27/11/2012 - Indaiatuba - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba
O prefeito de Indaiatuba, Reinaldo Nogueira (PMDB), participou na noite de segunda-feira (26) do encerramento do projeto Memória Local na Escola. O evento aconteceu na Escola Ambiental Municipal Bosque do Saber. O projeto é desenvolvido em parceria com o Museu da Pessoa, Instituto Avisa Lá e patrocinado pela Fundação Toyota.
Na ocasião os 57 depoentes colaboradores do projeto receberam o certificado de participação e foram homenageados. Além do prefeito, compareceu a secretária de Educação, Rita de Cássia Trasferetti; o deputado Estadual, Rogério Nogueira (PDT); o vereador da Câmara de Indaiatuba, Fábio Conte; as representantes do Museu da Pessoa, Marcia Trezza e Sônia London; a representante do Instituto Avisa Lá, Maria Paula Twishor e a coordenadora do projeto, Lucelaine Borges Zampolin Dias.
A secretária de Educação iniciou o evento falando da importância do envolvimento da comunidade com a Escola. “O conjunto entre comunidade, família e escola sempre dá certo, um exemplo disso é o Memória Local na Escola. Esse é um trabalho importante para a escola onde ajuda no desenvolvimento da leitura, da escrita e da releitura com os alunos. O projeto cresceu a cada ano e hoje mais de mil alunos de 57 salas de aula do 4º ano participam do ‘Memória Local’. Quero agradecer a Lucelaine que coordenou o projeto a todos os professores, gestores e coordenadores; mas o agradecimento especial é para todos os depoentes que enriqueceram o dia a dia da sala de aula”, relata Rita.
A representante do Instituto Avisa Lá, Maria Paula ressaltou que Indaiatuba é a cidade mais velha no projeto e que isso é um grande ganho visto que para 2013 o ‘Memória Local na Escola’ foi incluído no material didático. Na sequência Sônia London, do Museu da Pessoa, disse que se surpreendeu com a organização do projeto em Indaiatuba e agradeceu o empenho dos professores e a colaboração dos depoentes.
O vereador Fabio Conte, disse que é uma satisfação participar da festa de encerramento de um projeto como esse e sublinhou que Indaiatuba tem muita memória para ser contata e que no setor de educação o município está à frente com a realização desse projeto. Em seguida o deputado Estadual Rogério Nogueira cumprimentou todos os presentes e falou sobre os projetos do município. “Indaiatuba sob o comando do prefeito Reinaldo Nogueira, tem muitos projetos que outras cidades vêm conhecer para copiar. Esse projeto em especifico traz a memória da cidade; muitas pessoas conhecem a história do município e a sua própria história de vida conta um pedacinho da cidade”, conta o deputado Estadual.
O prefeito de Indaiatuba, Reinaldo Nogueira, salientou os diferenciais da educação de Indaiatuba. “Nossa educação é diferente, pois nossos professores são diferentes. Temos a Feira Literária que é um exemplo para o país e cada um dos professores, gestores e coordenadores fazem a diferença, por que sempre buscam fazer mais do que a obrigação e com certeza ver esses resultados é muito satisfatório. Sabemos das dificuldades que existem até chegar ao trabalho final e parabenizo todos os envolvidos no projeto e aos depoentes por expor suas histórias”, diz Nogueira.
Após os discursos todos os depoentes receberam os certificados de participação e ao final o professor gestor, João Carlos Nunes Pereira, da Emeb “Elizabeth de Lourdes Cardeal Sigrist, em nome de todos os depoentes agradeceu pela oportunidade de ser um depoente do projeto. “Foi uma experiência única, onde surgiram grandes momentos. “Foi muito bonito ver o desenvolvimento do projeto, sabemos o quanto é trabalhoso, mas é um trabalho que vale a pena”, comenta Pereira.
Memória Local
O projeto consiste na criação livros com histórias de personalidades indaiatubanas escolhidas pelos próprios alunos. Com a orientação dos professores, os estudantes entrevistaram os depoentes, elaboraram histórias baseadas nos relatos de vida e ilustraram com desenhos a mão livre.
O objetivo é contribuir para o reconhecimento da memória da comunidade como fator de valorização pessoal, cultural e comunitário a partir do relato das histórias de vida dos moradores. É também uma maneira de desenvolver práticas sociais de leitura e escrita. No final serão produzidos calendários com a coletânea de desenhos feitos para os livros. O material impresso será entregue nas escolas municipais.
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