23/9/2013 - Indaiatuba - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba
O prefeito Reinaldo Nogueira (PMDB) lançou na noite de quinta-feira (19), no Ciaei (Centro Integrado de Apoio à Educação), a nova Campanha de Trânsito que será realizada com alunos da Rede Municipal de Ensino. A campanha, promovida pela Secretaria de Obras e Vias Públicas em parceria com a Secretaria de Educação, mobilizará os estudantes do 4º ano com o tema “Trânsito não é brincadeira não”. A proposta é conscientizar as crianças para que elas sejam agentes propagadores da ideia. A iniciativa integra a Semana Nacional de Trânsito 2013 que ocorre entre 18 e 25 de setembro.
Os estudantes receberão um kit de materiais com a frase “Eu tô de olho” completando o tema da campanha. Além do folder com orientações sobre trânsito, camiseta, adesivos e caneta, o destaque do material será um talão de multas que a criança utilizará para “controlar” as infrações cometidas pelos familiares. Os dados serão tabulados e resultarão em uma pesquisa.
A secretária de Educação, Rita de Cássia Trasferetti, abriu o evento falando da importância desse tipo de trabalho realizado com crianças porque elas realmente fiscalizam os pais no dia a dia. Em alguns anos essas crianças serão condutores de veículos e é bom que elas cresçam sabendo que a segurança no trânsito também depende delas.
O prefeito abordou as obras mais recentes de infraestrutura de trânsito, lembrando que em três anos o número de semáforos na cidade foi duplicado, passando de 21 para 45 equipamentos. Entre as obras prontas, Reinaldo ressaltou a desativação de várias rotatórias, a construção do novo viaduto no Distrito Industrial, e os investimentos feitos em ciclovias. “Ainda vamos fechar os cruzamentos da avenida Conceição, faremos algumas mudanças no Centro da cidade para fluir melhor o trânsito e estamos com projetos em andamento para várias outras obras”, avisa. “Peço um pouco de paciência à população, porque não estamos parados. Estamos fazendo a nossa parte, mas de nada adiantará se não trabalharmos também para a mudança de atitude dos condutores de veículos e mudança de atitude começa pela Educação”, declara.
Entre as autoridades na cerimônia de lançamento estavam o vice-prefeito Antonio Carlos Pinheiro, os secretários de Urbanismo e do Meio Ambiente, José Carlos Selone, e de Obras e Vias Públicas, Leandro Dias Ribeiro, além dos vereadores Célio Massao Kanesaki e Hélio Ribeiro.
Palestra
Durante o evento, o secretário municipal de Urbanismo e do Meio Ambiente, José Carlos Selone, ministrou a palestra com o tema “Educação no Trânsito”. A explanação reuniu estatísticas municipais e nacionais, tendo como fonte dados o Detran (Departamento Estadual de Trânsito), DPVAT (Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres) e Observatório Nacional de Segurança Viária.
Selone iniciou sua palestra falando sobre o crescimento de Indaiatuba, o que vem sendo ordenado pelo Plano Diretor. Em 2000 a cidade possuía 146 mil habitantes, 986 comércios, 241 indústrias e contava com uma frota de 57.684 veículos. Hoje, Indaiatuba está com 222 mil habitantes, 4.427 comércios, 835 indústrias e com uma frota de 149.609 veículos. “Esse crescimento todo traz suas consequências e os problemas de trânsito é uma delas, por isso estamos desenvolvendo vários projetos e ações nessa área”, argumenta. “O importante é que a Administração Municipal está conseguindo equilibrar crescimento com qualidade de vida”, acrescenta.
O público presente também teve acesso aos dados da pesquisa do Observatório realizada no município em maio deste ano. Foram analisados nove cruzamentos com e sem semáforos, por 15 minutos. Dos 732 veículos que passaram pelos pontos analisados, 301 cometeram infrações.
O secretário ainda usou imagens de acidentes e comparativos com números fornecidos pelo DPVAT que em um ano registrou 508 mil indenizações por acidentes de trânsito, 352 mil por invalidez permanente e 61 mil mortes. “O Observatório fez um comparativo com esses números, e mostra que as mortes no trânsito no Brasil em apenas um ano são equivalentes ao número de mortes por tuberculose registrados em 13 anos; por hepatite, registrados em 28 anos, e, por dengue, em 13 anos. Seriam necessários seis tsunamis como o que ocorreu no Japão para matar tanto quanto o trânsito matou no país em um ano”, relata. “Esses comparativos mostram bem a gravidade do problema”, alerta.
Para mostrar que Indaiatuba vem fazendo a sua parte na tentativa de minimizar o problema, Selone reforçou as ações pontuadas anteriormente pelo prefeito, dando ênfase ao trabalho contínuo de sinalização de trânsito, que abrange toda a cidade; às campanhas educativas em escolas, associações e indústrias; ao prolongamento das ciclovias; aos investimentos em semáforos; o projeto do novo viário que foi iniciado com a duplicação da Estrada da General Motors; a ponte sobre o córrego Barnabé em construção no Jardim Morada do Sol para desafogar o trânsito da ponte da Rua 80; o viaduto do Distrito Industrial, que foi viabilizado com a ação do deputado Rogério Nogueira junto ao Governo do Estado; e o projeto dos viadutos na avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé que passará sobre a avenida Manoel Ruz Peres, no Jardim Hubert, e sobre a rua Soldado João, no Jardim Tancredo Neves, que devem ser construídos até o final desta gestão.
Para finalizar, o secretário de Urbanismo repetiu o discurso do prefeito Reinaldo Nogueira de que o município está fazendo a sua parte, mas é preciso que os condutores de veículos tenham a consciência de que dirigir é coisa séria e que a maioria dos acidentes poderiam ser evitados se os motoristas fossem mais cautelosos com relação às leis de trânsito. “Queremos fazer obras, mas também queremos trabalhar essa conscientização”, conclui.
Campanha
O jornalista Antonio Donizete Teixeira da Silva, da agência Opus Propaganda, explicou que a campanha “Trânsito não é brincadeira não” é mais uma etapa das ações educativas desenvolvidas pela Prefeitura de Indaiatuba para lembrar a Semana Nacional do Trânsito. As ações que foram iniciadas em agosto envolveram, ainda, um vídeo que foi exibido nos cinemas da cidade e outdoors com as frases “Dessa vez não foi você, mas poderia” e “Não se torne um mortociclista”.
Sobre o kit “Eu tô de olho”, que será distribuído aos alunos do 4º ano, Silva informou que a proposta é fazer com que os professores trabalhem o tema na sala de aula, abordando as 11 infrações do “talão de multas”, que transformarão os estudantes em fiscais de trânsito.
Durante uma semana, os alunos vão observar o comportamento dos pais, familiares ou até mesmo do motorista de ônibus no trânsito e vão anotar as infrações cometidas. “As folhas são carbonadas, o que possibilitará à criança entregar uma via da “multa” para o infrator. Na frente de cada infração do talão, virá o valor correspondente à multa”, acrescenta o jornalista.
Depois de uma semana, os talões preenchidos serão devolvidos ao professor para que a Prefeitura possa tabular os dados e fazer um levantamento estatístico das infrações de trânsito sob o olhar do estudante. “É importante lembrar que é um trabalho educativo e que nenhum talão trará qualquer tipo de identificação pessoal”, avisa.
Assim como o secretário de Urbanismo, Silva também reforçou que o prefeito Reinaldo Nogueira pretende estender a campanha além da Semana do Trânsito e que a Prefeitura já possui outros projetos em andamento para novas ações de educação no trânsito.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.