30/4/2013 - Indaiatuba - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba
A Prefeitura Municipal de Indaiatuba apresentou nesta terça-feira, dia 30 de abril, o projeto Indaiatuba Sustentável, uma iniciativa do município voltada para a promoção da cultura como instrumento de educação para a sustentabilidade.
Aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, Lei Rouanet, e patrocinado pela MANN+HUMMEL Brasil, a programação do Indaiatuba Sustentável acontece de 07 de maio a 28 de junho com atividades que fortalecem o engajamento socioambiental e cultural no município para a construção de uma cidade mais humana e com qualidade de vida. Toda programação será gratuita.
De acordo com o Prefeito de Indaiatuba, Reinaldo Nogueira (PMDB), a iniciativa está alinhada com a política de desenvolvimento sustentável do município. “Nossa cidade foi considerada a melhor do Brasil para se viver, de acordo com pesquisa de desenvolvimento municipal, realizada pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN). Mesmo assim, entendemos que o desenvolvimento de uma cidade sustentável deve ser contínuo e, sempre que possível, aprimorado. Nesse sentido, o Indaiatuba Sustentável torna-se um instrumento de grande valor para a busca desse objetivo”, disse o prefeito.
Para Érica Ruesch, Coordenadora de Desenvolvimento, Comunicação e Responsabilidade Social da empresa MANN+HUMMEL Brasil, “O termo sustentabilidade, apesar de muito utilizado nos últimos anos, ainda é pouco compreendido. Mais do que proteger o meio ambiente, ser sustentável significa também promover inclusão e desenvolvimento social e crescimento econômico. O grande desafio, contudo, é manter o foco e o equilíbrio entre os três pilares: planeta, pessoas e lucro – seja em casa, na empresa ou na cidade. As parcerias são importantes e a abertura para o diálogo permitirá que diferentes pontos de vista sejam compartilhados e a ideia da sustentabilidade, amadurecida”.
Promovendo a cultura como instrumento de educação para a sustentabilidade, sua programação contempla diversas atividades, como oficinas, fórum de debates, exposição e shows artísticos. Para a Secretária de Educação, Rita de Cássia Trasferetti, “O Indaiatuba Sustentável é uma oportunidade que a cidade tem de promover atividades educadoras que permitam o entendimento da população sobre o seu papel enquanto protagonista para a construção de uma cidade melhor e com qualidade de vida”.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:
OFICINA DE FOTOGRAFIA E CONSUMO CONSCIENTE
7 de maio, terça, das 19h às 22h
Local: Novo Centro Cultural
Av. Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, nº 5924, Jardim Morada do Sol
Indaiatuba-SP
Como a fotografia pode agenciar novos olhares sobre o consumo e a cidade?
Conteúdo
• Consumo consciente: o que é como praticar no dia-a-dia?
• Escrever com a luz: breve histórico e diferentes tipos de fotografia.
• Elementos básicos da linguagem fotográfica: enquadramento, composição, perspectiva, luz, sombra e contraste.
Número de vagas: 40
Inscrições pelo site www.indaiatubasustentavel.com.br, e-mail oficinas@indaiatubasustentavel.com.br ou telefone 19 3256-7505.
OFICINA DE FOTOGRAFIA E ORÇAMENTO FAMILIAR
14 de maio, terça, das 19h às 22h
Local: Novo Centro Cultural
Av. Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, nº 5924, Jardim Morada do Sol
Indaiatuba-SP
Como podemos sensibilizar as famílias a adotarem atitudes mais sustentáveis?
Conteúdo
• Orçamento familiar: de onde vem e para onde vai o dinheiro da família? • Economia e sustentabilidade na prática.
• Escrever com a luz: breve histórico e diferentes tipos de fotografia.
• Elementos básicos da linguagem fotográfica: enquadramento, composição, perspectiva, luz, sombra e contraste.
Número de vagas: 40
Inscrições pelo site www.indaiatubasustentavel.com.br, e-mail oficinas@indaiatubasustentavel.com.br ou telefone 19 3256-7505.
LANÇAMENTO DO INDAIATUBA SUSTENTÁVEL (DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE)
5 de junho, às 19h30, na Sala Acrísio de Camargo – CIAEI
EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA: AMAZÔNIA, CIDADES E MEIO AMBIENTE
De 5 a 28 junho | Foyer da Sala Acrísio de Camargo – CIAEI
A exposição apresenta parte das obras do premiado fotógrafo catarinense Araquém Alcântara. Reconhecido como “Colecionador de Mundos”, usa a fotografia como uma arma do conhecimento e como um instrumento de documentar aquilo que deveria ser eterno. Considerado um dos maiores expoentes da fotografia ecológica no país e no mundo, seu trabalho materializa a representação da natureza, traduzindo a oposição entre homem e natureza. Livre. Gratuito.
SHOW MUSICAL: ORQUESTRA FILARMÔNICA DE VIOLA CAIPIRA DE CAMPINAS
05 de junho, quarta-feira, às 19h30, na Sala Acrísio de Camargo - CIAEI
A Filarmônica concretiza o sonho de todas as pessoas que saíram do interior e vieram para os grandes centros: viver numa cidade grande sem perder suas raízes, sem esquecer seus sonhos.
O show traz releituras de clássicos da autêntica música caipira como “Chico Mineiro”, “Você Vai Gostar (Casinha Branca)”, “Cana Verde”, “A Coisa Tá Feia”, entre outros. Ao mesmo tempo, o grupo inova ao passear por outras vertentes da música brasileira com obras de Tom Jobim, Hermeto Paschoal e Elomar, além de composições inéditas de integrantes do grupo. Livre. Gratuito.
FÓRUM DE DEBATES: DIÁLOGOS COM A SUSTENTABILIDADE
13 de junho, quinta-feira, às 19h30, na Sala Acrísio Camargo - CIAEI
Hoje, mais do que nunca as cidades, grandes ou pequenas, dispõe de inúmeras possibilidade educadoras, mas podem ser igualmente sujeitas a forças e inércias deseducadoras.
Agente educativo permanente e plural, as cidades podem contrariar estes fatores deseducativos a partir do aprendizado, da troca, da partilha de experiências e, por consequência, enriquecer a vida de seus habitantes.
O painel, mediado por Ana Carla Fonseca, com participação de Carlos Rodrigues Brandão e Maurício Broinizi Pereira, pretende dialogar sobre a qualidade de vida, ações e soluções para o desenvolvimento de cidades educadoras, criativas e sustentáveis. Livre. Gratuito. Entrega de certificado.
Ana Carla Fonseca Administradora Pública (FGV), Economista, Mestre em Administração e Doutora em Urbanismo (USP). Assessora para a ONU, é sócia-diretora da Garimpo de Soluções, empresa pioneira em economia da cultura, economia criativa, cidades criativas e desenvolvimento.
Carlos Rodrigues Brandão Professor titular aposentado da Unicamp. É professor do corpo docente do Doutorado em Ambiente e Sociedade do NEPAM/IFCH da UNICAMP. Especialista nas áreas de cultura, cultura popular, educação popular, educação ambiental.
Maurício Broinizi Pereira Coordenador da Secretaria Executiva da Rede Nossa São Paulo, Secretario Executivo da Rede Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis e doutor em História Econômica pela USP.
SHOW MUSICAL - BARBATUQUES
28 de junho, sexta-feira, às 19h30, na Sala Acrísio de Camargo - CIAEI
O espetáculo infantil do Núcleo Barba tuques é uma jornada através de sons e movimentos, uma experiência musical inventiva que brinca com o corpo da cabeça aos pés. Reflete a espontaneidade da infância e a naturalidade com que a criança brinca com o corpo e suas possibilidades.
Tum Pá traz canções inéditas produzidas pelo grupo e outras que fazem parte da cultura popular em versões originais e inusitadas, valorizando a música brasileira. Oito músicos em cena transformam efeitos vocais e sons corporais em ritmos e melodias. L Gratuito
SOBRE O PROJETO INDAIATUBA SUSTENTÁVEL
Paralelamente às suas funções tradicionais (econômica, política e de prestação de serviços), as cidades devem exercer e desenvolver a formação de todos os seus cidadãos, principalmente, de crianças e jovens, mas com a vontade decidida de incorporar pessoas de todas as idades, numa formação ao longo da vida.
Baseado na Carta das Cidades Educadoras, originada no 1° Congresso Internacional das Cidades Educadoras, em novembro de 1990, na cidade da Barcelona; e no Programa Municípios Educadores Sustentáveis, do Ministério do Meio Ambiente, o projeto Indaiatuba Sustentável será um espaço de promoção da sustentabilidade socioambiental por meio da educação e da cultura no município de Indaiatuba.
Uma plataforma de atividades que atende aos grandes desafios das cidades no século XXI: primeiro, investir na educação de cada pessoa, de maneira a que esta seja cada vez mais capaz de exprimir, afirmar e desenvolver o seu potencial humano, assim como a sua singularidade, a sua criatividade e a sua responsabilidade. Segundo, promover as condições de plena igualdade para que todos possam sentir-se respeitados e serem respeitadores, capazes de diálogo.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.