Domingo, 24 de Novembro de 2024

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

29/4/2013 - Indaiatuba - SP

Prefeito fala de experiência em viagem oficial a Portland em matéria da IstoÉ




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba

A visita oficial do prefeito de Indaiatuba, Reinaldo Nogueira (PMDB), à cidade de Portland, nos Estados Unidos, foi citada em matéria publicada nesta semana na Revista IstoÉ. A matéria da jornalista Juliana Tiraboschi aborda a virada econômica e ambiental do município americano que já figurou na lista dos mais sujos dos Estados Unidos e que hoje é considerado o mais “verde” do país. 

Na entrevista Reinaldo Nogueira falou de seu interesse por alguns projetos desenvolvidos em Portland, como o pátio com painéis para captação de energia solar que movimenta as bombas da estação de tratamento de esgoto da cidade. O chefe do Executivo de Indaiatuba também diz que alguns projetos não se encaixam na realidade de cidades brasileiras como é o caso dos bebedouros públicos com água potável que ficam ligados o tempo todo, o que ele considera um desperdício, mas que é costume da cidade americana. 

A jornalista informou que a comitiva indaiatubana foi a primeira a visitar a cidade americana e que outros municípios começam a se interessar pelo modelo de administração de Portland. O prefeito de Jaraguá do Sul, Santa Catarina, está com viagem marcada para o fim de maio, com interesse em desenvolver o setor de mobilidade e atrair empreendimentos de tecnologia, a exemplo da cidade mais “verde” dos Estados Unidos. 

A primeira-dama da cidade norte-americana, Nancy Hales, estará no Brasil entre os dias 8 e 9 de maio para participar da Sustainable Brands Conference, que será realizada na cidade do Rio de Janeiro. O objetivo é divulgar projetos de transporte, moradia, saneamento e manejo de recursos com as experiências de sucesso vivenciadas pelo município americano. 

Indaiatuba 

O prefeito Reinaldo Nogueira (PMDB) esteve em Portland, entre os dias 28 de março e 12 de abril, em viagem oficial atendendo ao convite do prefeito Charles Hales. O convite foi motivado pelo fato de Indaiatuba estar em primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento Municipal da Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), conquistando o título de “Cidade Número 1” do Brasil. O superintendente do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgotos), engenheiro agrônomo Nilson Alcides Gaspar, acompanhou o prefeito na viagem. Além de conheceram os projetos que classificam a cidade como a mais "verde" dos Estados Unidos, os indaiatubanos também foram condecorados como visitantes ilustres pela Universidade de Portland. 

Um dos pontos visitados pelos indaiatubanos foi o avançando sistema de coleta e tratamento de esgoto da cidade norte-americana, e o uso de energias alternativas, como a solar e o biogás, que são produzidos na própria estação gerando grande economia de energia elétrica. 

Outro resultado positivo da visita à área de saneamento foi o conhecimento da tecnologia empregada em Portland no reuso da água resultante do tratamento de esgoto. O objetivo é copiar o modelo em Indaiatuba e fazer com que as indústrias utilizem a água de reuso no sistema de produção. 

Reinaldo Nogueira destaca que para Portland se tornar uma cidade sustentável foi fundamental a conscientização de seus habitantes, que hoje têm o hábito de não usar o carro para ir trabalhar, o que eliminou problemas de congestionamentos. Essa mudança de costumes foi incentivada pela grande quantidade de ciclovias, caminho que Indaiatuba já está seguindo. A mudança dos costumes incluiu ainda o respeito pela sinalização de trânsito e o excelente convívio entre pedestres, carros e bicicletas. Chamou também a atenção dos indaiatubanos o respeito ao patrimônio público, que não é depredado. 

O planejamento a longo prazo definiu áreas residenciais, industriais, comerciais e rurais de Portland, em processo semelhante a Indaiatuba, que desde 1969 já conta com um Plano Diretor de Desenvolvimento, revisado em 2001 e atualizado em 2010. 

Segundo Reinaldo Nogueira, a troca de experiências foi muito proveitosa, e alguns projetos desenvolvidos por Indaiatuba também despertaram o interesse do prefeito Charles Hales, que pretende retribuir a visita. 

Portland, localizada ao noroeste dos Estados Unidos, foi fundada em 1845 e, atualmente, conta com cerca de 600 mil habitantes.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Indaiatuba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.