2/4/2014 - Indaiatuba - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba
A Prefeitura de Indaiatuba por meio do departamento do Terceiro Setor, vinculado a Secretaria da Família e do Bem Estar Social realizou na sexta-feira (28) uma palestra de capacitação aos alunos na Faculdade Max Planck sobre ‘Responsabilidade social no terceiro setor e políticas públicas sociais’. O encontro contou com cerca de 300 alunos na Câmara Municipal e teve objetivo de habilitar o aluno para o plantão de dúvidas sobre o Imposto Solidário que acontecerá nos dias 5, 6, 12 e 13 de abril no Polo Shopping.
A relações públicas da Fundação Toyota, Elaine Marques, que é parceira na campanha do I.R. Solidário deu início ao evento destacando a responsabilidade social dentro das empresas e ações da iniciativa prIvada dentro do poder público. A diretora do departamento do Terceiro Setor, Daniela Cavalcante, falou sobre a responsabilidade social no terceiro setor e políticas públicas sociais com abordagem sobre o jovem-ponte. “Hoje contamos com ações dos jovens-ponte que são capazes de entender a diversidade e agir pelo coletivo. Esse jovem está em todas as esferas sociais e agem como catalizadores de ideias gerando um novo tipo de influência transversal entre pessoas, instituições, empresa e poder público. Eles absorvem as ideias, adquire informação e contribui para evoluir seu próprio pensamento e ações”, salienta Daniela.
De acordo com o coordenador do curso de Ciências Contábeis, o professor João Antonio Barduchi, durante o evento, que contou com a presença de todas as turmas do curso de Contábeis, os alunos tiveram a oportunidade de entender a importância do terceiro setor e foram capacitados para orientar a população sobre a doação de parte do IR devido para entidades do município de Indaiatuba, no momento da entrega da sua declaração. “Para nossos alunos este ato é de grande valia, pois, além do aprendizado quanto ao preenchimento de uma declaração de IR, eles estão praticando um ato de solidariedade e cidadania, instruindo pessoas a ajudar entidades do município. Outro fator é que o aluno, antes de formado, já consegue executar alguns serviços do profissional em contabilidade”, destaca o coordenador.
IR SOLIDÁRIO
Ao preencher a declaração do imposto de renda o contribuinte pode destinar 3% do imposto devido em 2013 por meio de um DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) gerado pelo próprio sistema.
A destinação de parte do Imposto de Renda para o IR Solidário de Indaiatuba não gera custos adicionais e os valores são abatidos da declaração. O valor destinado respeita os valores legais e é integralmente deduzido do IR devido na declaração anual. Além disso, a doação é reconhecida e estará disponível no sistema da Receita Federal.
Os contribuintes participantes poderão acompanhar o volume total de doações e ao final das declarações poderão conferir a destinação dos recursos arrecadados, acessando o site do Envolvi – programa de Envolvimento Social de Indaiatuba. A distribuição da renda para as entidades parceiras será definida de acordo com as necessidades de cada instituição e projeto, definidas pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Saiba mais sobre o terceiro setor em Indaiatuba acessando o endereço www.envolvi.com.br.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.