12/6/2015 - Indaiatuba - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba
O prefeito Reinaldo Nogueira (PMDB) dispõe de uma nova ferramenta para otimizar a gestão do município, o PEG (Programa de Eficiência em Gestão). Trata-se de um software próprio desenvolvido pelo Departamento de Informática da Secretaria Municipal de Administração que possibilita ao gestor uma visão geral dos projetos e serviços em andamento no município. A ferramenta está em processo de implantação e já é utilizada pelo prefeito desde o final de 2014, com o intuito de agilizar e dar maior precisão às tomadas de decisões.
A ferramenta foi idealizada por uma equipe multidisciplinar formada por funcionários públicos, consultores e voluntários que se reuniram para criar um sistema que possibilitasse um modelo de gestão pública tão eficiente quanto alguns modelos de gestão privada. O grupo, que se reúne desde 2013, no início da quarta gestão do prefeito Reinaldo Nogueira, buscava uma ferramenta que possibilitasse economia de tempo e de recursos públicos. Assim surgiu o PEG, que foi um pouco além do idealizado inicialmente e oferece ao prefeito uma visão geral de tudo o que acontece na Prefeitura sem que ele precise sair do Gabinete.
O programa cadastra todas as ações do Executivo, que podem ser facilmente acessadas pelo prefeito e pela Secretaria de Governo por meio de um computador fixo ou de dispositivos móveis de qualquer sistema operacional. “Quando o prefeito está em algum bairro e quer saber como está o andamento de determinada obra, pelo tablet ele acessa o sistema, que é abastecido continuamente pelas secretarias envolvidas, e pode fazer o acompanhamento detalhado do processo”, explica o diretor do Departamento de Informática, José Carlos Melli Filho.
Por meio de um dos módulos do PEG, o P4 (Procedimento Padrão para Projetos da Prefeitura), o prefeito aprova o início do projeto, ele é imediatamente cadastrado no sistema, o que permite o monitoramento de cada fase, com datas da aprovação, estudo de viabilidade, o projeto arquitetônico, processo de licitação, o início da obra e todos os prazos seguintes até a finalização da mesma.
O PEG também possibilita a visão do status de cada projeto e serviço da Administração Municipal, que é atualizada automaticamente pelos sistemas já utilizados pela Prefeitura e que foram interligados aos novos módulos implantados, específicos para cada setor.
Para agilizar as tomadas de decisões por parte do gestor, quando existe algum imprevisto que possa gerar atrasos nos prazos da obra, o sistema automaticamente acusa, acendendo a luz amarela no indicador que aparece na tela do monitor. Para os processos que já estão em atraso, aparece a luz vermelha.
O monitoramento permite, inclusive, o acesso ao vivo a dados e imagens de câmeras conectadas. “Dessa forma, é possível visualizar como está o movimento na recepção da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Jardim Morada do Sol e do Haoc (Hospital Augusto de Oliveira Camargo), por exemplo, e saber qual o tempo máximo e o tempo médio de espera pelo atendimento naquele momento do dia, quantas pessoas já foram atendidas, o tempo das consultas e até mesmo a classificação de risco dos atendimentos”, acrescenta Melli.
Todos os projetos estão mapeados por bairro o que permite uma visão geral e detalhada de tudo que está em andamento em cada região da cidade. As informações são acessadas a partir de mapas do município, que são atualizados conforme a localização do gestor, através das coordenadas do GPS.
Na área de Segurança Pública o prefeito pode ter acesso aos indicadores de gestão com dados de prisões, armas e todo o histórico das viaturas da Guarda Civil, com a frequência e os horários com que passaram por determinado local, as ruas de cobertura e até o percurso que fizeram. Isso porque o GPS das viaturas também está interligado ao sistema do PEG.
Áreas como Educação, Esporte, Cultura, Fazenda, Administração, Habitação, entre outras, também integram o PEG com seus projetos e indicadores de gestão, e estão sob o monitoramento online do chefe do Executivo.
No ano passado o Departamento de Informática capacitou 80 funcionários das diversas secretarias para a utilização do software de controle do P4, disponibilizando um Manual de Apoio e suporte aos usuários.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.