20/2/2013 - Indaiatuba - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba
A partir desta semana os usuários da UBS (Unidade Básica de Saúde) IV, situada no Jardim Morada do Sol, que estiverem com encaminhamento para consulta médica nas especialidades de neurologia ou cardiologia poderão agendá-las na própria unidade de saúde, não precisando mais se deslocar até o Hospital Dia “Renato Reggio Júnior” para fazê-lo. Trata-se do início de um processo programado pela Prefeitura de Indaiatuba por meio da Secretaria de Saúde visando a melhoria do acolhimento e maior comodidade aos pacientes.
Inicialmente as consultas ainda poderão ser marcadas também no Hospital Dia, no entanto, após esse período de transição os moradores da região deverão agendar as consultas exclusivamente na Unidade Básica de Saúde, pois a intenção da Secretaria de Saúde é justamente facilitar esse processo para o paciente, que não precisará mais se descolar até a região central da cidade para garantir uma consulta com médico especialista. Ele deverá fazer o agendamento na própria unidade de saúde logo após passar pelo clínico geral e se dirigir ao Hospital Dia apenas para a consulta.
Além disso, a Secretaria de Saúde está adotando protocolos de cada uma das especialidades médicas, conforme preconiza o Ministério da Saúde, onde constam os procedimentos a serem adotados pelos profissionais e ainda a classificação de risco, que define a prioridade de atendimento para o encaminhamento médico de acordo com as cores vermelho, amarelo, verde e azul. Terão prioridade os pacientes classificados com a cor vermelha, na sequência os classificados com as cores amarelo, verde e, por último, o azul.
Segundo o secretário da pasta, dr. José Roberto Stefani, a tendência é aplicar a classificação de risco em todas as diretrizes e serviços prestados no âmbito do Sistema Único de Saúde. “Desta forma teremos seguramente mais vagas disponíveis para os pacientes com o quadro clínico agravado, que precisam iniciar um determinado tratamento ou mesmo passar por uma cirurgia com certa urgência”, observou.
A Secretaria de Saúde optou por iniciar o novo sistema na UBS IV, pois se trata da unidade de saúde do com a maior abrangência do município, estimada em aproximadamente 30 mil pessoas. No local são realizados em média 15.000 atendimentos mensais, entre consultas médicas, procedimentos de enfermagem e atendimentos com profissionais especializados. Em breve a secretaria pretende expandir o novo método de agendamento de consultas com médicos especialistas para outras unidades de saúde, ao mesmo tempo em que adaptará o sistema para que o agendamento na unidade possa ser feito também para outras especialidades médicas.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.