15/10/2013 - Indaiatuba - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba
O Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgotos) obteve R$ 1,6 milhão para ser investido em saneamento básico. A verba, pertencente ao Cerju - Comitê de Estudos e Recuperação do Rio Jundiaí, foi liberada a fundo perdido (sem necessidade de reembolso), e será aplicada na compra de tubulação para substituir o antigo emissário de esgoto da margem esquerda do Córrego do Barnabé, no Parque Ecológico, em um trecho de 4 km: do Jardim Rêmulo Zoppi à Rua 83 (Rua Lourenço Rossi), no Jardim Morada do Sol.
A obra será executa com mão de obra da própria autarquia.
Quarta-feira (9/10), no Escritório Central do Saae, o superintendente, engenheiro agrônomo Nilson Alcides Gaspar, se reuniu com o gerente da Agência Ambiental da Cetesb (Companhia de Saneamento do Estado de São Paulo), o biólogo Domênico Tremaroli, para discutir detalhes da liberação do recurso, o que foi facilitado pela grande contribuição que a autarquia tem dado à despoluição e recuperação do Rio Jundiaí.
Da reunião participaram também os engenheiros Pedro Claudio Salla, do Saae, e Lineu José Bassoi, da Cetesb.
“O novo emissário, com tubulação de 750 mm, substituí o antigo, de 600 mm, que se encontra bastante saturado e com vazamentos”, esclarece o superintendente. “A tubulação, de qualidade e diâmetro superior, dará maior vazão e fluidez na condução do esgoto até a Estação de Tratamento Mário Araldo Candello", complementa.
O início da obra está previsto para o início de 2014 e deverá durar de 4 a 6 meses para ser executada.
“Tão importante quanto investir na ampliação do abastecimento de água são os investimento em saneamento básico, a substituição de redes e emissários antigos e saturados, a implantação de novas redes de coleta de esgoto, e o aumento da eficiência e da capacidade de tratamento da ETE Mário Araldo Candello, que também será ampliada", destaca Gaspar.
Tremaroli também enfatizou a importância dos investimentos do Saae na ampliação da coleta e tratamento de esgoto. “Como está sendo comprovado, o grande beneficiário dessas obras é o Rio Jundiaí e seus afluentes e, por consequência, toda a população de Indaiatuba e região, que deverá contar com uma nova e importantíssima fonte de captação de água bruta para tratamento e abastecimento público”.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.