6/2/2015 - Indaiatuba - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba
A Secretaria Municipal de Urbanismo e do Meio Ambiente se prepara para instalar um painel solar fotovoltaico no Parque Ecológico para geração de energia. Nesta semana foram iniciados os trabalhos de preparação da área que fica ao lado da Pista de Skate, em frente ao Jardim Esplanada II, onde o equipamento será instalado. O sistema tem capacidade para produzir até 2 mil KWh por mês, o que é suficiente para abastecer entre 200 e 400 lâmpadas pelo mesmo período, dependendo da potência. A previsão é de que os painéis entrem em funcionamento no prazo máximo de dois meses.
Segundo explicou o secretário de Urbanismo, José Carlos Selone, a área de aproximadamente 130 m² no Parque foi escolhida para a instalação do painel depois de um estudo que constatou uma maior incidência solar no local. “A energia que será gerada vai variar de acordo com os meses do ano em função da incidência solar. A geração excedente em um mês de maior incidência solar compensará os meses de menor geração”, explica.
O projeto e instalação do sistema de geração de energia fotovoltaico será conectado à rede de fornecimento de energia elétrica administrada em Indaiatuba pela empresa CPFL Piratininga. “O equipamento tem um relógio que mede a produção de energia e é com base nesse registro que teremos o desconto na conta de energia mensal da Prefeitura”, completa o secretário.
Selone informou que foram investidos R$ 150 mil na instalação do equipamento. “Esse é um módulo experimental e deveremos instalar novos painéis em outros pontos do Parque Ecológico. Dessa forma o município gera economia de energia e contribui para amenizar o problema da crise energética pela qual estamos passando”, justifica.
VANTAGENS
Painéis solares fotovoltaicos são dispositivos utilizados para converter a energia da luz do Sol em energia elétrica. Além do benefício ambiental do sistema, porque a energia solar não polui durante seu uso, o sistema apresenta também a vantagem econômica.
Em termos de produção de eletricidade, os painéis fotovoltaicos devolvem a energia empregue na sua construção em poucos anos, e emitem cerca de 20% menos CO2 para a mesma quantidade de eletricidade produzida em uma central térmica convencional.
As centrais necessitam de manutenção mínima e os painéis solares são a cada dia mais potentes e o custo vem decaindo, o que torna cada vez mais a energia solar uma solução economicamente viável.
Em países tropicais, como o Brasil, a utilização da energia solar é viável em praticamente todo o território. Em locais longe dos centros de produção energética sua utilização ajuda a diminuir a procura e consequentemente a perda de energia que ocorreria na transmissão. A instalação do sistema em pequena escala também não necessita de grandes investimentos em linhas de transmissão.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.