26/2/2013 - Indaiatuba - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba
A Secretaria Municipal de Esportes está promovendo uma reestruturação do Pria (Programa de Recreação, Iniciação e Aperfeiçoamento), projeto destinado à formação do esporte de base para crianças de 06 a 17 anos. Dentro do processo de normatização de todas as áreas que a secretaria está desenvolvendo, a idéia é implementar uma metodologia padronizada de atividades para as crianças que possibilite avaliar a longo prazo a real influência do esporte no bem estar e qualidade de vida dos alunos. “Vamos também agregar à prática das modalidades esportivas temas transversais extremamente relevantes para a saúde infantil, como problemas de postura, obesidade na infância, nutrição, prevenção a diabetes, entre outros, com o intuito de promover uma real transformação em seu estilo de vida”, explica o secretário Humberto Panzetti. “No Pria, já trabalhamos com valores pertinentes ao esporte e à formação cidadã, como trabalho em equipe, ética e determinação. O que queremos com estas mudanças é colocar à prova se de fato uma política pública bem orientada de esporte inclusivo, constante e sólida, pode realmente transformar a qualidade de vida destas crianças, pode estimular novos hábitos. E eu acredito que pode”, destaca.
De acordo o supervisor da coordenação pedagógica Heleno da Silva Luiz Junior, o primeiro passo para a remodelação do Pria é a realização de um projeto piloto com os alunos da Academia Municipal, cerca de 460 crianças. “Estamos realizando a avaliação da composição corporal dos alunos, registrando dados ligados a postura e peso, por exemplo. Isso vai nos ajudar a identificar necessidades específicas que devem ser consideradas na nova metodologia a ser adotada. Em seguida, treinaremos o corpo docente e, no começo do segundo semestre deste ano, devemos começar as aulas deste núcleo já dentro do novo padrão. Feito este teste, os possíveis ajustes e tendo êxito, planejamos então iniciar 2014 com o novo método em todos os núcleos e modalidades”, conta o supervisor.
Panzetti ressalta ainda que o objetivo é buscar uma validação científica para os resultados. “Disseminada a nova metodologia em todos os núcleos, em uma próxima etapa vamos fazer parcerias com universidades para que, em conjunto com a coordenação pedagógica que criamos, haja um estudo que acompanhe os alunos a longo prazo, identificando os benefícios reais proporcionados pelo Pria nestes quatro anos”, finaliza o secretário.
Com caráter educacional e tendo como finalidade contribuir para a formação dos futuros cidadãos, o Pria oferece atividades esportivas a crianças de 06 a 17 anos, com 23 modalidades em 21 núcleos esportivos distribuídos por toda a cidade, incluindo de futebol a atletismo até rugby e aikido
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.