31/10/2016 - Indaiatuba - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba
A Prefeitura de Indaiatuba por meio do departamento de Odontologia da Secretaria de Saúde anunciou dia 24, que está informatizando o sistema de atendimento da rede de odontologia do município. Todos os pacientes terão um prontuário eletrônico e o profissional dentista poderá acessar todos os dados pelo sistema e também fazer o plano de tratamento, como por exemplo o odontograma (marcações dos dentes). O anuncio aconteceu na semana em que é comemorado o Dia do Dentista, 25 de outubro e durante encontro dos profissionais de odontologia com o Prefeito em exercício, Antônio Carlos Pinheiro e o prefeito eleito Nilson Alcides Gaspar, e o também presentes o secretário de Saúde, José Roberto Stefani e o diretor de Odontologia, o dentista Custódio Tavares Dias Neto.
Custodio Neto explicou que o sistema Salus, foi desenvolvido pelo Departamento de Informática (Depin) da Prefeitura, “com prontuário eletrônico, o profissional terá como saber o histórico do paciente, como é a sua saúde, se é diabético, hipertenso. O dentista terá condições de ter maior controle da situação, tipos de anestésicos, procedimentos, e quais critérios poderá adotar para evitar problemas”.
Para que o sistema fosse implantado, os consultórios odontológicos já receberam computadores.
O diretor também informou que dos 77 profissionais que atuam na rede, 47 dentistas e 30 auxiliares de saúde bucal, 60 já fizeram a capacitação e em breve os demais serão chamados participar do curso no Depin. Nós também estamos estudando e deveremos oferecer futuramente o agendamento online. O estudo é para ver qual é a melhor maneira para atender a nossa população”.
Indaiatuba realizou de janeiro a setembro a setembro de 2016, 28 mil atendimentos na atenção básica realizados nas Unidades Básicas de Saúde, cerca de três atendimentos mensais, com cerca de 10.835 procedimentos mensais, extrações, obturações, entre outros serviços.
Na Atenção Especializada que são os serviços oferecidos no CEO, como tratamento de canal (endodontia), extração de dente siso, cirurgias, próteses, entre outros, foram realizados 3.654 atendimentos de janeiro a setembro. Cerca de 406 atendimentos/mês e cerca de 1452 procedimentos mensais.
Dia do Dentista
O diretor do Departamento de Odontologia lembrou que o dia 25 de outubro, é data é a oficial para homenagear os profissionais que se dedicam e cuidam da saúde bucal da população. “Escovação dos dentes deve ser feita, no mínimo, três vezes por dia, aliada ao fio dental. É importante evitar comer entre as refeições ou, se comer, escovar os dentes. Ele lembra ainda da necessidade de visitar o dentista periodicamente, de seis em seis meses.
A formação para ser dentista é o curso de Odontologia. Após, o profissional pode escolher alguma especialização em áreas como: ortodontia, periodontia, prótese, endodontia, patologia bucal e outras.
Para ser exercida a profissão, deve-se obter o registro no Conselho Regional de Odontologia (CRO) de cada estado brasileiro. Esses Conselhos Regionais são uma extensão do Conselho Federal de Odontologia (CFO).
Legenda: anúncio foi feito durante visita de profissionais ao prefeito em exercício
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.