Sábado, 23 de Novembro de 2024

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

21/5/2013 - Indaiatuba - SP

Professores realizam capacitação para aplicar o projeto "Menteinovadora"




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Indaiatuba iniciou a capacitação de professores para aplicação do projeto ‘Menteinovadora’ aplicado pela empresa Mind Lab. O projeto será iniciado com os alunos nos 5º anos do Ensino Fundamental, no próximo dia 27. O ‘Menteinovadora’ é um programa educacional presente em mais de 15 países que tem ajudado a mostrar que todas as crianças são capazes de se desenvolver ao aprenderem a aprender.

A capacitação que iniciou na manhã de segunda-feira (20) terá duração de 20 horas. Ministrada pela gestora pedagoga da Mind Lab, Carolina Bastos Fulini e pelo supervisor da Mind Lab, Adalberto Pretrucci Junior. “A metodologia é baseada em grandes autores, sendo o principal Reuven Feuertein, o qual inventou a teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural, estudando a vida dos teóricos observamos que primeiro aconteceu à prática e depois a teoria, é um processo inverso, por isso sabemos que existem resultados significativos e relevantes no aprendizado do aluno”, relata Caroline.

A metodologia que já foi aplicada em mais de 2 milhões de estudantes no mundo, baseia-se nas descobertas mais recentes da neurociência e vem revelando saltos de aprendizagem tanto no desenvolvimento das habilidades priorizadas pelo programa, quanto na proficiência de disciplinas regulares do currículo. O programa é integrado com a escola inteira, como parte da grade curricular com uma aula semanal de 50 minutos.

Os conteúdos e métodos são adequados à faixa etária de cada aluno, adequando os estímulos à realidade da fase de desenvolvimento da criança. O curso para educação fundamental utiliza jogos de tabuleiro como recurso educacional das discussões e aprendizados. O programa é aplicado em três passos: por meio de jogos de raciocínio com recursos pedagógicos que permitem simular a vida real; métodos metacognitivos com recursos criadores e organizadores de pensamentos e ações; e o professor mediador que colabora com o desenvolvimento da autonomia de aprendizagem do aluno, explorando os recursos da metodologia com ações intencionais.

Para aplicar o projeto em sala de aula o professor deverá escolher uma aula semanal de matemática para trabalhar com os jogos; o dia escolhido será fixo.

Participam da capacitação cerca de 50 pessoas, entre, professores dos 5º anos e de projetos; gestores; coordenadores e orientadores pedagógicos. Serão dez Unidades Escolares envolvidas no projeto, entre elas: Emebs Prof. Antonio Luiz Balaminutti; Profª Sylvia Teixeira de Camargo Sannazzaro; Prof. Wladimir Olivier; Profª Renata Guimarães Brandão Anadão; Prof. Doardo Borsari; Dom Ildefonso Stehle; Profª Maria Albertina Berdu; Prof. Sérgio Mário de Almeida; Profª Maria Cecília Ifanger e Profª Maria José Ambiel Marachini.

De acordo com a empresa Mind Lab a contribuição do programa é percebida por todos os envolvidos. Há um avanço de aprendizagem nos alunos que leva a mais autoconhecimento, mais autonomia e maior autoestima. Nos professores foi observada a melhoria nas práticas pedagógicas, no desenvolvimento pessoa e na integração com a comunidade de educadores. Também foi notada nos pais a criação de um novo campo de interação por meio de jogos e reflexões provocadas pelas aulas do Programa, que amplia os recursos para lidar com desafios pessoais sociais e profissionais.

A sustentação do projeto deverá acontecer através dos seguintes itens, sendo responsabilidade da empresa fornecer: kit para o aluno (composto por uma apostila com exercícios próprios e um jogo de raciocínio); kit do professor (composto por dois livros do aluno, jogo pedagógico e um livro do professor para acompanhamento da metodologia e apoio na orientação); kit da escola (composto por aproximadamente 500 jogos, para formação da biblioteca de jogos da escola); assistência técnica inicial e continuada para professores participantes do projeto; supervisões mensais e bimestrais de acompanhamento do projeto; apresentação de relatório final com as resultados obtidos pelo projeto e disponibilidade de suporte pedagógico on-line.

Licitação

A empresa Mind Lab do Brasil Comércio de Livros Ltda, especializada no desenvolvimento de projeto pedagógico, segundo o modelo do psicólogo e professor Reuven Feuerstein ‘Teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural’; foi contratada pelo pregão presencial nº019/13, Edital nº 025/13 para o fornecimento de kits, para atender os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino, com prazo do contrato previsto para sete meses no valor de R$498.806,00.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Indaiatuba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.