12/3/2013 - Indaiatuba - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba
Às vésperas da comemoração de mais um Dia Mundial do Consumidor, que acontece na sexta, dia 15 de março, o Procon Indaiatuba, vinculado à Secretaria Municipal de Negócios Jurídicos, passa a atender em prédio próprio na avenida Francisco de Paula Leite (antiga sede do Demutran) com melhor infraestrutura para garantir conforto e eficiência na prestação de serviços à população. A mudança, de acordo com o coordenador Wilson José dos Santos, acompanha o progresso do município. “A defesa do consumidor sempre foi uma questão importante para o prefeito Reinaldo Nogueira, o que é determinante no atendimento adequado aos moradores que necessitam dos serviços do Procon. Com o crescimento da população, foi necessário prover um local maior, com melhores condições de atender a crescente demanda”, conta ele, indicando que, por mês, são atendidas em média 900 pessoas, na forma presencial ou por telefone.
Instalado em 1989, nos últimos anos o Procon Indaiatuba trouxe também inovações para o município, como as conciliações amigáveis por cartas preliminares. “Durante uma reunião com a Fundação Procon, sugerimos implementar a conciliação prévia amigável, que consiste em entrarmos em contato com o fornecedor para esclarecer eventual situação, antes mesmo de abrir uma reclamação ou processo. A Fundação nos deixou livre para adotar este procedimento e estamos conseguindo solucionar uma série de questionamentos antes que se transformem em um processo”, explica Santos. Os números revelam que o esforço tem dado resultado. Em 2011, fazendo uso das chamadas cartas preliminares, foram obtidos 259 acordos amigáveis. Em 2012, este número saltou para 1.006 acordos.
Com relação ao segmento com o maior número de reclamações, a telefonia ocupa, nos últimos anos, o primeiro lugar no ranking. “As questões se referem principalmente ao cumprimento dos planos e condições de contratação. Entretanto, temos que reconhecer que as empresas de telefonia são também as que resolvem o maior número de reclamações, atingindo o percentual de 85% de resolução”, constata Santos.
Para o coordenador do Procon Indaiatuba, hoje o consumidor está muito mais informado sobre seus direitos. “Já presenciei um consumidor deixar de adquirir um produto porque a loja não entregava a nota fiscal na hora, somente a enviava eletronicamente. Atualmente as pessoas estão cientes de que a nota fiscal é fundamental na hora de solicitar uma troca ou reparo, e também questionam as condições de garantia, coisa que não acontecia há alguns anos. Por outro lado, as lojas também estão mais preocupadas em resolver suas questões com os consumidores, já que o cliente continua sendo o principal patrimônio de uma empresa. Hoje as pessoas interagem muito mais, vivem em comunidade, seja de forma presencial ou online, e é muito fácil que o marketing negativo faça com que uma empresa tenha prejuízo”, ressalta.
Muitos talvez não saibam, mas o Procon Indaiatuba também pode – e deve – ser acionado para consultas de orientação, antes de uma compra ou do fechamento de um contrato, por exemplo. “Esclarecer eventuais dúvidas e orientar o consumidor a evitar relações de consumo que lhe sejam desfavoráveis também é parte de nossas atividades no dia-a-dia. Recomendamos que pesquisem com antecedência se a empresa é idônea e não possui, por exemplo, uma extensa lista de reclamações no Procon”, diz o coordenador.
Santos espera que a legislação e o Código de Defesa do Consumidor continuem evoluindo, para que direitos e deveres sejam cada vez mais preservados. “Tenho esperança que a legislação avançará ao ponto em que, no caso de um produto apresentar defeito, o consumidor possa trocar o artigo na hora, e não tenha mais que aguardar 30 dias para que o fabricante tente sanar o problema. É preciso considerar que alguns produtos são de uso prioritário, como o celular, veículos e outras ferramentas de trabalho, e ficar impedido de usá-los por problemas relacionados a sua qualidade ou funcionamento pode causar sérios prejuízos”, completa.
Sobre o Dia Mundial do Consumidor
No ano de 1962, o presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, instituiu o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, para dar proteção aos interesses dos consumidores. 23 anos depois, a Assembléia Geral das Nações Unidas (ONU) adotou os Direitos do Consumidor como Diretrizes das Nações Unidas dando, assim, legitimidade e reconhecimento internacional para essa data. O objetivo é proteger e lembrar sempre dos direitos do consumidor, não apenas para eles mas também para as empresas e países.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.