuba sediou capacitação da Undime com a palestrante Regina Shudo




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba

A Prefeitura de Indaiatuba por meio da Secretaria de Educação recebeu na terça-feira (14) cerca de 150 profissionais de educação da RMC (Região Metropolitana de Campinas) para a Capacitação da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) com o tema: Articulação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e a Construção do Projeto Político Pedagógico, com a palestrante Regina Shudo. O encontro aconteceu no auditório do Paço Municipal.

A secretária de Educação de Indaiatuba e coordenadora da Câmara Temática de Educação da RMC, Rita de Cássia Trasferetti, representou o prefeito Reinaldo Nogueira (PMDB) durante o evento; também compareceu a diretora financeira da Undime e secretária de Educação de Pereira Barreto, Marinalba da Glória Carneiro; o consultor educacional da empresa, Futuro Evento, Paulo Ferraz; o representante da Editora Positivo, Marcelo Petrarchi e o representante da empresa Pimpão Brinquedos e Materiais Pedagógicos, José Ribeiro do Carmo, o qual apoiou o evento.

A representante da Undime realizou a abertura da capacitação. ?Esse é um momento feliz para ouvir sobre a educação infantil, em nome da Undime agradeço o convite dessa atitude pioneira na formação do profissional de educação do interior. É prazer ouvir os conhecimentos da Regina, pois estamos sempre aprendendo. Quero agradecer a Rita que sempre esta envolvida com a Undime buscando mecanismos para melhorar a educação da cidade e da região?, diz Marinalba.

A secretária de Educação de Indaiatuba falou em nome do prefeito Reinaldo Nogueira. ?Quero agradecer a presença de todos em nome do nosso prefeito e dizer que é um esforço da Undime em realizar capacitações de qualidade como essa. Falar sobre o currículo da educação infantil é importantíssimo e não podemos esquecer isto. Pois o período mais importante na educação da criança é o ensino infantil e se temos metas no Ensino Fundamental temos que preparar a criança no Ensino Infantil. É uma tarefa difícil, temos sempre o contexto familiar dos alunos, mas nos dedicamos para isso e tenho certeza que a educação será melhor ainda a partir de hoje?, salienta Rita.

A palestrante Regina Shudo é Pedagoga e Pós-Graduada em Metodologia de Ensino, com experiência na área educacional há mais de 27 anos. Foi Professora, Coordenadora e Diretora de instituições de ensino e Docente em Universidades. Atualmente é Consultora para redes de ensino e Palestrante em congressos nacionais e internacionais. Autora de livros didáticos na área da educação infantil e alfabetização.

O tema ministrado foi ?Articulação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e a Construção do Projeto Político Pedagógico? que aconteceu em dois turnos das 9h30 às 11h30 e das 13h às 15h.

De acordo com Regina Shudo o trabalho foi direcionado aos secretários de Educação e equipes diretivas da RMC para discutir como articular as diretrizes nacionais da educação infantil e a construção de projetos pedagógicos acolhendo a legislação em que os municípios devem atender obrigatoriamente as crianças de 4 e 5 anos e 50% das crianças de 0 a 3 anos.

?Os municípios tem ampliado as vagas conforme é possível, mas é preciso viabilizar uma proposta pedagógica, para que essas crianças não fiquem na creche apenas para ser cuidadas, mas sim que tenham uma educação de qualidade, o que é chamado de qualidade social?, explica Regina. Durante a palestra foi apontado os fatores da qualidade social que devem estar implícitos na proposta pedagógica. ?Hoje estamos vivendo no Brasil um momento de transição entre o ato de cuidar e o ato de educar. É preciso ter professores bem preparados para estimular o desenvolvimento da criança, pois a Educação Infantil é a fase mais importante da vida do ser humano?, completa.

Alguns dos fatores abordados por Regina Shudo são: fortalecimento da identidade da Educação Infantil; o que desejamos da criança como um adulto no futuro; o trabalho da concepção de homem; sociedade e mundo. ?Se queremos um ser, mais crítico e pensante é preciso que tudo isso esteja previsto na proposta e na prática do professor. Não esquecendo que na infância os dois eixos principais são brincadeira e interação e tem que ser garantido, pois a brincadeira garante a aprendizagem e o desenvolvimento da criança para ela ter uma condição potencial de frequentar um bom Ensino Fundamental. Melhorar hoje a qualidade da educação Brasileira depende do trabalho feito na Educação Infantil, por isso os municípios precisam se debruçar na discussão dessa proposta pedagógica?, conclui Regina.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Indaiatuba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.