23/10/2013 - Indaiatuba - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba
A Secretaria de Saúde está adequando o atendimento de três unidades: ambulatório de pediatria, ambulatório da mulher e UBS 4. O objetivo é que estas três unidades ofereçam atendimento nas especialidades básicas de clínica médica (adulto), pediatria, ginecologia e obstetrícia para toda a família em uma mesma Unidade e mais próximo da residência. “Hoje o nosso sistema de Saúde de parte da Morada do Sol oferece três Unidades diferentes: ambulatório de pediatria, ambulatório de saúde da mulher e a UBS 04, que acaba atendendo praticamente só clínica geral”, comenta o secretário de Saúde, José Roberto Stefani. “Com essas mudanças, já em execução, ofereceremos para toda a família a possibilidade de atendimento em uma mesma unidade mais próxima da sua residência e com isso sem que haja a necessidade de grande deslocamento para uma consulta”, informa.
As consultas de pediatria já estão sendo realizadas na Unidade Básica de Saúde (UBS 04), na rua Hélio Pistoni, S/N, no Jardim Morada do Sol. “Também colocaremos ginecologistas na Unidade 04”, adianta o secretário de saúde. Na mesma lógica, também o Ambulatório de Saúde da Mulher, localizado na rua José de Campos, 709, passará a funcionar como Unidade Básica de Saúde e terá pediatra, clínico geral e ginecologista.
Stefani lembra que o atendimento do Sistema Único de Saúde deve começar pelas Unidades Básicas de Saúde, conforme regras do Ministério da Saúde e depois o encaminhamento, em caso de necessidade, para os especialistas. “Lembrando que a Unidade Básica de Saúde é a porta de entrada do Sistema Único de Saúde seja para homem, mulher ou criança, conforme preconiza o Ministério da Saúde”, recorda. Além de seguir o que o Ministério determina, a Secretaria de Saúde está otimizando os espaços, inclusive aproveitando para fazer nova territorialização das Unidades, tendo em vista que no primeiro trimestre de 2014 entrará em funcionamento a UBS no Jardim Pioli.
Ainda conforme o secretário de saúde o fortalecimento da atenção básica pode ajudar na redução de outros indicadores da saúde. “Com o fortalecimento da atenção básica poderemos atuar na melhora de alguns indicadores que estão fora dos objetivos desta administração e podemos destacar a mortalidade infantil que aumentou nos últimos anos e só poderemos reverter esse quadro de maneira sustentada com o fortalecimento e ampliação da cobertura e maior acesso á atenção básica”, acredita Stefeni.
Segundo o Ministério da Saúde, a Atenção Básica é o primeiro nível de atenção em saúde e se caracteriza por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte positivamente na situação de saúde das coletividades. Este trabalho é realizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Ainda conforme o Ministério da Saúde, a atenção básica é desenvolvida próxima da vida das pessoas. Deve ser o contato preferencial dos usuários, a principal porta de entrada e o centro de comunicação com toda a Rede de Atenção à Saúde. Por isso, é fundamental que ela se oriente pelos princípios da universalidade, da acessibilidade, do vínculo, da continuidade do cuidado, da integralidade da atenção, da responsabilização, da humanização, da equidade e da participação social.
HOSPITAL DIA ZONA SUL
Mas a região da Morada do Sol não ficará sem atendimento especializado. O atual prédio do Mini Hospital, com a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), passará por pequenas adaptações e será transformado no Hospital Dia (HD) da Zona Sul. “Teremos muitas das especialidades que já oferecemos no Hospital Dia da avenida Visconde de Indaiatuba, só que mais próxima dos moradores da Morada do Sol”, adianta Stefani. No HD Zona Sul terá as especialidades: nutricioção, angiologia, cardiologia, cirurgia geral, dermatologia, gastroenterologia, nefrologia, neurologia, odontologia, oftalmologia, ortopedia/traumatologia, pneumologia, radiologia, homeopatia, urologia, hansenologia e oncologia. “Inclusive com alguns exames de diagnótico”, adianta.
CENTRO DE ESPECIALIDADES DA MULHER E DA CRIANÇA
A região do Jardim Morada do Sol terá ainda o Centro de Especialidades da Mulher e da Criança, além da base da equipe do Programa Nascer Bem, que funcionarão no piso superior do novo prédio da UPA. Como o próprio nome diz terá as especialidades para atendimento da mulher e das crianças, que serão encaminhadas pelas Unidades Básicas de Saúde da região. Para esses atendimentos estão reservados seis consultórios, sendo um consultório odontológico, além de salas de inalação, vacina, serviço social e enfermagem. Neste Centro terão as seguintes especialidades: neuropediatria, endocrinopediatria, hematologia pediátrica, neonatologia de risco, patologia cervical (doenças do colo uterino), ultrassonografia, pré-natal de alto risco e mastologia.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.