Domingo, 24 de Novembro de 2024

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

14/12/2012 - Indaiatuba - SP

Secretaria de Educação realiza balanço das ações de 2009 a 2012




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba

 

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Indaiatuba realiza o balanço das ações realizadas entre 2009 a 2012. Entre projetos, novos prédios e material didático próprio a Rede Municipal de Educação alcançou Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de 6.0, este índice é a meta do Brasil para o ano de 2021.
A secretária da pasta, Rita de Cássia Trasferetti aponta os principais ganhos no setor durante este período. “É uma satisfação imensa dar continuidade ao trabalho da Educação; nossa meta é proporcionar um ensino de qualidade com padrões exemplares que atinja os alunos de uma maneira em que as metas pedagógicas sejam cumpridas plenamente. Nessa gestão conseguimos inaugurar três escolas de período integral, ampliando essa oferta nos bairros Oliveira Camargo, Jardim Paulista e Tombadouro, onde há a necessidade de abraçar o aluno em um período maior”, conta Rita e continua. “Este ano de 2012 pudemos comprovar a eficácia dos nossos métodos com o (IFDM) Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal; a educação é uma parte avaliada e estamos em primeiro lugar do Brasil. O município também conquistou o prêmio Prefeito Inovador em que a educação também faz parte”, salienta.
Nesta gestão foram entregues quatro Emebs (Escolas Municipais de Educação Básica) novas, sendo uma no Bairro Tombadouro; outra no Jardim Monte Verde; uma no Jardim Oliveira Camargo e, mais recente, no Jardim Paulista II, que juntas receberam investimentos em torno de R$ 18 milhões. Também foram construídas cinco creches novas, sendo uma no Jardim Alice; outra creche no Jardim Morumbi; uma no Jardim Morada do Sol; outra no Jardim dos Colibris, uma no Jardim Brasil e a última em andamento a creche do Distrito Industrial. O município também ganhou uma Escola Estadual de período integral, construída no Jardim Colonial, graças a um convênio firmado com o Governo do Estado, por intermédio do deputado estadual Rogério Nogueira (PDT). Para manter os prédios bem conservados, foram reformadas 41 unidades escolares e ampliadas ou adaptadas outras 25 unidades da Rede.
Em 2009 a rede possuía um total de 16.740 alunos matriculados; em 2010 passou para 18.499; em 2011 recebeu 18.474 e este ano alcançou 19.330 de acordo com os resultados preliminares do censo 2012 do MEC (Ministério da Educação).
Com as novas construções de Unidades Escolares e ampliações, desde 2009 até o dia 11 de dezembro de 2012 foram contratados 291 professores para ensino infantil e fundamental, mais 199 monitores de creches.
Para o Ensino Fundamental, foi adquirido em 2011 o material pedagógico coleção “Ciranda”, de responsabilidade técnica da professora e coordenadora do Centro de Pesquisa Mathema, Dra. Kátia Stoco Smole. Para a Educação Infantil; o material escolhido foi a coleção “Aprender e Conviver”, da editora Módulo, que possui um grupo de autores especialistas. Segundo a secretária municipal de Educação, aquele foi o primeiro ano com o material didático padronizado em todas as escolas da rede municipal de ensino. A escolha do material da Educação Infantil foi realizada pela equipe de orientação pedagógica da Secretaria da Educação. Trata-se de um material já existente no mercado editorial. O material didático do Ensino Fundamental foi produzido, especificamente, para atender às necessidades dos alunos de Indaiatuba. “Foi criado pelos autores da editora Módulo, em conjunto com os orientadores pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação e para o ano de 2012 o conteúdo foi analisado novamente e sofreu correções de acordo com as necessidades observadas em sala de aula, esse foi um dos principais ganhos da Secretaria de Educação”, explica Rita. Os estudantes do Ensino Fundamental receberam um livro por bimestre. Todos os professores do Ensino Infantil e Fundamental participaram de capacitações sobre o novo material didático, ministradas pelas editoras dos livros.
Um dos grandes feitos da administração atual foi a conquista do GPAP (Gratificação de Produção e Aperfeiçoamento Profissional) para os funcionários lotados na Secretaria de Educação. Ela está prevista na Lei Municipal nº 5.947 de 23 de novembro de 2011 idealizada e sancionada pelo prefeito de Indaiatuba, Reinaldo Nogueira (PMDB). A gratificação considera a importância de avaliar a qualidade dos serviços e profissionais que prestam serviços nas escolas públicas municipais a fim de atingir as metas estabelecidas pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Considera também o que consta no termo de adesão ao Programa de Desenvolvimento pela Educação (PDE) “Compromisso de todos pela Educação”, segundo qual o Município deverá cumprir as metas específicas estabelecidas pelo Ministério de Educação (MEC).
A pontuação máxima da avaliação da GPAP de funcionários é de 40 pontos, separados em: assiduidade (20); idoneidade moral (5); disciplina (5); dedicação ao serviço (5) e eficiência (5). A escala de pontos para definir a porcentagem de gratificação, ficou definida da seguinte maneira: abaixo de 20 pontos não recebe; de 20 a 24,9 pontos 25% da metade do padrão de vencimento; de 25 a 29,9 pontos 50% da metade do padrão de vencimento; 30 a 34,9 pontos 75% da metade do padrão de vencimentos e de 35 a 40 pontos 100% da metade do padrão de vencimentos.
Informática
No setor de informática da Rede em quatro anos foram adquiridos 778 Computadores;12 Lousas Digitais e 1.200 notebooks, esses adquiridos em 2012, que estão sendo preparados com conteúdos pedagógicos e serão disponibilizados em 2013 para os professores da Rede.
Foram realizadas 10.304 horas de Treinamentos. As capacitações foram realizadas em cursos com grupos de funcionários administrativos. A oferta de cursos também foi constante durante todos os anos de 2009 a 2012 para os Professores. Estes cursos foram ofertados em atendimentos em grupos e individuais. “As parcerias com as Fundações foram ampliadas e novos cursos surgem a cada ano visando à melhoria da aplicação dos recursos de tecnologia por parte de professores e funcionários”, comenta a supervisora de Tecnologia Educacional, Tânia Castanho.
Foi disponibilizado o portal da educação na web. Este segmento tem por objetivo disponibilizar informações, notícias e permitir acesso aos principais serviços como inscrição em cursos, calendários escolares oficiais, vídeos educacionais, catálogo de sites, entre outros. “Neste trabalho que exige colaboração de equipe técnica e pedagógica trabalhamos em conjunto com o Departamento de Informática - DEPIN no desenvolvimento e implantação do Saber - Sistema de Gestão Integrado das Informações da Secretaria Municipal da Educação”, explica Tânia.
Atualmente foram implantados os Módulos: Alimentação: Automatizou o processo de solicitação de merenda em sua totalidade. Neste módulo o Departamento de Alimentação Escolar cria e avalia nutricionalmente, os cardápios e disponibiliza para as escolas solicitarem a merenda necessária para a sua Unidade Escolar; Manutenção Predial: Automatizou todo o processo de solicitação de reparos nas Escolas. Iniciou o desenvolvimento do módulo de Creche e Gestão de Alunos com previsão de implantação para 2013.
No período também foi finalizado a implantação da rede de fibra ótica que interliga todas as Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino. Com isso, foi possível melhorar os serviços prestados nas Unidades Escolares como acesso a internet, e-mail, acesso a sistemas e monitoramento de segurança.
Projetos
O Projeto “Na Trilha das Águas” é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o SAAE, atendendo alunos dos 3º anos do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Indaiatuba.
O roteiro do passeio ambiental contempla o Parque Ecológico com o Laboratório Móvel, onde os alunos acompanham a coleta de amostras de água do Córrego do Barnabé, verificando como a análise é feita e conferindo os resultados. Os alunos também visitam a Captação Cupini. Eles percorrem as trilhas da Represa do Cupini, recebendo informações de como acontece a captação de água de uma represa e também sobre Mata Atlântica, uma vez que o local é uma parte restante desta Mata. Também há visita na ETA I (Vila Havaí); na Estação de Tratamento, os alunos têm a oportunidade de acompanhar todo o processo de tratamento da água, para posterior abastecimento à população.
Durante o passeio os monitores do Departamento de Turismo e do SAAE, acompanhados por um professor da Secretaria de Educação, explicam aos alunos a história de cada local visitado. Para maior aproveitamento do passeio os professores consultam e planejam suas aulas de acordo com a publicação Orientações Curriculares para as disciplinas de História e Ciências, pois o estudo do meio deve estar em consonância com o Currículo.
O Projeto Passeios da Memória é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Fundação Pró Memória, atendendo todos os alunos dos 4º anos da Rede Municipal de Ensino de Indaiatuba.
O roteiro do passeio histórico cultural contempla o Centro de Convenções Aydil Bonachella como início do roteiro, passando também pelo Hospital Augusto de Oliveira Camargo, Praça Rui Barbosa, Câmara Municipal, Parque Ecológico, Paço Municipal, Chafariz, Shopping Jaraguá (Antigo Cotonifício), Praça Dom Pedro II, Praça Prudente de Moraes, Casarão Cultural Pau Preto, Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária e Museu Ferroviário.
Em cada local do roteiro os alunos recebem informações a respeito da história do município através de estudo do meio, identificando a busca da população por melhores condições de vida (moradia, saneamento básico, coleta de lixo, serviços de água e energia elétrica, transporte, áreas verdes, lazer, qualidade das águas dos rios e do ar).
A história do município faz parte do componente curricular. Assim, os alunos refletem sobre relações entre histórias vividas, histórias coletivas, história local, história do Brasil, lugares e tempo cronológico, discutindo sobre as semelhanças e diferenças entre a história local e a história do Brasil.
Durante o passeio os monitores do Departamento de Turismo e um professor da Secretaria de Educação, explicam aos alunos a história de cada local visitado, comentando também sobre a história do município. Para maior aproveitamento do passeio os professores consultam e planejam suas aulas de acordo com a publicação Orientações Curriculares para a disciplina de História, pois o estudo do meio deve estar em consonância com o Currículo.
O Projeto Ambientação – Crescendo com o Futuro” é realizado na Rede desde 2008. O projeto realizado em parceira com a Toyota do Brasil visa compreender a relação “homem-natureza” dentro de seus mais variados aspectos através de um concurso entre as Escolas com os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental e da 2ª fase do Ensino Infantil.
Segundo a Proposta Pedagógica da Rede Municipal de Ensino os alunos devem ser capazes de observar e compreender a natureza como um todo dinâmico e integrado, sendo o ser humano parte dessa natureza e agente de transformações do mundo em que vive. O principal objetivo é saber utilizar conceitos científicos, procedimentos e atitudes partindo de elementos das Ciências Naturais para formular questões, buscar alternativas e propor soluções para problemas ou situações reais do cotidiano, nos temas de: resíduos; água e energia.
Os alunos desenvolvem ações de acordo com o tema, que promovam a sustentabilidade dentro das escolas e a multiplicação destas ações para a comunidade em geral com práticas de cidadania. O projeto é trabalhado em todas as classes, dentro da grade curricular, regularmente. Para a avaliação dos resultados das metas é analisada a média de consumo ou geração de cada escola, proporcional ao número de alunos e funcionários que frequentam a unidade.
O projeto Ler Faz Bem engloba diversas ações referentes à leitura e escrita de livros. Com subprojetos (Memória Local na Escola; Livro Virtual; Etnias e Turma da Leitura), o apanhado de livros produzidos pelos alunos da Rede gerou a Feira Literária de Indaiatuba. O evento conta com a apresentação dos trabalhos desenvolvidos durante o ano, nas Unidades Escolares.
No projeto Etnias os alunos de 1º ao 5º ano, estudam as diferentes etnias através de livros sobre o tema, vídeos, pesquisas em ambiente virtual e outros recursos escolhidos e planejados pelos professores. Os alunos matriculados em escolas de período integral, participam de um concurso cultural promovido pelos organizadores da Festa das Nações Unidas de Indaiatuba (FENUI), quando realizam apresentações de teatro e dança.
O Concurso do Livro Virtual é uma iniciativa que visa à construção de um Livro em ambiente virtual, utilizando os recursos tecnológicos e programas disponíveis nas escolas. A realização do livro contribui para o desenvolvimento das habilidades dos estudantes de observar, registrar, criar, fazer e refazer, além de trabalhar em um ambiente colaborativo e tecnológico e de oportunizar a leitura e a escrita com funcionalidade.
O projeto Memória Local consiste na criação de livros com histórias de personalidades indaiatubanas escolhidas pelos próprios alunos. Com a orientação dos professores, os estudantes entrevistaram os depoentes, elaboraram histórias baseadas nos relatos de vida e ilustraram com desenhos a mão livre. O projeto é desenvolvido em parceria com o Museu da Pessoa, Instituto Avisa Lá e patrocinado pela Fundação Toyota.
O objetivo é contribuir para o reconhecimento da memória da comunidade como fator de valorização pessoal, cultural e comunitário a partir do relato das histórias de vida dos moradores. É também uma maneira de desenvolver práticas sociais de leitura e escrita. No final serão produzidos calendários com a coletânea de desenhos feitos para os livros. O material impresso será entregue nas escolas municipais.
A Turma da Leitura compõe uma equipe itinerante que percorre as escolas municipais na perua da Turma da Leitura. Com datas e locais previamente divulgados, seu objetivo é levar a leitura até a comunidade escolar, disponibilizando além de farto material de leitura com variedade de títulos e portadores, momentos de encantamento com contadores de histórias.
Em 2012 o projeto trabalhou com os títulos “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá” e “A Bola e o Goleiro”, em comemoração ao Centenário do escritor Jorge Amado. Além disso, as turmas de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental ouviram histórias com o tema “Reminiscências de Indaiatuba”, baseadas nos materiais fornecidos pela Fundação Pró-Memória.
O Líder Estudantil é uma parceria entre o Rotaract Club de Indaiatuba e a Secretaria de Educação, consiste em trabalhar o sentido de liderança com um aluno do 4º ano escolhido pelos colegas, como o “líder” da sala. Trabalha-se essa liderança positiva através de um treinamento dinâmico, na casa da Amizade, por profissionais das áreas de psicologia, pedagogia, colaboradores e voluntários da família rotária.
Os jovens, uma vez orientados sobre a boa liderança, ficam incumbidos de levar o aprendizado para os demais colegas de sala de aula através de uma atividade que é supervisionada por seus professores.
A Rede de Educação iniciou em 2011 o projeto Conexão Social Sindivarejista. Esta é uma iniciativa do Sindicato do Comércio Varejista de Campinas e Região com apoio do Museu da Pessoa, que busca sensibilizar e envolver as pessoas na prática do consumo sustentável. O projeto é aplicado no EJA (Educação para Jovens e Adultos).
Ao longo das atividades do projeto, alunos e professores aprendem com o Professor Gastão e a Professora Poupança a administrar o orçamento familiar consumindo de forma consciente e sustentável. Para isso contão com: teatro – Orçamento Familiar; oficina – Ajudando no Orçamento do Professor Gastão; oficina – A História das Coisas que Compramos; oficina de Fotografia – Um Novo Olhar Sobre o Consumo Sustentável.
O Projeto Vidart “Atividades Circenses na Escola”, é desenvolvido na Secretaria Municipal de Educação desde 2004, dando aos alunos da rede municipal a vivência, a prática e o treinamento capaz de desenvolver as habilidades circenses de forma lúdica com disciplina.
Alunos das Emebs “Wladimir Olivier”; “Silvia Sanazzaro”; Maria Ignêz Pinesi”; “Padre Joaquim” e Elizabeth de Lourdes Cardeal Sigrist”. Cerca de 800 alunos participam das atividades que têm como objetivo melhorar o desempenho do aluno na aprendizagem dos conteúdos do currículo escolar, além de desenvolver habilidades voltadas para as atividades circenses como o malabares, diabolôs, chapéu chinês, perna de pau, acrobacias de solo, acrobacias coletivas, monociclo, trapézio fixo, tecido acrobático e dança. Para cada uma das modalidades há uma metodologia e uma sequência específica de evoluções.
O Projeto Cidade Mirim “Clubinho Honda”, realizado no Centro Educacional de Trânsito Honda (CETH), aconteceu em 2012 e visa transmitir conceitos fundamentais de trânsito às crianças do Ensino Infantil e Fundamental. Os alunos participantes ganham um kit Honda com livros informativos, caneta e boné, além de um lanche no local do projeto. A atividade é dividida em três etapas: sala de vídeo - debate sobre o vídeo do Clubinho Honda; sala de pintura - desenho sobre “Minha Cidade” e sala de prática - passeio pela cidade mirim.
A Rede Municipal de Educação também recebeu ao longo dos quatro anos os projetos “Conexão Cultural Tigre”; “Parque das Letras e “Gira Brasil - Cinemóvel Tigre” e “Planeta Água – Um Mundo Sustentável. Esses foram realizados em Indaiatuba com o apoio da iniciativa privada através de leis de incentivo fiscal como PROAC - Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo, Lei 12.268 de 20/02/06 e ROUANET - Lei Federal de Incentivo à Cultura, Lei 8.313 de 23 de dezembro de 1991.

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Indaiatuba realiza o balanço das ações realizadas entre 2009 a 2012. Entre projetos, novos prédios e material didático próprio a Rede Municipal de Educação alcançou Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de 6.0, este índice é a meta do Brasil para o ano de 2021.


A secretária da pasta, Rita de Cássia Trasferetti aponta os principais ganhos no setor durante este período. “É uma satisfação imensa dar continuidade ao trabalho da Educação; nossa meta é proporcionar um ensino de qualidade com padrões exemplares que atinja os alunos de uma maneira em que as metas pedagógicas sejam cumpridas plenamente. Nessa gestão conseguimos inaugurar três escolas de período integral, ampliando essa oferta nos bairros Oliveira Camargo, Jardim Paulista e Tombadouro, onde há a necessidade de abraçar o aluno em um período maior”, conta Rita e continua. “Este ano de 2012 pudemos comprovar a eficácia dos nossos métodos com o (IFDM) Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal; a educação é uma parte avaliada e estamos em primeiro lugar do Brasil. O município também conquistou o prêmio Prefeito Inovador em que a educação também faz parte”, salienta.


Nesta gestão foram entregues quatro Emebs (Escolas Municipais de Educação Básica) novas, sendo uma no Bairro Tombadouro; outra no Jardim Monte Verde; uma no Jardim Oliveira Camargo e, mais recente, no Jardim Paulista II, que juntas receberam investimentos em torno de R$ 18 milhões. Também foram construídas cinco creches novas, sendo uma no Jardim Alice; outra creche no Jardim Morumbi; uma no Jardim Morada do Sol; outra no Jardim dos Colibris, uma no Jardim Brasil e a última em andamento a creche do Distrito Industrial. O município também ganhou uma Escola Estadual de período integral, construída no Jardim Colonial, graças a um convênio firmado com o Governo do Estado, por intermédio do deputado estadual Rogério Nogueira (PDT). Para manter os prédios bem conservados, foram reformadas 41 unidades escolares e ampliadas ou adaptadas outras 25 unidades da Rede.


Em 2009 a rede possuía um total de 16.740 alunos matriculados; em 2010 passou para 18.499; em 2011 recebeu 18.474 e este ano alcançou 19.330 de acordo com os resultados preliminares do censo 2012 do MEC (Ministério da Educação).


Com as novas construções de Unidades Escolares e ampliações, desde 2009 até o dia 11 de dezembro de 2012 foram contratados 291 professores para ensino infantil e fundamental, mais 199 monitores de creches.


Para o Ensino Fundamental, foi adquirido em 2011 o material pedagógico coleção “Ciranda”, de responsabilidade técnica da professora e coordenadora do Centro de Pesquisa Mathema, Dra. Kátia Stoco Smole. Para a Educação Infantil; o material escolhido foi a coleção “Aprender e Conviver”, da editora Módulo, que possui um grupo de autores especialistas. Segundo a secretária municipal de Educação, aquele foi o primeiro ano com o material didático padronizado em todas as escolas da rede municipal de ensino. A escolha do material da Educação Infantil foi realizada pela equipe de orientação pedagógica da Secretaria da Educação. Trata-se de um material já existente no mercado editorial. O material didático do Ensino Fundamental foi produzido, especificamente, para atender às necessidades dos alunos de Indaiatuba. “Foi criado pelos autores da editora Módulo, em conjunto com os orientadores pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação e para o ano de 2012 o conteúdo foi analisado novamente e sofreu correções de acordo com as necessidades observadas em sala de aula, esse foi um dos principais ganhos da Secretaria de Educação”, explica Rita. Os estudantes do Ensino Fundamental receberam um livro por bimestre. Todos os professores do Ensino Infantil e Fundamental participaram de capacitações sobre o novo material didático, ministradas pelas editoras dos livros.


Um dos grandes feitos da administração atual foi a conquista do GPAP (Gratificação de Produção e Aperfeiçoamento Profissional) para os funcionários lotados na Secretaria de Educação. Ela está prevista na Lei Municipal nº 5.947 de 23 de novembro de 2011 idealizada e sancionada pelo prefeito de Indaiatuba, Reinaldo Nogueira (PMDB). A gratificação considera a importância de avaliar a qualidade dos serviços e profissionais que prestam serviços nas escolas públicas municipais a fim de atingir as metas estabelecidas pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Considera também o que consta no termo de adesão ao Programa de Desenvolvimento pela Educação (PDE) “Compromisso de todos pela Educação”, segundo qual o Município deverá cumprir as metas específicas estabelecidas pelo Ministério de Educação (MEC).


A pontuação máxima da avaliação da GPAP de funcionários é de 40 pontos, separados em: assiduidade (20); idoneidade moral (5); disciplina (5); dedicação ao serviço (5) e eficiência (5). A escala de pontos para definir a porcentagem de gratificação, ficou definida da seguinte maneira: abaixo de 20 pontos não recebe; de 20 a 24,9 pontos 25% da metade do padrão de vencimento; de 25 a 29,9 pontos 50% da metade do padrão de vencimento; 30 a 34,9 pontos 75% da metade do padrão de vencimentos e de 35 a 40 pontos 100% da metade do padrão de vencimentos.


Informática


No setor de informática da Rede em quatro anos foram adquiridos 778 Computadores;12 Lousas Digitais e 1.200 notebooks, esses adquiridos em 2012, que estão sendo preparados com conteúdos pedagógicos e serão disponibilizados em 2013 para os professores da Rede.


Foram realizadas 10.304 horas de Treinamentos. As capacitações foram realizadas em cursos com grupos de funcionários administrativos. A oferta de cursos também foi constante durante todos os anos de 2009 a 2012 para os Professores. Estes cursos foram ofertados em atendimentos em grupos e individuais. “As parcerias com as Fundações foram ampliadas e novos cursos surgem a cada ano visando à melhoria da aplicação dos recursos de tecnologia por parte de professores e funcionários”, comenta a supervisora de Tecnologia Educacional, Tânia Castanho.


Foi disponibilizado o portal da educação na web. Este segmento tem por objetivo disponibilizar informações, notícias e permitir acesso aos principais serviços como inscrição em cursos, calendários escolares oficiais, vídeos educacionais, catálogo de sites, entre outros. “Neste trabalho que exige colaboração de equipe técnica e pedagógica trabalhamos em conjunto com o Departamento de Informática - DEPIN no desenvolvimento e implantação do Saber - Sistema de Gestão Integrado das Informações da Secretaria Municipal da Educação”, explica Tânia.


Atualmente foram implantados os Módulos: Alimentação: Automatizou o processo de solicitação de merenda em sua totalidade. Neste módulo o Departamento de Alimentação Escolar cria e avalia nutricionalmente, os cardápios e disponibiliza para as escolas solicitarem a merenda necessária para a sua Unidade Escolar; Manutenção Predial: Automatizou todo o processo de solicitação de reparos nas Escolas. Iniciou o desenvolvimento do módulo de Creche e Gestão de Alunos com previsão de implantação para 2013.


No período também foi finalizado a implantação da rede de fibra ótica que interliga todas as Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino. Com isso, foi possível melhorar os serviços prestados nas Unidades Escolares como acesso a internet, e-mail, acesso a sistemas e monitoramento de segurança.


Projetos


O Projeto “Na Trilha das Águas” é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o SAAE, atendendo alunos dos 3º anos do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Indaiatuba.


O roteiro do passeio ambiental contempla o Parque Ecológico com o Laboratório Móvel, onde os alunos acompanham a coleta de amostras de água do Córrego do Barnabé, verificando como a análise é feita e conferindo os resultados. Os alunos também visitam a Captação Cupini. Eles percorrem as trilhas da Represa do Cupini, recebendo informações de como acontece a captação de água de uma represa e também sobre Mata Atlântica, uma vez que o local é uma parte restante desta Mata. Também há visita na ETA I (Vila Havaí); na Estação de Tratamento, os alunos têm a oportunidade de acompanhar todo o processo de tratamento da água, para posterior abastecimento à população.


Durante o passeio os monitores do Departamento de Turismo e do SAAE, acompanhados por um professor da Secretaria de Educação, explicam aos alunos a história de cada local visitado. Para maior aproveitamento do passeio os professores consultam e planejam suas aulas de acordo com a publicação Orientações Curriculares para as disciplinas de História e Ciências, pois o estudo do meio deve estar em consonância com o Currículo.


O Projeto Passeios da Memória é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Fundação Pró Memória, atendendo todos os alunos dos 4º anos da Rede Municipal de Ensino de Indaiatuba.


O roteiro do passeio histórico cultural contempla o Centro de Convenções Aydil Bonachella como início do roteiro, passando também pelo Hospital Augusto de Oliveira Camargo, Praça Rui Barbosa, Câmara Municipal, Parque Ecológico, Paço Municipal, Chafariz, Shopping Jaraguá (Antigo Cotonifício), Praça Dom Pedro II, Praça Prudente de Moraes, Casarão Cultural Pau Preto, Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária e Museu Ferroviário.


Em cada local do roteiro os alunos recebem informações a respeito da história do município através de estudo do meio, identificando a busca da população por melhores condições de vida (moradia, saneamento básico, coleta de lixo, serviços de água e energia elétrica, transporte, áreas verdes, lazer, qualidade das águas dos rios e do ar).


A história do município faz parte do componente curricular. Assim, os alunos refletem sobre relações entre histórias vividas, histórias coletivas, história local, história do Brasil, lugares e tempo cronológico, discutindo sobre as semelhanças e diferenças entre a história local e a história do Brasil.


Durante o passeio os monitores do Departamento de Turismo e um professor da Secretaria de Educação, explicam aos alunos a história de cada local visitado, comentando também sobre a história do município. Para maior aproveitamento do passeio os professores consultam e planejam suas aulas de acordo com a publicação Orientações Curriculares para a disciplina de História, pois o estudo do meio deve estar em consonância com o Currículo.


O Projeto Ambientação – Crescendo com o Futuro” é realizado na Rede desde 2008. O projeto realizado em parceira com a Toyota do Brasil visa compreender a relação “homem-natureza” dentro de seus mais variados aspectos através de um concurso entre as Escolas com os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental e da 2ª fase do Ensino Infantil.


Segundo a Proposta Pedagógica da Rede Municipal de Ensino os alunos devem ser capazes de observar e compreender a natureza como um todo dinâmico e integrado, sendo o ser humano parte dessa natureza e agente de transformações do mundo em que vive. O principal objetivo é saber utilizar conceitos científicos, procedimentos e atitudes partindo de elementos das Ciências Naturais para formular questões, buscar alternativas e propor soluções para problemas ou situações reais do cotidiano, nos temas de: resíduos; água e energia.


Os alunos desenvolvem ações de acordo com o tema, que promovam a sustentabilidade dentro das escolas e a multiplicação destas ações para a comunidade em geral com práticas de cidadania. O projeto é trabalhado em todas as classes, dentro da grade curricular, regularmente. Para a avaliação dos resultados das metas é analisada a média de consumo ou geração de cada escola, proporcional ao número de alunos e funcionários que frequentam a unidade.


O projeto Ler Faz Bem engloba diversas ações referentes à leitura e escrita de livros. Com subprojetos (Memória Local na Escola; Livro Virtual; Etnias e Turma da Leitura), o apanhado de livros produzidos pelos alunos da Rede gerou a Feira Literária de Indaiatuba. O evento conta com a apresentação dos trabalhos desenvolvidos durante o ano, nas Unidades Escolares.


No projeto Etnias os alunos de 1º ao 5º ano, estudam as diferentes etnias através de livros sobre o tema, vídeos, pesquisas em ambiente virtual e outros recursos escolhidos e planejados pelos professores. Os alunos matriculados em escolas de período integral, participam de um concurso cultural promovido pelos organizadores da Festa das Nações Unidas de Indaiatuba (FENUI), quando realizam apresentações de teatro e dança.


O Concurso do Livro Virtual é uma iniciativa que visa à construção de um Livro em ambiente virtual, utilizando os recursos tecnológicos e programas disponíveis nas escolas. A realização do livro contribui para o desenvolvimento das habilidades dos estudantes de observar, registrar, criar, fazer e refazer, além de trabalhar em um ambiente colaborativo e tecnológico e de oportunizar a leitura e a escrita com funcionalidade.


O projeto Memória Local consiste na criação de livros com histórias de personalidades indaiatubanas escolhidas pelos próprios alunos. Com a orientação dos professores, os estudantes entrevistaram os depoentes, elaboraram histórias baseadas nos relatos de vida e ilustraram com desenhos a mão livre. O projeto é desenvolvido em parceria com o Museu da Pessoa, Instituto Avisa Lá e patrocinado pela Fundação Toyota.


O objetivo é contribuir para o reconhecimento da memória da comunidade como fator de valorização pessoal, cultural e comunitário a partir do relato das histórias de vida dos moradores. É também uma maneira de desenvolver práticas sociais de leitura e escrita. No final serão produzidos calendários com a coletânea de desenhos feitos para os livros. O material impresso será entregue nas escolas municipais.


A Turma da Leitura compõe uma equipe itinerante que percorre as escolas municipais na perua da Turma da Leitura. Com datas e locais previamente divulgados, seu objetivo é levar a leitura até a comunidade escolar, disponibilizando além de farto material de leitura com variedade de títulos e portadores, momentos de encantamento com contadores de histórias.


Em 2012 o projeto trabalhou com os títulos “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá” e “A Bola e o Goleiro”, em comemoração ao Centenário do escritor Jorge Amado. Além disso, as turmas de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental ouviram histórias com o tema “Reminiscências de Indaiatuba”, baseadas nos materiais fornecidos pela Fundação Pró-Memória.


O Líder Estudantil é uma parceria entre o Rotaract Club de Indaiatuba e a Secretaria de Educação, consiste em trabalhar o sentido de liderança com um aluno do 4º ano escolhido pelos colegas, como o “líder” da sala. Trabalha-se essa liderança positiva através de um treinamento dinâmico, na casa da Amizade, por profissionais das áreas de psicologia, pedagogia, colaboradores e voluntários da família rotária.


Os jovens, uma vez orientados sobre a boa liderança, ficam incumbidos de levar o aprendizado para os demais colegas de sala de aula através de uma atividade que é supervisionada por seus professores.


A Rede de Educação iniciou em 2011 o projeto Conexão Social Sindivarejista. Esta é uma iniciativa do Sindicato do Comércio Varejista de Campinas e Região com apoio do Museu da Pessoa, que busca sensibilizar e envolver as pessoas na prática do consumo sustentável. O projeto é aplicado no EJA (Educação para Jovens e Adultos).


Ao longo das atividades do projeto, alunos e professores aprendem com o Professor Gastão e a Professora Poupança a administrar o orçamento familiar consumindo de forma consciente e sustentável. Para isso contão com: teatro – Orçamento Familiar; oficina – Ajudando no Orçamento do Professor Gastão; oficina – A História das Coisas que Compramos; oficina de Fotografia – Um Novo Olhar Sobre o Consumo Sustentável.


O Projeto Vidart “Atividades Circenses na Escola”, é desenvolvido na Secretaria Municipal de Educação desde 2004, dando aos alunos da rede municipal a vivência, a prática e o treinamento capaz de desenvolver as habilidades circenses de forma lúdica com disciplina.


Alunos das Emebs “Wladimir Olivier”; “Silvia Sanazzaro”; Maria Ignêz Pinesi”; “Padre Joaquim” e Elizabeth de Lourdes Cardeal Sigrist”. Cerca de 800 alunos participam das atividades que têm como objetivo melhorar o desempenho do aluno na aprendizagem dos conteúdos do currículo escolar, além de desenvolver habilidades voltadas para as atividades circenses como o malabares, diabolôs, chapéu chinês, perna de pau, acrobacias de solo, acrobacias coletivas, monociclo, trapézio fixo, tecido acrobático e dança. Para cada uma das modalidades há uma metodologia e uma sequência específica de evoluções.


O Projeto Cidade Mirim “Clubinho Honda”, realizado no Centro Educacional de Trânsito Honda (CETH), aconteceu em 2012 e visa transmitir conceitos fundamentais de trânsito às crianças do Ensino Infantil e Fundamental. Os alunos participantes ganham um kit Honda com livros informativos, caneta e boné, além de um lanche no local do projeto. A atividade é dividida em três etapas: sala de vídeo - debate sobre o vídeo do Clubinho Honda; sala de pintura - desenho sobre “Minha Cidade” e sala de prática - passeio pela cidade mirim.


A Rede Municipal de Educação também recebeu ao longo dos quatro anos os projetos “Conexão Cultural Tigre”; “Parque das Letras e “Gira Brasil - Cinemóvel Tigre” e “Planeta Água – Um Mundo Sustentável. Esses foram realizados em Indaiatuba com o apoio da iniciativa privada através de leis de incentivo fiscal como PROAC - Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo, Lei 12.268 de 20/02/06 e ROUANET - Lei Federal de Incentivo à Cultura, Lei 8.313 de 23 de dezembro de 1991.

 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Indaiatuba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.