5/1/2016 - Indaiatuba - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba
O início da construção do novo anel viário de Indaiatuba é um dos destaques do balanço de 2015 apresentado pela Secretaria de Obras e Vias Públicas. Os trabalhos na via, que é uma alternativa de interligação da região central da cidade à rodovia SP-75, começaram no final de julho e conclusão está prevista ainda para o primeiro semestre de 2016. O primeiro quilômetro da via recebeu asfalto em dezembro. Em 2015 os investimentos em trânsito somaram cerca de R$ 2,7 milhões.
Os dois trechos do anel viário que serão feitos pela Prefeitura totalizam um pouco mais de cinco quilômetros. Na parte maior, que vai do Jardim dos Colibris até a avenida Manoel Ruz Peres, a via terá 3.418,98 metros lineares. O segundo trecho, do Jardins do Império até o início da avenida Fábio Ferraz Bicudo, no Jardim Dona Lucilla, serão mais 1.794,34 metros de avenida.
A obra recebe investimentos no valor de R$ 13.775.680,01, sendo R$ 8.980.002, para o primeiro trecho, e R$ 4.795.677,41 para o segundo. Os recursos são provenientes de uma operação de crédito entre a Prefeitura de Indaiatuba e a Agência de Fomento do Estado de São Paulo, autorizada pelo Ministério da Fazenda.
Pelo traçado do novo anel viário de Indaiatuba, a extensão da via será de aproximadamente 13 quilômetros, e abrange a região do bairro Caldeira, Campo Bonito, bairro Buru e estrada do Saltinho. Dentro do traçado existem empreendimentos que já pavimentaram o trecho da avenida que cabe a cada um deles.
OBRAS EM ANDAMENTO
O secretário de Obras e Vias Públicas, Leandro Dias de Souza, que divide a gestão da pasta com o secretário de Urbanismo e do Meio Ambiente, José Carlos Selone, avaliou 2015 como um ano de muito trabalho e muitas conquistas para o município. “Conseguimos concluir obras importantes, seguindo o planejamento proposto pelo prefeito Reinaldo Nogueira, mantendo o desenvolvimento ordenado que o município vem experimentado nos últimos anos”, relata Souza.
Na avaliação do secretário de Urbanismo, que acompanha as obras de perto, o ritmo de trabalho da pasta se manteve constante durante todo o ano, com grandes investimentos voltados, principalmente, às obras de infraestrutura de trânsito. “Estamos conseguindo cumprir o que foi proposto no plano de governo do prefeito Reinaldo Nogueira e fechamos este ano de forma bastante positiva, e com muito trabalho em andamento”, resume Selone.
Entre as obras em andamento na área de infraestrutura viária, os secretários ressaltam a duplicação parcial da Alameda José Amstalden e a pavimentação, também parcial, da rodovia Lix da Cunha (SP-73). As duas obras foram licitadas juntas e recebem investimentos de R$ 1.029.671,98, com recursos do Cide (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico). O tributo é arrecadado pela União por meio da importação e a comercialização de petróleo e derivados, gás natural e derivados e álcool etílico combustível, e é destinado, dentre outras áreas, para o financiamento de programas de infraestrutura de transportes.
Os trabalhos foram iniciados em novembro pela alameda, que será duplicada em um trecho de 673 metros lineares entre a rua João Amstalden, no Jardim Bela Vista, até a rua Madri, no Jardim Europa. Já a pavimentação parcial da SP-73 abrangerá o trecho de 796 metros partindo da avenida Ezequiel Montoanelli até a marginal da rodovia Engenheiro Ermênio de Oliveira Penteado (SP-75), na altura da alça de acesso à avenida Presidente Vargas. “A obra também beneficiará um trecho da rua Antônio Mazetto Filho, onde estão localizadas uma escola municipal e uma creche”, explica Souza. Os trabalhos devem ser concluídos até o final de 2016.
O secretário também citou o conjunto de obras de infraestrutura urbana no final da avenida engenheiro Fábio Roberto Barnabé, no Jardim Morada do Sol, que inclui a construção de uma nova ponte no final do Parque Ecológico, a duplicação da interligação da Martinho Lutero com a estrada da General Motors (IDT-372), e a conclusão da Marginal Esquerda.
Esses trabalhos foram iniciados em julho de 2014 e a previsão é de que o prefeito entregue a obra nos primeiros meses do ano. Do investimento total de R$ 4.079.238,47, R$ 3.752.899,39 são provenientes de convênio firmado com o Governo Federal.
No primeiro semestre de 2016 a Secretaria de Obras deve entregar a passarela metálica sobre o rio Jundiaí, no final da alameda Coronel Antonio Estanislau do Amaral, em Itaici. A passarela terá 55 metros de comprimento e 2,5 metros de largura, e será instalada ao lado da ponte de concreto já existente no local. A obra recebe investimentos no valor de R$ 534.776,32.
A lista de trabalhos em andamento sob a responsabilidade da pasta inclui, ainda, o PCM de asfalto do loteamento Colinas de Indaiatuba II, que beneficiará 71 imóveis. Os serviços começaram em outubro e apesar do prazo contratual para conclusão ser de 12 meses, a obra deve ser entregue até fevereiro do próximo ano.
Também para o início de 2016 está prevista a conclusão da reforma e ampliação do COI (Centro Operações e Inteligência), localizado na avenida Presidente Vargas. O prédio passou por uma remodelação de espaços, ganhou um novo almoxarifado, foram trocados os pisos e a cobertura e também receberá nova pintura.
OBRAS ENTREGUES
O recapeamento de 154 mil m² de ruas e avenidas do perímetro urbano encabeça a lista de trabalhos que foram concluídos este ano. A obra recebeu investimentos de R$ 3.288.231,53, sendo R$ 2.176.720,10 de convênios firmados com o Governo do Estado, por meio de emendas dos deputados estaduais Rogério Nogueira e Keiko Otta.
Foram beneficiadas mais de 40 ruas, além de trechos da avenida Presidente Vargas e das Marginais Direita e Esquerda da avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé. Os trabalhos foram iniciados em junho de 2014 e concluídos em maio deste ano.
Além do contrato com o Estado, a Secretaria recapeou a rua Lúcio Artoni, na Vila Brigadeiro Faria Lima (Cecap); rua Sorocaba, no Jardim América; avenidas Santoro Mironi e Visconde de Indaiatuba; e as alamedas Jacarandás, Perobas e Mognos, no loteamento Colinas do Mosteiro de Itaici.
A equipe da Operação Tapa-Buracos trabalhou na recuperação do pavimento em mais de 30 vias, incluindo as avenidas João Ambiel, Fábio Roberto Barnabé, Domingos Ferrarezi, Rua dos Indaiás, estradas da General Motors e do Fogueteiro e rodovia João Ceccon.
Entre as obras concluídas Souza destaca também a abertura da rua Coronel Júlio Pereira de Blum, no calçadão do Jardim Morada do Sol, que possibilitou o acesso à avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé - Marginal Direita. O Departamento de Trânsito da Secretaria de Obras também fez outras reformulações nas vias ao redor para melhorar as condições de tráfego no local. A rua José Estanislau Ambiel ficou com duas quadras de mão dupla, entre as ruas João de Campos Bueno e José da Silva Maciel. Já a rua Carlos Alberto Garcia ficou mão única para quem segue da Marginal do Parque no sentido à rua José Estanislau Ambiel. Para completar, a rua Hélio Pistoni, que era mão única, passou a ser mão dupla. A obra foi realizada em abril.
Outras 15 ruas do município sofreram alterações com o mesmo objetivo, de melhorar as condições de tráfego de veículos e promover a segurança dos usuários. São elas: Orlando Barnabé (rua 85); Irineu Rocha Ribeiro (rua 86); rua Joana Bernardino Brizolla; Padre Anchieta; rua Augusto Angarten; rua Maria Armelin Trinca; Domacir Stocco Junior; rua Basílio Martins; Francisco Rossi (Rua 82); rua Onório Novachi; rua Romeu Ferigati; rua Silvio Talli; rua Maria Corral Perez Martins; rua Luiz Teixeira de Camargo; rua José da Silva Maciel; rua João da Fonseca Bicudo; rua Padre Vicente Rizzo, e rua Anastácio Peres.
Em março foi aberto um novo acesso ao Distrito Industrial pela rodovia SP-75, no sentido Sorocaba-Campinas, na altura da antiga Churrascaria Boi Gordo, e um acesso direto do Distrito para a rodovia, no mesmo sentido, aproximadamente 600 metros à frente. A obra foi realizada em parceria com a Rodovia das Colinas.
Em novembro foram concluídos os serviços de contenção de encosta do Córrego Barnabé entre as pontes das ruas Antonio Angelino Rossi (Rua 80) e Custódio Cândido Carneiro (Rua 58), no Jardim Morada do Sol, em parceria com a Secretaria de Urbanismo. O objetivo foi conter a erosão das margens em um trecho de aproximadamente 200 metros lineares. O método utilizado pelas Secretarias foram as gaiolas de gabião, que é uma estrutura de tela de aço galvanizado, preenchida com pedras. No início do ano foi feita a reconstrução do gabião na contenção da encosta do córrego no trecho mais antigo do Parque Ecológico, próximo ao Possan.
O Parque foi beneficiado com outras obras em 2015 como foi o caso do reforço da iluminação no trecho entre o painel solar e a alça de acesso da Prefeitura. Foram instalados 42 novos postes de iluminação no Parque Ecológico com 84 luminárias LED. O trecho também ganhou o prolongamento da pista de caminhada em todo o entorno do lago e um estacionamento com 84 vagas com o intuito de coibir as invasões de veículos no gramado. Ao lado da Fiec também foi feito um estacionamento novo com mais 150 vagas.
Este ano a Secretaria de Obras assumiu o trabalho de manutenção da iluminação pública do município, atendendo à Resolução 410/10 da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). Desde de julho, quando a CPFL-Piratininga entregou o ativo à Prefeitura, a equipe de elétrica já atendeu 1.410 solicitações de reparos por parte da população e realizou a substituição de 2.300 lâmpadas em ruas e avenidas. A cidade também ganhou 759 novos pontos de iluminação, incluindo os novos loteamentos concluídos neste ano. Só na Estrada da General Motors - IDT 372 foram instalados 50 postes no mesmo modelo implantado nas marginais do Parque Ecológico, com quatro pontos de lâmpadas. Na Estrada do Leite foram instalados outros 12 postes.
Em julho a Secretaria entregou mais uma etapa da obra de contenção de enchentes no Jardim Califórnia, com o prolongamento de galerias de águas pluviais no cruzamento da rua Domacyr Stocco Júnior com a rua Walter Pimentel.
Finalizando a relação de trabalhos concluídos em 2015, os secretários relatam as reformas realizadas como na Academia do Parque Corolla, onde foram feitas adequações em banheiros e vestiários, além de manutenção da rede elétrica e hidráulica, visando maior conforto aos usuários e também a acessibilidade. Essa obra foi entregue em julho. “Também reformamos os banheiros no início do Parque Ecológico e do Barco da Raia de Remo, os banheiros da Praça da Liberdade, a Concha Acústica, a quadra do Projeto Educando para a Vida e trocamos os pisos das salas do Conselho Tutelar”, reforça Selone.
SEGURANÇA NO TRÂNSITO
Assim como nos anos anteriores, os investimentos em segurança viária foram frequentes, com a instalação de novos semáforos, sinalização de trânsito e dispositivos de redução de velocidade.
A avenida Conceição recebeu quatro semáforos: na confluência com a rua Caeté, na Vila Maria Helena, e com a rua Mato Grosso, no Bairro Cidade Nova; na confluência com a rua Aimoré, onde também foi aberto um acesso à rua Sergipe para os motoristas que seguem pela avenida Conceição, no sentido Vargas/ Bernardino Bonavita; na confluência com a rua Tupi, no Jardim Guanabara; e, por último, o semáforo de pedestres que ficava em frente à Emeb “Professora Maria Conceição Giacomini Bega”, no CET, foi realocado e transformado em um semáforo comum, nas confluências com as ruas Carlos de Andrade, no Jardim Aquarius, e rua Alagoas, no Cidade Nova. Nesse trecho foi aberta uma passagem livre à direita para quem está na rua Alagoas e quer entrar na avenida Conceição, no sentido Vargas.
Os trabalhos na Conceição ainda incluíram uma reformulação e fechamento dos retornos nos canteiros na altura das ruas Guaicuru, Espírito Santo, Guarani e Bahia. A obra foi concluída em maio.
Dois pontos do Jardim Morada do Sol tiveram o trânsito ordenado por semáforos em 2015, sendo um deles no cruzamento da avenida Ário Barnabé com a rua Seraphin Gilberto Candello, e outros no cruzamento das ruas Martinho Lutero com Antônio Cantelli, nas proximidades das escolas “Luis Carlos Batista de Moura” e “Patrocínia Robles Provenza”.
A cidade também ganhou dois semáforos de pedestres. O primeiro deles foi instalado em agosto na avenida Tamandaré, em frente à Emeb “Prof. Vicente Bernardinetti”, para tornar mais segura a travessia das crianças nos horários de entrada e saída da escola. Em setembro, o Departamento de Trânsito instalou um semáforo de pedestres na avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé - Marginal Direita, entre os estacionamentos da área de lazer do Jardim Monte Verde e do Parque Temático.
A primeira lombada eletrônica do município foi instalada na avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé - Marginal Esquerda, próximo ao Best Shop, onde a velocidade máxima permitida é de 30 Km/h. O equipamento entrou em operação em setembro com o objetivo de garantir mais segurança em um trecho de curva acentuada.
O secretário de Obras explica que foi necessário um controle de velocidade mais rigoroso nesse trecho da Marginal Esquerda porque é um dos principais pontos de retorno dos condutores de veículos que transitam pela Marginal Direita, em frente ao Paço Municipal. Esse também é o acesso de quem sai do estacionamento do Paço e segue em direção à Marginal Esquerda ou em direção à região Central. “Por se tratar de uma curva com fluxo intenso de veículos, o acesso se torna bastante perigoso”, justifica Souza.
Para garantir mais segurança aos condutores de veículos e pedestres, em setembro o Departamento de Trânsito instalou radares de avanço de sinal vermelho em três novos pontos das avenidas Ário Barnabé e Engenheiro Fábio Roberto Barnabé. Dois equipamentos estão nos semáforos do cruzamento da Marginal Direita com a Ário Barnabé, sendo que a fiscalização eletrônica no trecho da Marginal também registra excessos de velocidade. O terceiro radar foi instalado na Marginal Esquerda, na esquina com a avenida Ário.
No início de novembro a Secretaria de Obras concluiu melhorias na sinalização de trânsito na passagem de nível localizada no final da alameda Comendador Doutor Santoro Mironi, no bairro Pimenta. Foram construídas guias, sarjetas e calçadas em um trecho de aproximadamente 100 metros, e melhoraram a drenagem de águas pluviais no cruzamento.
O secretário de Obras completa que o trabalho de sinalização de trânsito garantiu a instalação de 813 novas placas e a equipe de pintura de solo trabalhou em 265 faixas de pedestres, 118 lombadas e outras 349 pinturas de “pare”, faixas de retenção e dupla amarela. No total, foram realizadas 997 pinturas de sinalização de solo e instalados 350 tachões.
ECOBIKE
O projeto Ecobike, que foi implantado há três anos, em 2015 registrou 13.200 empréstimos de bicicletas e 2.233 novos cadastros de usuários do serviço. Desde a implantação, em julho de 2012, já foram registrados 62.850 empréstimos e 17.834 cadastros.
O município oferece estações de Ecobike em quatro regiões da cidade. Uma fica em frente à Prefeitura, uma ao lado da sede da Guarda Civil, outra na Praça Dom Pedro e a mais nova, na Praça Renato Villanova, popularmente conhecida como Praça do Cato. A Secretaria de Obras e Vias Públicas é a responsável pela administração do projeto em parceria com a Secretaria de Urbanismo e do Meio Ambiente.
São disponibilizadas gratuitamente 200 bicicletas ecológicas que utilizam quadro fabricado com garrafas PET, mais 10 bicicletas com cadeirinha acoplada para o transporte de crianças, e outras cinco bicicletas duplas.
O tempo permitido para uso é de quatro horas contínuas, que pode ser renovado, e as bicicletas podem ser devolvidas em qualquer estação.
PROJETO
Os secretários de Obras e Urbanismo avisam que para o início de 2016 já estão programadas mais obras importantes para acompanhar o desenvolvimento da cidade, como o primeiro elevado de Indaiatuba, que será construído na avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé - Marginal Direita, sobre a avenida Manoel Ruz Perez, no Jardim Hubert.
A obra está em processo de licitação e receberá um investimento total em torno de R$ 7 milhões, incluindo o recapeamento das vias do entorno e drenagem e contenção do córrego Barnabé no trecho. Os recursos são provenientes de convênio firmado com o Governo Federal, do Programa Pró-Transporte. O município terá o prazo de 18 meses para conclusão dos serviços.
O viaduto terá 385,70 metros de extensão, entre acesso e elevado, e será construído utilizando o sistema de terra armada, que não deixa vãos nas laterais da pista. A pavimentação englobará uma área de 2.291,04 m², mais 507,37 m² do acesso. A área total de recape será de 27.857,3 m², dividida em quatro trechos, sendo o primeiro na rua Soldado João Carlos de Oliveira Junior; o segundo na rua João Giaquinto; e o terceiro e o quarto trechos serão na avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé.
Com a construção da nova Rodoviária, até o final de 2016 a Secretaria de Obras deve fazer uma reformulação de trânsito na região da Rua dos Indaiás. O projeto está em andamento.
A ampliação das ciclovias também está na programação da Secretaria para o ano que se inicia.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.