11/5/2015 - Indaiatuba - SP
da assesoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba
Cerca de 320 metros de encosta do Córrego Barnabé, no trecho entre as pontes das ruas Antônio Angelino Rossi (Rua 80) e Custódio Cândido Carneiro (Rua 58), já estão com o trabalho de contenção concluído. Os trabalhos continuam na margem direita. O prefeito Reinaldo Nogueira (PMDB) e o secretário de Urbanismo, José Carlos Selone, estiveram no local na manhã de quinta-feira (07), para acompanhar a obra.
As Secretarias de Urbanismo e do Meio Ambiente e de Obras e Vias Públicas trabalham juntas na obra de contenção de encosta do Córrego Barnabé. Conforme explicou o secretário de Urbanismo, José Carlos Selone, os serviços foram iniciados no segundo semestre de 2014 com o objetivo de conter a erosão das margens naquele trecho.
A contenção consiste na instalação de muro com gaiolas de gabião [estrutura de tela de aço galvanizado, preenchida com pedras], que evita o processo de erosão provocado pelas chuvas e que causa o assoreamento do córrego, entre outros prejuízos ao meio ambiente.
Esse tipo de trabalho deve ser contínuo para atender toda a extensão do córrego e a escolha do trecho seguinte será feita conforme avaliação do desgaste da margem.
No final de março, Obras e Urbanismo também trabalharam na recuperação da contenção de encosta do córrego Barnabé em um trecho localizado na primeira parte urbanizada do Parque Ecológico. A proteção de encosta da margem esquerda cedeu e as chuvas frequentes iniciaram um processo de erosão. Os trabalhos se concentraram na altura das ruas Carlos Klinke e Tocantins, na Vila Lopes. A contenção de encosta nessa parte do córrego foi feita na década de 90 quando a Prefeitura realizou a primeira etapa de urbanização do Parque. O rompimento do gabião atingiu um trecho de aproximadamente 18 metros.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.