10/9/2013 - Indaiatuba - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba
A Secretaria de Saúde, por intermédio do departamento de Vigilância em Saúde, informa que no próximo sábado (14), das 9h às 17h, estará realizando mais um mutirão de vacinação de cães e gatos (confira a lista abaixo). Até o momento foram 7.313 cães e 1.067 gatos. A Vigilância em Saúde lembra que outros bairros serão contemplados com o mutirão. Os trabalhos também continuam até o dia 13 de setembro na Faculdade Max Planck, localizada na avenida 9 de Dezembro, 460, Jardim Pedroso. O horário de atendimento será das 12h às 17h, de segunda, terça, quinta e sexta e as quartas-feiras, a vacinação será das 12h às 21h.
A raiva é uma doença infecciosa que afeta os mamíferos causada por um vírus que se instala e multiplica primeiro nos nervos periféricos e depois no sistema nervoso central e dali para as glândulas salivares, de onde se multiplica e propaga. Por ocorrer em animais e também afetar o ser humano, é considerada uma zoonose.
A transmissão dá-se do animal infectado para o sadio através do contato da saliva por mordedura, lambida em feridas abertas, mucosas ou arranhões. Outros casos de transmissão registrados são pela via inalatória, pela placenta e aleitamento e, entre humanos, pelo transplante de córnea. Infectando animais homeotérmicos, a raiva nas áreas urbanas tem como principal agente o cão, seguido pelo gato; na zonas silvestres, se dá principalmente por lobos, raposas, coiotes e nos morcegos hematófogos. 80% dos casos registrados de animais infectados são carnívoros.
A expectativa da Secretaria de Saúde é vacinar 28.000 cães e 6.000 gatos. Em 2009, quando ocorreu a última campanha, foram 19.400 cães e 3.600 gatos. Nos três anos seguintes não houve vacinação por determinação do governo do Estado devido a reações adversas a vacina em cães e gatos.
CONFIRA OS LOCAIS DE VACINAÇÃO
EE Maria Cecilia Ifanger, Rua Perdiz, 320 – Vila Havaí
Praça Parque das Frutas de frente a Rua Olindo Barnabé – Jd São Paulo
Igreja bairro Videira Rodovia José Boldrini
Praça do Jd Paraíso Rua Waldemar Stein
Praça Andreia Bonachela – Vila Costa e Silva
EE Maria Aparecida Pinto Cunha na Praça - Parque das Nações
EE Randolfo Moreira Fernandes Rua Carlos Canova, 600 – Tancredo Neves
EE Suzana Benedita G Ayres Rua Aurélio Garlete, 306 – Jd Morada do Sol
Rua José M de Almeida com Rua Pedreiro da Silva Dutra – Jd João Pioli
Caixa d’ do SAAE da Rua Mario Sergio de Almeida com Rua Dr. Raul David do Valle
Via Joaquim Emigdio de Campos Bicudo – área verde do Jd Monte Verde Rua Carlos Sthal
Terminal de ônibus da Avenida Ário Barnabé com Rua Silvo Candelo – Jd Morada do Sol.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2025, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.