Sábado, 23 de Novembro de 2024

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

29/1/2015 - Indaiatuba - SP

Prefeitos apoiam inventário de emissões de gases de efeito estufa e poluentes na RMC




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba

O Meio Ambiente foi o centro das discussões da primeira reunião do ano do Conselho de Desenvolvimento da RMC (Região Metropolitana de Campinas). Durante o encontro realizado terça-feira (27), os prefeitos assinaram o protocolo de intenções para apoiar o inventário de Emissões Antrópicas Diretas e Indiretas de Gases de Efeito Estufa (GEE) e Poluentes da Região Metropolitana de Campinas, que será elaborado pela Prefeitura de Campinas. Os recursos hídricos da região também foram destaque.

O inventário de Emissões de Gases tem como objetivo estabelecer um direcionamento das políticas públicas em relação ao assunto e elaborar um plano regional. Indaiatuba disponibilizará um técnico para acompanhamento da elaboração do documento, e que será o responsável por fornecer as informações sobre a cidade.

De acordo com o protocolo, com os resultados do inventário será possível estabelecer cenários, metas diretrizes, estratégias e mecanismos de avaliação. Serão criados três diferentes cenários de emissões de GEE e de poluentes para os próximos 20 e 40 anos, o que possibilitará estabelecer metas de redução de emissões para curto, médio e longo prazos e diretrizes para políticas públicas voltadas a redução e controle do problema.

Com relação à sustentabilidade hídrica da RMC, o Conselho aprovou investimento de R$ 880 mil do Fundocamp (Fundo de Desenvolvimento Metropolitano de Campinas) para firmar convênio com a com a Fundag (Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola). O objetivo é que profissionais da entidade façam levantamento de dados e informações referentes às nascentes de todos os municípios da RMC durante dois anos e, posteriormente, elaborem um projeto regional de recuperação e preservação dos mananciais.

A Fundag oferece suporte aos agricultores, pesquisadores, professores e profissionais ligados às áreas agrícola, de meio ambiente e de recursos hídricos. No ano passado a Agemcamp promoveu um curso de recursos hídricos para profissionais municipais ligados ao meio ambiente.

Outro assunto importante tratado na reunião foi o controle da dengue. O Conselho destinará R$ 1,4 milhão do Fundocamp para os municípios adquirirem veículo com equipamento de som, nebulizador e material gráfico para ações educativas. O objetivo da ação é o combate do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. De acordo com a diretora executiva da Agemcamp, Ester Viana, a intenção é planejar ações regionais para evitar uma nova epidemia na Região.

Na pauta do dia os conselheiros assistiram, ainda, a apresentação feita pela chefe-adjunta de Transferência de Tecnologia da Embrapa – Campinas, Dra. Cristina Criscuolo, referente ao projeto “GeoAtlas”. O projeto resultou na elaboração do livro “Atlas Escolar da RMC”, coordenado pela Embrapa Monitoramento por Satélite com apoio da Prefeitura Municipal de Campinas e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. O livro teve também colaboração de dados da Agemcamp, por meio do Observatório Metropolitano.

A reunião do Conselho de Desenvolvimento foi realizada no auditório da Universidade, localizada no município de Engenheiro Coelho.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Indaiatuba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.