12/11/2012 - Indaiatuba - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba
A ação em alusão ao Dia Mundial do Diabetes movimentou a Praça Prudente de Moraes, no centro de Indaiatuba, no último sábado (10). No total 413 pessoas se submeteram aos exames de glicemia, aferição de pressão arterial, medida de circunferência abdominal realizados durante o evento promovido pela Associação de Diabetes Sempre Amigos de Indaiatuba, em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde. Aproximadamente 100 pessoas participaram também de uma caminhada realizada com o apoio do Lions Clube.
Cerca de 20 agentes comunitários de saúde, vinculados à Secretaria de Saúde, colaboraram na realização dos exames e orientação sobre o diabetes, que atinge atualmente 10 milhões de brasileiros. “O nosso principal objetivo, que é chamar a atenção de todos para esta doença silenciosa que abrange homens e mulheres de todas as idades, está sendo alcançado. Este ano contamos com o apoio de muitos comerciantes, o que possibilitou ainda mais visibilidade para nossa causa”, disse o presidente da Associação de Diabetes Sempre Amigos de Indaiatuba, Edvaldo Furtado Apolinário.
A ação teve como intuito lembrar o Dia Mundial do Diabetes, comemorado dia 14 de novembro. A data foi criada em 1991 pela International Diabetes Federation (IDF) em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), como resposta ao crescente número de casos em todo o mundo.
O diabetes ou hiperglicemia ocorre quando a glicose (usada pelos tecidos como energia) não é bem utilizada no organismo e se eleva no sangue. Os principais fatores de risco são: familiares próximos portadores de diabetes, idade maior que 45 anos, obesidade, pressão alta e colesterol elevado.
Números
Das 413 pessoas que se submeteram aos exames realizados durante a ação, 30 (7%) apresentaram níveis de glicose acima do ideal (70 até 110 mg/dl), 66 (16%) já sabiam ser portadoras de diabetes e 317 (77%) tiveram os exames considerados dentro da normalidade. Com relação à aferição de pressão arterial, 100 pessoas (24%) estavam com pressão acima de 13 mmHg, considerada alta, e 317 apresentaram níveis normais.
Os resultados da medição de circunferência abdominal foram os que mais chamaram a atenção da organização do evento: 214 pessoas (52%) apresentaram circunferências acima dos padrões considerados normais. Para homens a circunferência abdominal não deve ultrapassar os 102 centímetros, já entre as mulheres esse número é até 82 centímetros. 198 pessoas (48%) apresentaram medidas abdominais dentro da normalidade. Todas as pessoas que tiveram alterações em um dos testes foram orientadas a procurar um médico para a realização de exames mais detalhados e início de tratamento adequado.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.