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21/1/2013 - Indaiatuba - SP

Prefeitura realiza recadastramento de aposentados para desconto no IPTU




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba

 

A Prefeitura Municipal de Indaiatuba, por meio da Secretaria Municipal de Fazenda, está realizando o recadastramento de aposentados e pensionistas que usufruem de desconto no IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). O procedimento atende às determinações da Lei 4890/2006 e do Código Tributário Municipal. Um total de 4.098 contribuintes que possuem o benefício já estão sendo convocados por carta a comparecer em data e horário pré-agendados ao Departamento de Rendas Imobiliárias (Derim) na Prefeitura para apresentar os documentos solicitados, atualizar dados, confirmar o desconto para o IPTU 2013 - que pode ser de 20% ou 50% - e retirar na hora o carnê impresso para pagamento. O período de recadastramento vai de 21 de janeiro a 22 de março. Conforme informado na carta, é necessário apresentar cópia atual dos comprovantes de rendimento (INSS, aluguéis e declaração de imposto de renda com recibo de entrega do último exercício, inclusive do cônjuge, se houver) e o formulário enviado com a correspondência preenchido e assinado. Caso o aposentado esteja impedido de comparecer pessoalmente na data marcada, pode entregar a documentação e o requerimento assinado via portador. Informações (19) 3834-9112.
“É importante que o contribuinte aguarde receber a carta para comparecer à Prefeitura, pois tomamos o cuidado de agendar uma data e horário específico para cada um”, explica o assessor da Secretaria da Fazenda Acássio Carlos da Silva. “Tomamos esta medida para que o aposentado não tenha transtornos, como ficar em filas grandes ou ter que aguardar o atendimento por muito tempo. Vindo na data certa, terá mais conforto e rapidez na atualização”, diz. O assessor ressalta ainda que, em alguns casos, o valor do desconto acaba sendo atualizado para o maior percentual. “É freqüente que, com o passar dos anos e fatores como a defasagem na correção do salário mínimo, o aposentado que contava com 20% de desconto, passe a ter direito a 50% na atualização dos dados. Caso o contribuinte não receba a carta até o dia 22 de março, pode contatar diretamente o Derim no telefone (19) 3834-9112.
Desconto no IPTU para aposentados e pensionistas – como funciona
Para obter desconto de 50% no IPTU, o aposentado ou pensionista deve possuir apenas um imóvel residencial e morar nele. A soma de seus rendimentos (incluindo cônjuge) deve ser de até 3 salários mínimos (atualmente, R$ 2.034,00). Já o desconto de 20% é concedido aos aposentados que possuem até dois imóveis, sendo que aquele que receberá o benefício deve ser residencial e moradia do contribuinte, e a soma dos rendimentos não deve ultrapassar 5 salários mínimos (R$ 3.390,00). Os documentos para a solicitação são:
- cópia do extrato atual de rendimentos onde conste nome e valor com o número do benefício correspondente quando for proveniente do INSS, sendo o mesmo para cônjuge ou companheiro. Na situação de trabalho ativo de uma das partes constantes no requerimento, deve-se apresentar também cópia do demonstrativo de pagamento;
- se o carnê de IPTU não estiver em nome do requerente, anexar cópia de documentação para atualização de dados e/ou justificativa do pedido (por exemplo, escritura de venda e compra, certidão de óbito, escritura de usufruto, entre outros);
- se o requerente, cônjuge ou companheiro tiverem declarado imposto de renda no exercício de 2013, ano-calendário 2012, apresentar cópia completa da referida declaração com comprovante de entrega. Em caso de alguma cota de participação em empresa, apresentar declaração de pró-labore ou de situação de inatividade pelos órgãos competentes;
- poderá ainda ser exigido do requerente quaisquer documentos complementares para análise do pedido.

 

A Prefeitura Municipal de Indaiatuba, por meio da Secretaria Municipal de Fazenda, está realizando o recadastramento de aposentados e pensionistas que usufruem de desconto no IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). O procedimento atende às determinações da Lei 4890/2006 e do Código Tributário Municipal. Um total de 4.098 contribuintes que possuem o benefício já estão sendo convocados por carta a comparecer em data e horário pré-agendados ao Departamento de Rendas Imobiliárias (Derim) na Prefeitura para apresentar os documentos solicitados, atualizar dados, confirmar o desconto para o IPTU 2013 - que pode ser de 20% ou 50% - e retirar na hora o carnê impresso para pagamento. O período de recadastramento vai de 21 de janeiro a 22 de março. Conforme informado na carta, é necessário apresentar cópia atual dos comprovantes de rendimento (INSS, aluguéis e declaração de imposto de renda com recibo de entrega do último exercício, inclusive do cônjuge, se houver) e o formulário enviado com a correspondência preenchido e assinado. Caso o aposentado esteja impedido de comparecer pessoalmente na data marcada, pode entregar a documentação e o requerimento assinado via portador. Informações (19) 3834-9112.


“É importante que o contribuinte aguarde receber a carta para comparecer à Prefeitura, pois tomamos o cuidado de agendar uma data e horário específico para cada um”, explica o assessor da Secretaria da Fazenda Acássio Carlos da Silva. “Tomamos esta medida para que o aposentado não tenha transtornos, como ficar em filas grandes ou ter que aguardar o atendimento por muito tempo. Vindo na data certa, terá mais conforto e rapidez na atualização”, diz. O assessor ressalta ainda que, em alguns casos, o valor do desconto acaba sendo atualizado para o maior percentual. “É freqüente que, com o passar dos anos e fatores como a defasagem na correção do salário mínimo, o aposentado que contava com 20% de desconto, passe a ter direito a 50% na atualização dos dados. Caso o contribuinte não receba a carta até o dia 22 de março, pode contatar diretamente o Derim no telefone (19) 3834-9112.


Desconto no IPTU para aposentados e pensionistas – como funciona


Para obter desconto de 50% no IPTU, o aposentado ou pensionista deve possuir apenas um imóvel residencial e morar nele. A soma de seus rendimentos (incluindo cônjuge) deve ser de até 3 salários mínimos (atualmente, R$ 2.034,00). Já o desconto de 20% é concedido aos aposentados que possuem até dois imóveis, sendo que aquele que receberá o benefício deve ser residencial e moradia do contribuinte, e a soma dos rendimentos não deve ultrapassar 5 salários mínimos (R$ 3.390,00). Os documentos para a solicitação são:


- cópia do extrato atual de rendimentos onde conste nome e valor com o número do benefício correspondente quando for proveniente do INSS, sendo o mesmo para cônjuge ou companheiro. Na situação de trabalho ativo de uma das partes constantes no requerimento, deve-se apresentar também cópia do demonstrativo de pagamento;


- se o carnê de IPTU não estiver em nome do requerente, anexar cópia de documentação para atualização de dados e/ou justificativa do pedido (por exemplo, escritura de venda e compra, certidão de óbito, escritura de usufruto, entre outros);


- se o requerente, cônjuge ou companheiro tiverem declarado imposto de renda no exercício de 2013, ano-calendário 2012, apresentar cópia completa da referida declaração com comprovante de entrega. Em caso de alguma cota de participação em empresa, apresentar declaração de pró-labore ou de situação de inatividade pelos órgãos competentes;


- poderá ainda ser exigido do requerente quaisquer documentos complementares para análise do pedido.

 

 



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