Domingo, 24 de Novembro de 2024

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

22/4/2013 - Indaiatuba - SP

Secretaria de Saúde anuncia realização de laqueadura por videolaparoscopia




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba

A Prefeitura de Indaiatuba por meio da Secretaria de Saúde começa a realizar a partir de amanhã (23) cirurgias de laqueadura por videolaparoscopia, moderna técnica cirúrgica minimamente invasiva feita com o auxílio uma microcâmera inserida na região do abdome. O anúncio foi feito durante uma reunião realizada na manhã desta segunda-feira (22) da qual participaram o prefeito Reinaldo Nogueira (PMDB), o secretário da pasta, dr. José Roberto Stefani, o coordenador da atenção à saúde da mulher do município, dr. Tulio José Tomass do Couto, e o médico ginecologista especialista em endoscopia ginecológica, dr. Dorival Gomide, que será responsável pela execução do procedimento no município. 

Entre as vantagens da videolaparoscopia estão a redução do período de internação (pois na grande maioria dos casos a paciente recebe alta no mesmo dia); pós operatório menos doloroso e recuperação mais rápida. O procedimento também é utilizado no tratamento da endometriose e de cistos no ovário. Segundo Stefani, são raros os municípios que oferecem esta metodologia pelo SUS. “A implantação da videolaparoscopia é um avanço para a rede de saúde pública do município e uma das ações que estamos planejando para ampliar a assistência e a qualificação na área de saúde da mulher. Quando comparamos Indaiatuba com muitas outras cidades podemos afirmar com segurança que o nosso município está muito à frente em termos de serviços de saúde”, anunciou. 

A primeira cirurgia será feita nesta terça-feira (23) no Haoc (Hospital Augusto de Oliveira Camargo). A previsão é que sejam realizadas duas laqueaduras por videolaparoscopia por semana. Mesmo com a implantação do novo procedimento a cirurgia contraceptiva continuará sendo executada também pelo método tradicional, pois em alguns casos o procedimento laparoscópico não é indicado, como por exemplo, quando há riscos pulmonares ou quando a paciente já passou por várias cirurgias na região do abdome. 

De acordo com a Lei Federal nº 9.263/96 a esterilização voluntária é permitida em homens e mulheres com capacidade civil plena e maiores de 25 anos ou, pelo menos, com dois filhos vivos. Desde a manifestação da vontade até o ato cirúrgico é obrigatório observar o prazo mínimo de sessenta dias, “período no qual será propiciado à pessoa interessada acesso a serviço de regulação da fecundidade, incluindo aconselhamento por equipe multidisciplinar, visando desencorajar a esterilização precoce”. 

O Programa de Planejamento Familiar da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do qual é dado início ao processo de realização de cirurgias contraceptivas em homens e mulheres que optem por não ter mais filhos permanentemente, funciona no Ambulatório de Saúde da Mulher, situado à R. José de Campos, 709, Jardim Morada do Sol. O telefone para mais informações é o (19) 3935-3338 ou 3935-5012.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Indaiatuba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.