17/10/2012 - Indaiatuba - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba
A Prefeitura de Indaiatuba informa que a Secretaria Municipal de Saúde notificou recentemente surtos de catapora em nove unidades escolares do município, totalizando 137 casos da doença registrados nas seguintes escolas: Creche Prof. Morivaldo Antônio de Morais, Creche Profª Marina Dias de Carvalho Macedo, Creche Dalva Coltro Denny, Creche Dr. Jácomo Nazário, Creche Prof. Jorge Alves Brown (Casa da Providência), Creche Profª Luciana Cândido Carneiro, Emeb Profª Walda Maria Stocco Prandini, Emeb Profª Patrocínia Robles Provenza e Emeb Dom Ildefonso Stehle.
A Secretaria de Estado da Saúde disponibiliza vacina contra a doença somente para crianças a partir de um ano e menores de cinco anos de idade em caso de surto. Até o momento a Secretaria Municipal de Saúde já imunizou as crianças dentro da faixa etária recomendada das creches Dalva Coltro Denny e Dr. Jácomo Nazário. Ainda esta semana a imunização será oferecida também para os alunos de outras unidades escolares onde foi identificado o surto.
A doença também, conhecida como varicela, se manifesta com maior freqüência nas crianças. Embora geralmente benigna, os sintomas dessa enfermidade, caracterizada pelo aparecimento de manchas avermelhadas que dão lugar a pequenas bolhas espalhadas por todo o corpo, são muito desagradáveis. A orientação do Departamento de Vigilância Epidemiológica é que no caso de suspeita da doença os pais ou responsáveis não enviem seus filhos para a escola. “A catapora é uma doença de alta transmissibilidade e no ambiente escolar uma única criança infectada pode transmiti-la para muitas outras. Ao aparecerem os primeiros sintomas o ideal é procurar o quanto antes uma unidade de saúde para iniciar o tratamento”, explicou a diretora de vigilância em saúde, Rita de Cássia Jiampaulo Ferraz Vaz.
A transmissão do vírus da catapora ocorre por contato direto através da saliva, secreções respiratórias da pessoa infectada e também pela secreção das feridas, até mesmo quando já formaram as “casquinhas”. O período de incubação dura em média 15 dias e a recuperação completa ocorre de sete a dez dias depois do aparecimento dos sintomas.
Vacina
O Ministério da Saúde anunciou em agosto deste ano a produção nacional da vacina tetra viral, que vai imunizar as crianças contra quatro doenças – caxumba, rubéola e sarampo (já inseridas na tríplice viral, ofertada no Sistema Único de Saúde desde 1992) e a varicela, mais conhecida como catapora. A vacina será disponibilizada ao Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde a partir de agosto de 2013 e será aplicada em duas doses: a primeira, quando a criança tem 12 meses, e a segunda, aos quatro anos de idade.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.