Sábado, 23 de Novembro de 2024

Super DOGUS - Completo

Mais lidas da semana

22/10/2013 - Indaiatuba - SP

Jornalistas visitam canteiro de obras da Barragem do Rio Capivari-Mirim




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba

Terça-feira (22), o prefeito Reinaldo Nogueira (PMDB) e o superintendente do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgotos), engenheiro agrônomo Nilson Alcides Gaspar, receberam os jornalistas dos principais veículos de comunicação da cidade e região, no canteiro de obras da Barragem do Rio Capivari-Mirim.

 

No local, as autoridades esclareceram dúvidas sobre as dimensões, a função e o prazo de conclusão da Barragem.
 
Reinaldo agradeceu a presença de todos, convidando os profissionais da mídia a acompanharem a execução de todas as fases do empreendimento. “Esta é uma das obras mais importantes da minha administração, que irá beneficiar diretamente a população, garantindo o abastecimento de água para a cidade, mesmo em períodos de seca”, afirmou o prefeito.
 
O superintendente do Saae enfatizou a importância do papel dos jornalistas, como “olhos da população”. “Vocês intermediam junto ao público o que estamos aqui realizando, informando com transparência, que todos nós valorizamos. Por essa razão, é importante vir conhecer a obra de perto”, enfatizou Gaspar.
 
Proprietário de um sítio lindeiro à Barragem, Claudio Albrecht, que na aparece foto junto ao prefeito e ao superintendente do Saae, também marcou presença na visita.
 
Barragem do Rio Capivari-Mirim
 
Área total: 1 milhão e 200 mil m² (equivalente a 70% do atual Parque Ecológico).
 
Comprimento: 260 metros. Largura: 57,65m, na base, afunilando até 6 metros na crista. Altura: 23 metros a partir do solo firme. Aterro: 11.335 caminhões de terra. Drenagem: 17 mil caminhões de solo mole retirados do local (8 m³ por viagem). Plantio: Mais de 100 mil mudas de árvores.
 
A Barragem irá regularizar a vazão do Rio Capivari-Mirim em 316 litros por segundo, criando uma reserva de água de 880 milhões de litros, garantido o abastecimento de Indaiatuba, mesmo em períodos de seca prolongada. Esse volume equivale a 15 dias da produção das quatro Estações de Tratamento de Água (ETAS) do Saae, que hoje produzem, em média, 60 milhões de litros por dia.
 
É a maior obra de saneamento da história da cidade. Um investimento de mais de R$ 30 milhões, que conta com o apoio do Governo Federal, através da Funasa (Fundação Nacional da Saúde), que liberou R$ 12,3 milhões a fundo perdido (sem necessidade de reembolso) para a obra. O restante são recursos próprios do Saae.
 
O empreendimento deverá estar concluído em 2015. O local irá se transformar em um novo Parque Ecológico, aberto a visitação pública, e contará com uma estrada interna, que dará acesso a trilhas.
 
O SAAE irá instalar na área da Barragem uma estrutura destinada exclusivamente à Educação Ambiental. Peixes, pássaros e animais silvestres da área da Barragem estão sendo monitorados por uma firma especializada contratada pelo Saae.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Indaiatuba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.