6/12/2012 - Indaiatuba - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba
A Prefeitura de Indaiatuba por meio da Secretaria Municipal da Família e do Bem Estar Social promove até o dia 6 de dezembro, das 8h às 17h, na Escola Ambiental Bosque do Saber, a capacitação sobre trabalho e coordenação para profissionais de assessoria, diretores e também para profissionais técnicos das cinco unidades dos Cras [Centros de Referência da Assistência Social]. O curso é ministrado pela psicóloga Nelma Campos Aragon do Instituto Pichon Rivière de Porto Alegre/RS e foi iniciado dia 3. A proposta de trabalho é capacitação básica para coordenar grupos.
O Secretário da Família e do Bem Estar Social, Luiz Henrique Furlan explicou que as unidades dos Cras serão informatizadas e as capacitações são necessárias. “A primeira unidade que está testando o processo de informatização é a unidade do Cras IV, Jardim Morada do Sol. O sistema foi criado pelo Departamento de Informática da Secretaria de Administração da Prefeitura e permitirá o trabalho em rede dos serviços, otimização e o cruzamento de dados dos usuários da assistência social do município”.
Furlan destacou mais uma vez que o objetivo da sua Secretaria é trabalhar com o usuário e visando a prevenção. O objetivo é fortalecer cada vez mais a família e com isso diminuir a demanda pelos serviços.
As cinco unidades dos Cras já estão equipadas com computadores e pontos de internet e a implantação do sistema de forma experimental está ocorrendo nos Cras III e IV e nos demais deverá ocorrer em janeiro de 2013.
O objetivo do curso é propiciar fundamentos teórico-práticos para a coordenação de grupos de acordo a nova tipificação do Sistema Único da Assistência Social. No programa estão noções de psicologia social e a técnica do grupo operativo; elementos importantes na constituição dos grupos; contrato de trabalho grupal; como aparecem os papéis grupais; como reconhecer e trabalhar a resistência e contra-resistência; aspectos transferência e contratransferências; a rede de comunicação; a função do coordenador e suas implicações; tipos de grupos: idosos, familiares, mulheres, crianças e adolescentes.
O curso é custeado pela verba do Paif [Programa de Atenção Integral à Família] do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome [MDS] e principal programa de
Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social [SUAS].
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.